Comportamento Psicologia

Tosse com catarro: significado emocional

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Você já deve ter ouvido falar que, na maioria das vezes, doenças emocionais não tratadas se tornam patologias, ou seja: doenças físicas. Psicoterapeutas afirmam que sentimentos presos “se libertam” de forma física no corpo de uma pessoa: quem costuma prender o choro geralmente tem problemas na garganta; quem possui problemas mal resolvidos, dor de cabeça, e quem lida com muitas coisas ao mesmo tempo, dor nas costas. Mas qual será a relação da tosse com catarro com o emocional? Vamos descobrir agora!

A tosse consiste no reflexo do organismo quando processos inflamatórios ou inflamações se fazem presentes, assim como a febre – o que significa que o ato de tossir auxilia o corpo a expelir corpos estranhos e secreções, evitando assim maiores complicações aos pulmões. Emocionalmente falando, a tosse representa tudo aquilo que ficou de uma certa forma “preso” na garganta, algo que alguém deixou de falar e que fica querendo “sair” em diversos momentos.

Mulher sentada sobre a sua cama. Ela está coberta com um edredom. Está gripada e tossindo muito. Ao lado da cama uma caixa de lenço e alguns comprimidos.
Direitos autorais : Samo Trebizan

O catarro é um líquido composto por basicamente 90% de água e é produzido por glândulas que estão localizadas na camada que reveste as vias aéreas, a mucosa. Como falamos anteriormente, a tosse é uma reação natural do corpo para expelir corpos estranhos, e essa é a mesma função do catarro. Expelir catarro ao tossir significa tirar do corpo micro-organismos, bactérias ou até mesmo vírus que podem prejudicar o nosso organismo. É válido lembrar que o catarro pode ter diversas colorações que podem indicar alguns problemas de saúde, mas ao mesmo tempo pode não representar um tipo de problema se for transparente, pois as mucosas geralmente produzem esse tipo de muco.

Para o lado emocional, o catarro complementa a representação da tosse: mucos são frutos de uma possível raiva que é alimentada por um indivíduo que possui a dificuldade de receber novas opiniões. A tosse com catarro é um grande alarme que soa alto e forte: “Você está alimentando sentimentos ruins ao invés de resolvê-los!”. Guardar palavras, rancor e até mesmo o que sente, faz com que tudo fique preso dentro do seu corpo. É aquela famosa frase: “Estou com um nó na garganta”, e é praticamente isso mesmo!

Mulher sentada em seu sofá cinza claro. Ela está com gripe e tossindo muito. Em frente ao sofá temos uma mesinha de centro branca e sobre ela vários medicamentos para a gripe e chás feitos com laranja e mel.
Direitos autorais: Belchonock

Ignorar tudo o que precisa ser verbalizado é um grande erro e o seu corpo físico acaba adoecendo. O catarro simboliza as palavras não ditas e a tosse, a necessidade de expressar cada coisinha que machuca e que “martela” o peito de uma pessoa.

Você também pode gostar

Se você procurou um médico e comprovou que não há nada de errado com a sua saúde física, experimente tratar as suas emoções de uma forma mais séria. Se há algo que te dá a sensação de prisão, liberte-se! Fale, tire toda a raiva de dentro do seu ser, não permita que o seu corpo necessite externar essas questões em forma de doença: cuide da sua saúde emocional!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]