Nutrição

4° Encontro da Alimentação Saudável e Promoção da Saúde

Vilaninutri: Nutrição, Saúde & Educação | Projeto de Educação Nutricional Corporativo

O Projeto de Educação Nutricional Corporativo é mais uma atividade desenvolvida pela Dra Vilani Figuiredo Dias por meio da Vilaninutri: Nutrição, Saúde & Educação, além do atendimento clínico em consultório que já executa.

Saiba mais sobre o Projeto de Educação Alimentar e Nutricional Corporativo para promover saúde aos funcionários de empresas públicas e privadas:

No último dia 20 de outubro, a Dra. Vilani Figuiredo Dias coordenou e executou o 4º Encontro da Alimentação Saudável e Promoção da Saúde para os funcionários da FURP — Fundação para o Remédio Popular em parceria com a Convida Serviços de Alimentação em comemoração a SIPAT 2016. O 4º encontro de educação nutricional corporativo abordou uma palestra de educação nutricional, tendo como tema central a Síndrome Metabólica ( obesidade, diabetes e hipertensão), avaliação nutricional por meio de IMC e circunferência da cintura, seguida de orientação nutricional individualizada com o objetivo de promover mudança no estilo de vida e bons hábitos alimentares.

Os funcionários tiveram também a oportunidade de conhecer materiais educativos apresentados por estagiários de nutrição e tirar dúvidas gerais sobre alimentos processados e ultraprocessados, com o auxílio da roda alimentar, para entender os malefícios à saúde, além de orientações consistentes para a prevenção e o controle de hipertensão arterial e diabetes. De acordo com a última estatística, realizada no 3º Encontro, os funcionários apresentaram o seguinte perfil nutricional:

  • 25% com peso adequado
  • 36% com sobrepeso
  • 28% com obesidade grau I
  • 06% com obesidade grau II
  • 05% com obesidade grau III

Quando analisado, o estado de sobrepeso somado aos graus de obesidade atinge 75% da amostra estudada. Sabemos que sobrepeso e obesidade são fatores de risco importantes para o desenvolvimentos de outras complicações de saúde e doenças crônicas não transmissíveis. Estes dados são muitos parecidos com dados do VIGITEL 2014 sobre a população brasileira, enfatizando o crescimento do desequilíbrio nutricional da nossa população.

Sendo assim, a alimentação saudável, adequada e sustentável é um importante fator para a promoção e manutenção da saúde durante todas as fases da vida, não apenas por fornecer quantidades adequadas de nutrientes para suprir as necessidades do organismo, como também por ser fundamental para a prevenção de doenças crônicas não transmissíveis.

Fatores como ambientes familiar e social, hábitos culturais,  fatores socioeconômicos, presença de doenças e influência da propaganda estão intimamente relacionados com a seleção dos alimentos a serem consumidos. Portanto, saber o quê e o quanto comer não é uma tarefa fácil, e fazer escolhas inadequadas diariamente pode comprometer a saúde física e cognitiva, além de favorecer o baixo rendimento e desempenho no trabalho.

Projetos de educação alimentar e nutricional como estes devem ser incentivados para alertar e contribuir com a boa saúde da população em ambientes públicos ou privados, porque a educação alimentar é um processo de aprendizagem exercido por meio de orientações nutricionais específicas, onde o indivíduo conhece e aprende novos hábitos alimentares, proporcionando escolhas mais  assertivas   dos alimentos que vão compor as suas refeições, tanto em nível qualitativo quanto quantitativo e, assim, promover um bom estado nutricional e a saúde em geral. Entre os feedbacks recebidos, podem-se destacar:

“Com certeza, temos condições de melhorar a qualidade da vida dos funcionários e este é um passo importante.”

“Tenho recebido alguns comentários sobre a SIPAT, inclusive alguns funcionários elogiando sua palestra e falando que estão tentando aplicar as informações.”

“Inclusive eu, quando passo pelo sachê de sal, lembro e penso que na comida já tem sódio…”

(Departamento de Marketing da empresa)

Tais citações mostram a importância de se levar a informação nutricional e oferecer a oportunidade de mudança no estilo de vida.

Entre as abordagens na alimentação, foi trabalhada a questão da Ingestão de sal e gordura da dieta e a necessidade de diminuição estes ingredientes culinários. Segue abaixo uma sugestão de receita:

Muffin salgado de cenoura e abobrinha

Rendimento: 12 muffins

Ingredientes:

  • 2 ovos
  • 3/4 xícaras de leite
  • 4 colheres de sopa de azeite 
  • 3 colheres de sopa de cebolinha picada
  • 1/2 porção de cenoura ralada grossa
  • 1/2 porção de abobrinha ralada grossa
  • 1 xícara de farinha de trigo 
  • 1/2 de farinha de trigo integral
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1 pitada de sal (1 g)

Modo de preparo:

Bata a clara em neve e reserve. Em uma tigela, junte a gema, o leite e o azeite. Adicione os ingredientes restantes, mexendo até a mistura ficar homogênea. Por último, adicione a clara e o fermento.

Despeje a massa em 12 forminhas próprias para muffins ou cupcakes, até atingir cerca de dois terços da altura.

Leve ao forno preaquecido em temperatura moderada (180 °C); coloque na grade posicionada no meio por 20 minutos ou até que, enfiando um palito no centro dos bolinhos, ele saia limpo.

Retire do forno e espere amornar de 5 a 10 minutos antes de desenformar.

 

Sua opinião é bem-vinda, sempre que colocada com a educação e o respeito que todos merecem. Os comentários deixados neste artigo são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

Sobre o autor

Dra. Vilani Figuiredo Dias

Dra. Vilani Figuiredo Dias

Mestre em Ciências da Nutrição - Nefrologia - Universidade Federal de São Paulo/UNIFESP

Nutricionista, formada pelo centro universitário São Camilo e Mestre em Ciências da Nutrição, pós graduada pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP com enfoque em doença renal crônica - Nefrologia.

Atuação profissional no departamento de nutrição clínica do Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo. Trabalhou como Docente- Coordenadora de cursos técnicos e livres na área de nutrição e dietética no Senac São Paulo. Entre as atividades atuais desenvolve atendimento clínico nutricional em consultório e Home Care com ampla experiência em Nutrição Clínica e Rotina Hospitalar envolvendo atendimento Clínico de Paciente Renal em tratamento conservador e em Hemodiálise, Cardiologia, Diabetes e Oncologia.

Realiza Consultoria Técnica em nutrição e saúde, palestras e Workshop na área de docência em nutrição, atua como Docente das disciplinas: Nutrição clínica, Fisiopatologia, Dietoterapia, Gastronomia Hospitalar, Bioquímica Metabólica, Bromatologia, Nutrição nos diferentes estágios da vida, Educação Alimentar e Nutricional, Orientação de projetos, Acompanhamento e Supervisão de Estágios, além de coordenação de projetos de educação nutricional corporativos em instituições públicas e privadas.

Currículo Lattes

Contatos:

LinkedIN: Vilani Figuiredo Dias
Facebook: Nutrição, Saúde & Educação - Harmonia Perfeita
E-mail : vilaninutri@bol.com.br
Telefone: (011) 9 9848-9437

Atendimento em consultório:

Consultório & Home Care - Clínica Sementes
Endereço: Rua Bento de Andrade, 58 - Jardim Paulista - 04503-040 São Paulo – SP - Brasil
Telefones: (011) 3884-8984 | (011) 3051-4932