Autoconhecimento Coaching

Trabalho e prazer

Sergio Giavoni
Escrito por Sergio Giavoni
Engana-se quem pensa que trabalho e prazer são coisas distintas. Se você pensa ou age assim, já está mais do que na hora de rever os seus conceitos.

Pesquisas recentes revelam que o trabalho duro que utilize a plena capacidade da pessoa e valorize os seus pontos fortes pode trazer mais satisfação do que a própria remuneração recebida. Os estudos concluem que a satisfação proveniente do trabalho pode ser mais gratificante do que ganhar na loteria, visto que essa proporciona apenas uma felicidade temporária.

E por onde começar essa conciliação?

Em primeiro lugar, pare de pensar somente em dinheiro como finalidade do trabalho. Dinheiro é a remuneração pelo seu tempo dedicado ao trabalho, ele é a consequência e não o fim. O salário deve ser a recompensa pelo seu trabalho bem-feito, mas não a finalidade dele. Trabalhando somente pelo dinheiro você se torna escravo dele e perde o prazer em trabalhar, mesmo gostando do que faz.

Em segundo lugar, identifique o seu propósito de vida. É ele que dita as diretrizes para a sua satisfação e realização pessoal. Todos temos um propósito de vida, mas poucas pessoas conseguem descobri-lo e vivê-lo intensamente. A maioria das pessoas sabe apenas aquilo que não gosta, sem ter consciência do que realmente importa.

O propósito de vida deve ser sempre positivo e prazeroso, pois é na direção dele que nos movemos. Ao identificar o seu propósito de vida e passar a vivê-lo com intensidade diariamente, as suas realizações e gratidão serão muito mais perceptíveis.

Procure identificar na empresa em que você trabalha:

  • Qual é o propósito dela?
  • Por que e para que a empresa existe?

Dessa forma, você poderá aproximar a sua atividade com o propósito da empresa e tudo fará muito mais sentido em sua vida profissional.

Vivemos grande parte das nossas 24 horas diárias no trabalho. Portanto o trabalho acaba influenciando em outras áreas da vida, como a social e a familiar. Sendo assim, se as pessoas não mantiverem uma relação agradável com o trabalho que realizam, certamente desenvolverão sentimentos desagradáveis em relação a ele, que resultarão em desgastes físicos ou mentais, como estresse, cansaço, baixa produtividade, desânimo, depressão, entre outros fatores doentios.

Podemos concluir que quem não gosta do que faz, nem do modo como faz, está, progressivamente, esgotando a sua energia vital e, inclusive, os seus rendimentos! Acredito que não seja isso que você deseja para si próprio!

“O trabalho vai preencher uma grande parte da sua vida, por isso, a única maneira de ficar realmente satisfeito é fazer algo no qual você acredita. E fazer um ótimo trabalho é a única maneira de amar o que você faz.” — Steve Jobs.

Sucesso! Felicidades! Prosperidade! Vamos em frente!


Você também pode gostar de outro artigo deste autor. Acesse: As 3 Chaves para a Felicidade

Sobre o autor

Sergio Giavoni

Sergio Giavoni

Sócio Diretor da Harmonia Consultoria e Assessoria em Pessoas. É Economista com MBA Executivo em Administração de Empresas, Certificado em Capacitação Gerencial, Gestão Estratégica das Pessoas, Gestão Estratégica de Negócios, Palestrante Profissional, Personal & Profissional Coach, Leadership Coach, Carrer Coach, Alpha Coach, Executive Coach, Business Coach, e Analista PDA – Personal Development Analysis (Avaliação de Perfil Comportamental).

Experiência profissional executiva em bancos, ocupando por último o cargo de Superintendente Comercial da rede de agências.

Desempenha a função de Coach Pessoal, Profissional, Executivo e Business, com diversas atuações no desenvolvimento de objetivos, resultados e performance de pessoas, equipes e empresas.

Desempenha também a função de palestrante e instrutor em assuntos pertinentes à Liderança, Motivação, Engajamento, Atendimento à Clientes e Vendas.

Coordenador de Mentoria do Grupo BNI (Business Network International) Exponencial – São Bernardo do Campo – SP.

Coautor do livro “Planejamento Estratégico para a Vida” – Editora Ser Mais – Dez/2015.

Telefone: 11 4427-9604 e 11 99979-7050
E-mail
[email protected]
Sites
www.harmoniaconsultoria.com.br/
Blog
www.harmoniaconsultoriaeassessoria.com.br
LinkedIN
Sergio Giavoni
Instagram
@sergiogiavoni
Facebook
facebook.com/sergiogiavoni
Twitter
@SGiavoni