Autoconhecimento Comportamento Convivendo

25 formas de ser mais produtivo

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Se existe algo que deixa todas as pessoas iguais é o tempo, pois todos temos as mesmas 24 horas por dia e não há jeito de barganhar com o relógio. Se todos temos as mesmas quantidades de horas, por que alguns conseguem produzir mais que outros? A resposta está nos hábitos. Por isso, separamos 25 dicas para te ajudar a aproveitar melhor o seu tempo e ser uma pessoa mais produtiva. Veja abaixo:

1 – Planejamento

Ter um dia todo pela frente sem saber o que fazer inevitavelmente leva ao ócio. Por isso, é importante planejar os seus dias. Você pode anotar em um papel ou fazer isso de cabeça mesmo. O importante é acordar já sabendo tudo o que precisa ser feito no dia todo.

2 – Trabalhos difíceis pela manhã

Logo que acordamos o corpo está com mais energia do que no final do dia. Por isso, reserve as primeiras horas para as tarefas mais chatas e mais difíceis. Conseguindo terminá-las, o resto do dia vai render mais para as tarefas mais fáceis que não precisam de tanta energia.

3 – Foco

Não adianta tentar fazer tudo de uma vez só. Quando você divide as tarefas, além de poder se confundir, a energia que coloca em cada uma acaba dispersando. Por isso, mantenha o foco e procure fazer uma coisa por vez.

4 – Rádio e podcasts

Apesar de recomendarmos focar em uma coisa por vez, se você gosta de se informar e saber das notícias do dia, em vez de ler ou assistir TV, procure se atualizar ouvindo rádio ou um podcast na internet. A vantagem do áudio é que você pode ouvir as notícias enquanto faz outros trabalhos, o que fica impossível quando se informa lendo, por exemplo.

5 – Tarefas rápidas

Algumas tarefas levam menos de 5 minutos para serem feitas. Faça-as entre uma tarefa grande e outra. Isso ajuda a dar ritmo ao dia e a não te sobrecarregar com tarefas muito longas feitas umas seguidas das outras.

6 – Lista de afazeres

Faça uma lista de tudo o que você precisa terminar no dia e deixe em um lugar bem visível. Não adianta ter uma lista que fica escondida, pois assim fica fácil esquecer de algo. Mantenha a sua memória sempre ligada com essa lista que serve como lembrete.

7 – Segunda lista

Durante o dia vão aparecer tarefas que não estavam planejadas e colocadas na primeira lista. Faça uma segunda guia com essas atividades novas. Como elas não estavam no planejamento (e se não for nada urgente) deixe essa lista para somar com a lista do dia seguinte. Dessa forma, aprenda a organizar tarefas imprevistas sem atrapalhar a sua rotina.

8 – Do seu jeito

O melhor jeito de fazer as coisas é do jeito que fica melhor para você. Você pode até procurar dicas e tutoriais na internet e pedir opinião de outras pessoas de como trabalhar melhor, mas aprenda a observar o seu próprio jeito e ir lapidando até encontrar a forma que é mais produtiva para você.

9 – Eficiência

Ter eficiência é conseguir fazer as tarefas dentro de um prazo adequado. Aprenda a ver o relógio como um aliado e como um lembrete de que você não pode enrolar nas tarefas. Aos poucos, você vai descobrindo quanto tempo leva em cada uma e como ser mais eficiente.

10 – Prioridades

Ao fazer a sua lista de tarefas, tenha consciência de quais são as suas prioridades. O que é mais importante para você? O que não pode atrasar? O que pode ficar para ser feito mais no final do dia? É importante ter as prioridades muito bem definidas para quando acontecerem imprevistos você saber o que precisa ser feito com mais urgência. Quanto mais você souber das suas prioridades, menos terá que pensar na hora de fazer uma lista de tarefas, tudo ficará mais claro.

11 – Ferramentas e aplicativos

Se você tem dificuldade para adequar tudo ao seu tempo, procure na internet ferramentas ou aplicativos de celular que ajudam na sua produtividade. Existem diversos com funções simples desde lembretes até outros mais completos, que te ajudam a cronometrar as suas tarefas, entre outras funções.

12 – Acorde cedo

Quanto mais tarde você acordar, mais preguiça vai dar. Por isso, acostume a acordar bem cedo. Fazendo isso, a sua energia vital estará mais em alta e vai te ajudar a produzir mais e melhor.

