Autoconhecimento Meditação

Meditar nos torna Seres mais conscientes e presentes

Merikol Duarte
Escrito por Merikol Duarte
Quando algo dentro de nós nos traz algum tipo de inquietação ou incomodo e a gente não sabe direito o que está gerando tais sensações e sentimentos, são nestes momentos, que podemos prestar atenção para os sinais de que algo está nos convidando a olhar mais para dentro de nós, interiorizar-nos, silenciar por alguns instantes, diminuindo os ruídos internos.

Sabemos que a rotina, a correria principalmente das grandes cidades, tem gerado certo grau de estresse em diversas áreas de nossas vidas, tanto nos relacionamentos afetivos quanto nos profissionais. E se em alguns instantes do nosso dia a dia, não pararmos para aquietar os ruídos internos, estas sensações e sentimentos tenderão a crescer ainda mais, por isso necessitamos reservar alguns minutos por dia para entrarmos em contato com o nosso Ser.

Algumas pessoas dizem que “Não conseguem meditar”, normalmente, frases iniciadas por “Não consigo”, trazem por trás, padrões e crenças limitantes, que às vezes foram criadas na infância ou em algum momento traumático na vida destas pessoas. Sabemos que existem terapias e alguns recursos utilizados pela PNL (Programação Neurolinguística) que poderão ajudar neste processo de reprogramação mental para que as pessoas encontrem novas escolhas e saiam deste processo limitante.

Existem algumas práticas meditativas, simples, fáceis, rápidas de 1 ou 3 minutos, que já nos possibilitam entrar neste estado de atenção plena, gerando maior clareza e tranquilidade. Não é necessário sentar-se no chão com as pernas cruzadas, mas se quiser, fique à vontade para sentir o que o seu corpo pede neste momento. A atenção plena pode aliviar as tensões e pressões geradas pela correria do dia a dia e te ajudará a focar nas prioridades, trazendo mais clareza para tomar atitudes e escolhas mais sábias.

Convido-os a começarem os seus dias sob um novo olhar, que os levará na direção daquilo que desejam realizar de forma plena, a partir da meditação, colocando-os em um estado de Presença momento a momento. Segue abaixo uma meditação de 1 Minuto oferecida pela MCB – Mindfulness Centre Brasil:

Prática Formal: Meditação da Presença – 1 Min

  • Reserve alguns momentos para alinhar sua postura de forma alerta, mas relaxada. Lembre-se dos pés inteiramente apoiados no chão. Olhos levemente fechados;
  • Concentre sua atenção na respiração enquanto o ar flui para dentro e para fora do corpo. Perceba as diferentes sensações geradas por cada inspiração e expiração. Observe a respiração sem esperar que algo de especial aconteça. Não há necessidade de alterar o ritmo natural da respiração;
  • Se em algum momento sua mente começar a divagar, apenas traga sua atenção de volta para a respiração, suavemente. O ato de perceber que a sua mente se dispersou e trazê-la de volta sem criticar a si mesmo é um ponto crucial para a prática de meditação de atenção plena e este ato deve ser feito gentilmente e sem julgamentos ou críticas;
  • Sua mente pode estar calma ou agitada, não importa. Qualquer sentimento que você tenha, seja de paz ou de irritação, simplesmente observe e permita que ela seja como é, percebendo que é um fenômeno fugaz e que necessariamente vai embora;
  • Após um minuto, abra os olhos devagar e observe com atenção o ambiente em sua volta.

Existem 4 posturas principais para a meditação: sentada, de pé, caminhando ou deitada. Ao meditar, escolha aquela que sentir que te trará um estado tanto de relaxamento quanto de alerta. Não existe certo ou errado, pois cada um de nós, sente de uma forma, em determinado momento, a sensação que oferece firmeza, atenção e comodidade. Escute o que o seu corpo pede neste momento e permita-se sentir sem julgamentos.

Viva cada experiência como se fosse única. É seguro sentir!

Boa viagem rumo ao seu interior focado.

Com Amor,
Seguimos.

Sobre o autor

Merikol Duarte

Merikol Duarte

Sou uma pessoa inquieta que adora novos desafios.

Atuei durante mais de 20 anos no corporativo, em que passei por algumas empresas importantes, em cargos de gerência, coordenação... Fiz publicidade e propaganda, formação em yoga, PNL, CNV, reiki... e, a partir de diversos cursos, vivências, retiros, imersões de que participei ao longo dos anos, decidi me colocar a serviço do Universo, e resolvi linkar esta experiência com algo que fizesse o meu coração vibrar e passei a oferecer práticas voltadas ao autoconhecimento e desenvolvimento humano.

Facilito vivências integrativas, workshops, aulas, palestras, retiros, em que utilizo alguns recursos da PNL (programação neurolinguística), CNV (comunicação não violenta), yoga, meditação, reiki, degustação às cegas para grupos em empresas, eventos, escolas, instituições e espaços.

Contatos:

Email: [email protected]
Facebook: @MerikolDuarte88
Blog: inspirarser.wordpress.com
Site: merikolduarte.com.br
Instagram: @merikolduarte
Youtube: Canal MeriKol DuArte
Linkedin: MeriKol DuArte