Energia em Equilíbrio

5 posturas de Yoga para combater o estresse

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

#EmCasa: Reduza o estresse com a Yoga

Hoje em dia, principalmente para as pessoas que vivem nas grandes cidades, a rotina está cada vez mais caótica. Inúmeros compromissos surgem quando menos esperamos e, quando percebemos, já estamos atrasados com a nossa agenda.

Além disso, fatores como trânsito, poluição sonora e a grande quantidade de pessoas no mesmo lugar e a cobrança com metas profissionais aumentam nossos níveis de estresse.

Mas, para termos qualidade de vida, precisamos encontrar formas de reduzir o estresse do nosso dia a dia. E, para isso, a ioga pode ser uma grande aliada. Há muitas posições dessa modalidade que são feitas para reduzir o estresse e a ansiedade. Hoje, você vai aprender a realizar cinco delas. Vamos lá?

1 – Postura da Cegonha ou Padahastasana

A postura da cegonha alonga toda a coluna vertebral e cervical, as pernas e os músculos do quadril, além de relaxar os ombros. Como a cabeça fica para baixo nessa posição, o fluxo sanguíneo no cérebro é maior, o que ajuda no relaxamento – atenção para manter-se nessa posição apenas por alguns segundos. Se ficar muito tempo, o excesso de sangue no cérebro pode causar tontura.

Para fazer a postura da cegonha, fique em pé e posicione uma perna ao lado da outra, de forma que os pés se encostem e fiquem alinhados (o calcanhar do pé esquerdo deve encostar-se ao do direito, assim como o primeiro dedo). Leve sua cabeça bem próxima ao chão até que suas palmas das mãos encostem o solo. Deixe os ombros relaxados e olhe para suas pernas para manter o pescoço sem tensão. Lembre-se de que o objetivo é manter os joelhos esticados e as palmas das mãos inteiras no chão, mas respeite seus limites. Para reduzir o estresse, o importante é manter-se confortável e alongado. Inspire pelo nariz e expire pela boca durante todo o exercício.

2 – Postura da pinça ou Paschimottanasana

A postura da pinça é feita sentada, com as pernas alongadas uma ao lado da outra. Mantendo sempre a coluna ereta (ou seja, alongada) e os ombros relaxados — quando estamos tensos tendemos a deixar os ombros próximos às orelhas, tensionados, relaxe para mantê-los na linha da clavícula, encoste as mãos nos pés.

O principal objetivo é fazer o movimento com a coluna alongada. De nada adianta encostar em seus pés se sua coluna estiver arredondada. Então, concentre-se em encostar o peito e a barriga nas pernas. Apesar da dificuldade, tente relaxar nessa posição. Lembre-se da respiração da posição anterior, que deve ser repetida em todos os exercícios.

3 – Postura do Cachorro Olhando Para Baixo ou Adhomukha Svanasana

A postura do cachorro olhando para baixo é muito relaxante, além de trabalhar diversos músculos, como o abdômen, as coxas e os braços. É uma ótima posição para aqueles que pretendem relaxar e diminuir os níveis de estresse e ansiedade. Para realizar essa postura, fique em pé com a coluna alongada (vale frisar que não se deve arrebitar a região do quadril e nem tensioná-la para frente).

Seguindo os movimentos de respiração dos outros exercícios, dobre o corpo para frente até colocar as palmas das mãos no chão – mantenha os braços separados para que um fique exatamente na linha do ombro, e as pernas devem estar alinhadas com o quadril e com as mãos. Olhe para o chão sempre e mantenha joelhos e cotovelos esticados. Diferente da primeira posição, nessa o seu tronco não deve encostar nas suas pernas.

4 – Postura do Cadáver ou Savasana

A postura do cadáver, apesar do nome pouco atrativo, é a mais tranquila de ser realizada e, por conta da baixa complexidade, é a que, normalmente, mais relaxa. Ela é ótima para controlar a velocidade e a intensidade da respiração, o que já ajuda a reduzir o estresse por si só.

Além disso, traz a sensação de tranquilidade e, com os olhos fechados, é possível meditar. Para realizá-la, deite-se de barriga para cima e certifique-se de ficar confortável – você pode apoiar a cabeça em uma almofada fina caso sinta a necessidade. Mantenha seus braços e pernas estendidos e soltos. Relaxe cada parte do seu corpo, focando em cada uma delas, na ordem: dedos dos pés, pernas, quadris, coluna, barriga, braços, ombros, pescoço, testa, olhos, língua e mandíbula. A todo o momento esteja concentrado na respiração.

5 – Postura Fácil ou Sukhasana

Seguindo a mesma linha da postura anterior, a Sukhasana é de fácil compreensão e realização, portanto é uma ótima posição para relaxar. É importante manter a coluna ereta e alongada. Essa posição, além de reduzir o estresse, corrige a postura e fortifica quadril, coluna vertebral e abdômen, que deve ser mantido contraído.

Sente-se e cruze as pernas. Mantenha a coluna alongada e posicione suas mãos em cima dos joelhos, levemente. Mantenha os olhos fechados e concentre-se apenas em sua respiração.


Texto escrito por Giovanna Frugis da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]