Saúde Integral

5 motivos que te fazem acordar a noite

young attractive woman in sad and depressed face expression with eyes wide open lying in bed looking sick and unable to sleep suffering depression nightmares or insomnia sleeping disorder
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Ter uma boa noite dormindo é essencial para manter a saúde boa. O corpo precisa descansar e recuperar as energias gastas durante o dia, e a mente precisa desligar para aliviar o excesso de pensamentos. Porém, algumas pessoas acordam durante a noite sem nenhum motivo aparente e têm dificuldade para ter uma noite inteira dormindo sem perturbações. Listamos abaixo alguns motivos que podem estar interrompendo os seus sonhos e o que você pode fazer para evitá-los. Confira:

Tosse, refluxo ou azia

Se você acorda com um gosto amargo na boca, isso pode ser o suco gástrico subindo pelo esôfago. A dica aqui é não comer nada pesado nas seis horas anteriores ao sono. Se você não usa travesseiros, isso também pode influenciar, pois o travesseiro ajuda a manter a parte superior do corpo levemente elevada. Se você também acorda com tosses, refluxo e azias, esses problemas também podem ter a mesma causa. Então, fique ligado nos seus hábitos alimentares antes de dormir e, se necessário, mude eles.

Falta de ar

Acordar com falta de ar pode ser indício de asma noturna ou de alguma alergia. Para se prevenir, troque a roupa de cama toda semana e prefira os lençóis feitos de algodão ou tecido sintético. Evite ter tapetes e cortinas perto da cama, pois eles podem ter ácaros que agravam a situação. Além disso, a limpeza do quarto para ter o mínimo de pó e sujeira possível também é essencial.

Dor nas costas

Esse é um dos problemas mais comuns de quem reclama que não dorme direito. A dor nas costas pode vir de um colchão velho ou da posição em que você costuma dormir. No primeiro caso, teste alguns colchões nas lojas e repare se eles são muito diferentes ou mais confortáveis do que o seu. Se forem, pense se não está na hora de trocá-lo. No segundo caso, faça um teste: durma um dia de barriga para cima, com um travesseiro embaixo da cabeça e outro embaixo dos joelhos, para assim ficar numa posição que relaxa a coluna.

Dor nas pernas

A melhor solução para esse problema é tomar um banho quente antes de dormir e fazer um alongamento nos músculos antes de deitar. Massagens também podem ajudar nesse caso. Outro fator que também influencia nisso é a desidratação. Por isso, procure beber bastante água durante o dia também.

Dor de cabeça

Esse também pode ser um caso típico de desidratação. Se for o caso, procure manter o hábito de beber água durante o dia todo. Uma outra hipótese é você estar com a mente muito cheia de pensamentos sobre o que aconteceu durante o dia. Nesse caso, assista a uma comédia, ou se entretenha com algo divertido, para tentar esvaziar a mente antes de dormir. Mas, se a dor for muito forte e persistir, procure um médico para ter a certeza de que não é nada mais grave.

Essas são algumas dicas básicas para se ter uma melhor noite de sonhos. Mas lembre-se: se um sintoma persistir por muito tempo, é melhor ir ao médico para descobrir se você está com algum problema de saúde.


Texto escrito por Ricardo Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br