13 – Meditação

Aprender a meditar pode ser algo bem útil para a produtividade. Quando aprendemos a limpar a mente e a controlar os pensamentos, menos somos interrompidos por ideias fora de hora e por divagações que tiram a atenção.

14 – Observe a sua disposição

O organismo de cada pessoa pode reagir diferente às diversas rotinas e cada um pode ter um momento do dia com mais ou menos disposição. Apesar de logo ao acordar termos um pico de energia, é importante você observar o seu corpo, como ele reage durante as tarefas, para descobrir outros momentos de energia durante o dia. Quando descobrir o horário em que eles acontecem, readéque as suas tarefas para se beneficiar desses momentos da melhor forma possível.

15 – Organização

Se organizar não é uma chatice, é uma necessidade. Ordenar as suas coisas, as suas tarefas e o seu tempo é algo essencial para você perder menos tempo com banalidades. Por isso, torne a arrumação dos seus objetos e a organização da sua rotina um hábito.

16 – Ajuda

Se existem tarefas que são muito difíceis para você e elas podem ser feitas muito mais rápido com a ajuda ou por outra pessoa, faça isso. Não exite em pedir ajuda quando precisa. E, quando alguém te ajudar, ofereça a sua ajuda em algo que essa pessoa também tenha dificuldade. Com um ajudando o outro, todos ganham em produtividade.

17 – Aprenda a dizer não

Muitos convites e pedidos são feitos todos os dias. Se você dizer sim para todos, vai acabar sem tempo para você. Por isso, por mais que seja importante ajudar os outros, não dá para dizer sim para tudo. Aprenda a dizer não e, com isso, ganhe tempo livre. Escolha bem o que você realmente pode dizer sim, diga não para as banalidades.

18 – Desative as notificações

Um dos maiores ladrões de tempo hoje em dia é o celular e as redes sociais. Desligue as notificações de Facebook, WhatsApp, Instagram, Snapchat, etc. Você poderá checar tudo isso quando terminar as suas tarefas. Não precisa ser interrompido a cada curtida ou mensagem que receber. Reserve um horário para isso e não seja atrapalhado fora dele.

19 – Melhore as suas habilidades

Nos trabalhos que são mais recorrentes, procure melhorar as suas habilidades. Se você adquirir mais prática e aprender formas novas de trabalhar, isso vai ajudá-lo a ser mais eficiente. Por isso, esteja sempre aprendendo e melhorando as suas competências.

20 – Agrupe tarefas

Algumas tarefas são semelhantes e estão “quebradas”. Analise o que pode ser juntado em apenas uma tarefa. Em vez de fazer algum trabalho de forma picada, é mais produtivo juntar esses pedaços e fazer tudo de uma vez.

21 – Não hesite, faça

Ao se deparar com algo que não sabe direito como fazer, não fique se questionando muito. Faça do jeito que é possível e, conforme for fazendo, você vai descobrir formas mais eficientes de terminar o trabalho. O importante é fazer, sem hesitar ou ficar se questionando. O primeiro passo abre portas para que as respostas venham enquanto você faz o trabalho.

22 – Uma boa noite de sono

Para produzir bem durante o dia, é essencial dormir bem durante a noite. Durma cedo e procure ter pelo menos 7 horas de sono por dia. Quanto mais descansado o seu corpo e a sua mente estiverem, melhor você vai conseguir produzir durante o dia.

23 – Procure boas referências

Se você está com dificuldade em alguma tarefa ou ainda não descobriu o seu próprio jeito de fazê-la, procure as pessoas que são especialistas nisso. É observando os melhores que podemos aprender boas dicas de como executar algo de forma bem eficiente.

24 – Alternativa

Quando você não conseguir fazer uma tarefa no período estipulado, procure na mesma hora redefinir o prazo. Por exemplo: “Não consegui arrumar meu escritório hoje, então, vou mudar essa tarefa para amanhã à tarde”. Nunca deixe algo sem prazo, pois isso pode virar uma procrastinação sem fim.

25 – Divirta-se!

Se existe uma forma de trabalhar mais e melhor é se divertindo. Procure encarar as tarefas do dia a dia com bom humor e diversão. Fazê-las com uma postura mais positiva ajuda e muito a produzir de forma mais eficiente. Por isso, trabalhe bastante, mas nunca deixe de se divertir!


Texto escrito por Ricardo Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]