Energia em Equilíbrio Yoga

Tapete de Yoga — Aprenda a escolher o melhor para você

Imagem de diversos tapetes de yoga de várias cores. Eles estão enrolados dispostos sobre uma bancada.
Peggy und Marco Lachmann-Anke / Pixabay
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Se você começou a fazer yoga recentemente para melhorar a sua relação entre corpo e mente, para fazer uma atividade física ou para refletir sobre as questões que tiram seu sono, está na hora de adquirir um tapete de yoga, afinal esse não é o tipo de atividade que podemos fazer em qualquer superfície, não é?

Embora o tapete de yoga seja o principal instrumento para realização dessa prática, além da orientação de um(a) profissional, muitas pessoas não sabem como o escolher. Se você já tem o seu tapete de yoga, será que ele está nos padrões corretos para atender às suas necessidades? Ou será que está na hora de renová-lo?

Para comprar um tapete de yoga sem erro e garantir que seus exercícios serão realizados na melhor base possível, confira a seguir quais são as especificações mais indicadas para o seu tapete de yoga. Essa atividade será muito mais prazerosa usando o instrumento correto para praticá-la.

O tapete de yoga ideal

A principal função de um tapete de yoga é impedir que o seu corpo deslize durante a execução de diferentes posturas, chamadas de asanas. O primeiro deles foi criado em 1982 pela professora de yoga Angela Farmer e era feito de borracha, adquirindo uma textura pegajosa.

O tapete de yoga ideal, então, deve garantir que você realize diferentes exercícios e posturas sem sofrer lesões, sem deslizar e com segurança. Antes da invenção do tapete, as pessoas meditavam em cima de peles de animais ou em contato com o chão, mas agora existem muitas opções no mercado. Saiba como escolher a melhor delas.

Imagem de um tapete de yoga na cor laranja disposto sobre um piso de madeira.
Jenny Almlöf / Pixabay

Como descobrir o tamanho certo para o tapete de yoga?

Como o propósito do tapete de yoga é impedir que você tenha contato com uma superfície lisa demais ou acidentada, todo o seu corpo deve caber dentro dele, então opte por um tapete que seja um pouco maior do que a sua altura.

Se você mede 1,70m, por exemplo, use um tapete de 1,80m. Assim, mesmo quando você se deitar, todas as partes do seu corpo estarão na superfície segura do tapete.

Qual é a espessura certa para o tapete de yoga?

Não existe uma só espessura certa para o tapete de yoga. Tudo depende do tipo de exercício que você faz. Então, antes de seguir a recomendação de outra pessoa, lembre qual é o seu tipo de prática. Pensando nisso, escolha uma das opções a seguir:

O conforto do tapete de yoga deve ser priorizado, se você pratica as modalidades hatha, yin, nidra yoga ou pré-natal. Nesse caso, é importante reduzir o impacto com o solo, por meio de um tapete um pouco mais espesso que a maioria. Prefira aqueles que medem de 5 a 8 milímetros de espessura. Também é possível encontrar opções sem toxinas em suas composições, o que é muito útil para as grávidas.

Se a modalidade de yoga que você pratica exige muitos exercícios e posturas em pé ou de equilíbrio, como hot yoga, ashtanga, iyengar e vinyasa, os tapetes menos espessos, com mais estabilidade e aderência ao solo, são ideais. Aposte naqueles que medem de 3 a 5 milímetros de espessura e, caso precise, acrescente uma toalha sobre o tapete, para secar o suor proveniente da atividade.

Qual é o material mais indicado para o tapete de yoga?

Assim como para escolher a espessura do seu tapete de yoga, o material mais indicado para o seu utensílio é aquele que atende melhor às suas necessidades. Se você faz yoga fora de casa, por exemplo, é preciso que o material seja mais resistente. Veja quais são os materiais perfeitos para cada finalidade.

Os tapetes de PVC, também conhecidos como EVA, são os que apresentam opções mais baratas no mercado. É um material interessante, se você irá transportar o tapete por longas distâncias, já que ele é leve. Também é uma boa escolha para quem tem alergia a látex, que não está presente na composição desse tipo de tapete. Porém, como o PVC não absorve água e suor, você pode ter dificuldades para se fixar sobre ele e para limpar o utensílio depois de utilizá-lo. Além disso, PVC não é um material reciclável, o que pode prejudicar o meio ambiente.

Outro material utilizado em tapetes de yoga é o TPE ou TPR. Essas siglas representam uma borracha termoplástica, que é reciclável e biodegradável. Ou seja, se você se preocupa com o meio ambiente, pode ser a escolha certa para você. Esse material também apresenta estabilidade e segurança, reduzindo os escorregões e as lesões. Podem ser lavados com água e sabão e alguns deles absorvem o suor, inclusive.

Imagem de um tapete de yoga na cor verde.
Werner Moser / Pixabay

Como limpar meu tapete de yoga?

Uma parte importante do processo de manutenção do seu tapete de yoga é limpá-lo depois de todos os usos, porque o suor acumulado no material pode levar à proliferação de fungos e de bactérias, principalmente se você pratica a atividade em uma academia.

Se o tapete de yoga é seu, quando terminar a atividade, lave-o com água e sabão neutro, podendo utilizar vinagre. Se ele é de uma academia, é recomendado que você realize uma limpeza até antes de começar a prática, borrifando álcool, por exemplo. Depois de utilizá-lo, faça a mesma coisa.

Você também pode gostar

Com o tapete de yoga adequado, você vai perceber que será muito mais fácil e mais seguro realizar qualquer tipo de postura. Lembre-se de escolher o material que melhor se adapta às suas necessidades e cuide bem dele, para que dure muito tempo.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]