Energia em Equilíbrio

Ative e equilibre seus chakras com o Yoga

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Além de reduzir os níveis de estresse, diminuir a ansiedade, fortificar a musculatura e alongar, o Yoga também trabalha o alinhamento e o equilíbrio dos sete chakras principais.

Os sete chakras estão localizados na coluna, e cada um deles é um centro de energia responsável por determinadas funções do nosso corpo. Com o Yoga, você não só ativa cada centro de energia, como você os alinha, trazendo maior equilíbrio para seu corpo e sua vida. Vale dizer que, para trabalhar cada chakra, é possível fazer mais de uma posição.

Então, quando estiver cansada ou com muitas dores, procure praticar o Yoga colocando em prática as posições dos sete chakras. Você com certeza irá perceber que você vai se sentir mais leve e revigorada.

1 – Chakra Muladhara

Este chakra está localizado na base da coluna, regendo os ovários e os testículos. Na vida, o chakra muladhara é responsável pelas áreas do dinheiro, da segurança e laços familiares. Quando este chakra está desequilibrado, sentimentos tristes assolam seu corpo, como carência e baixa autoestima, além de tantas outras características que podem ser percebidas.

Este chakra é feito na paschimottanasana, a posição da pinça. Sente com as pernas esticadas, uma ao lado da outra. Leve seu tronco em direção às suas pernas, com a intenção de tocar seus pés com suas mãos e que seu peito e sua barriga encostem-se a sua perna. Mantenha os joelhos esticados.

2 – Chakra Swadistana

O chakra swadistana é responsável pelos órgãos sexuais, além dos rins, da bexiga e por toda a região lombar, onde está localizado. Ele atua nas áreas da sexualidade, sensualidade, criatividade, fertilidade e de algumas emoções.

Para energizá-lo, recomenda-se a setu bandha sarvangasana, a postura da ponte. Para realizá-la, fique deitada com a barriga para cima e com os joelhos dobrados, de modo que seus pés encostem inteiros no chão e próximos ao quadril e alinhados com ele. Mantenha os braços alongados ao lado do corpo. Levante o quadril e cada vértebra de sua coluna, até chegar a cervical. Mantenha ombros e braços no chão. Desça devagar e repita este movimento algumas vezes.

3 – Chakra Manipura

O chakra Manipura é terceiro chakra do nosso equilíbrio energético, e está localizado próximo a região do umbigo, sendo responsável pelo pâncreas e adrenais. Este chakra trabalha diretamente a autoconfiança e a força de vontade, por isso é muito importante mantê-lo energizado.

Realize a postura ardha chakrasana, a postura da meia roda, para trabalhar o chakra manipura. Fique de pé e eleve os braços lentamente, com uma palma da mão em direção a outra.  Durante todo o exercício, as suas pernas devem estar esticadas e com os músculos tensionados. Alongue o pescoço para trás.

4 – Chakra Anahata

O quarto chakra do nosso corpo está localizado no centro do peito e, por isso, é associado ao coração. Ele atua diretamente no amor, na compaixão, no perdão e na aceitação. Trabalhe este chakra com muita dedicação, pois se ele estiver bloqueado ou sem energia, você pode se tornar uma pessoa mais possessiva, rancorosa e amargurada.

Faça a postura mahavirasana ou mahavira, para trabalhar o chakra anahata. De pé, uma das pernas para frente e dobre o joelho, mantendo a outra perna alongada. Com as palmas das mãos apoiadas no joelho da perna da frente, empurre os ombros para traz. Depois, repita o movimento com a outra perna.

5 – Chakra Visuddha

O quinto chakra do nosso corpo está localizado na base do pescoço, sendo responsável por reger nossa garganta, incluindo a tireoide. O Visuddha atua diretamente em nossas ideias e na forma como nos comunicamos e nos expressamos.

Faça a postura salamba sarvangasana, a postura da vela, para estimular esse chakra. Deite-se de barriga para cima e eleve as pernas (sempre alongadas) em direção ao céu. O quadril deve ser sustentado pelas mãos e o peito deve tocar o queixo.

6 – Chakra Ajna

Foto de Professora Marise do Plenitude Yoga

O sexto chakra é conhecido como chakra do terceiro olho. Está localizado entre as sobrancelhas, regendo a glândula pituitária e atuando em nossa intuição e fé. Este chakra também é muito importante, pois ele rege sua sabedoria interna e, portanto, tem influência no funcionamento de todo o corpo.

Para trabalhar o chakra ajna, faça a sash tan gadan dawatasana, a postura da prostração espiritual. Deite-se de barriga para baixo e posicione os braços para frente, cruzando os punhos. A posição é simples para que você possa focar em sua respiração (inspire pelo nariz e espire pela boca, assim como nas outras posições) e medite.

7 – Chakra Sahasrara

O chakra sahasrara, também conhecido como chakra da coroa, está localizado no topo da cabeça e representa nossa conexão espiritual, pensamento e luz própria. Para trabalhar o último chakra do nosso corpo, faça a postura chaturanga dandasana.

Essa postura é conhecida também como a postura da prancha, posição também realizada em academias, por isso é bastante conhecida. Com a barriga para baixo, as pernas ficam esticadas e apenas os pés tocam o chão, assim como as palmas das mãos e os antebraços. O resto do corpo fica elevado e alinhado com o posicionamento do quadril.


Texto escrito por Giovanna Frugis da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sua opinião é bem-vinda, sempre que colocada com a educação e o respeito que todos merecem. Os comentários deixados neste artigo são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]