Energia em Equilíbrio Yoga

Yoga. Conheça posições que possam ajudar na imunidade

Imagem de uma garota em posição de meditação e ao fundo um lindo por do sol.
Dimitris Vetsikas / Pixabay
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

O sistema imunológico do organismo humano é responsável por nos proteger de inúmeros males e doenças que podem afetar o nosso corpo. Partes distintas do nosso organismo trabalham “juntas” com o intuito de garantir que nenhuma bactéria, vírus e fungos nos causem algum tipo de dano, combatendo constantemente estes invasores e nos mantendo com saúde e com boa qualidade de vida.

Mas, infelizmente, muitos fatores rotineiros fazem com que a nossa imunidade diminua. Você já deve ter ouvido em algum lugar que o estresse é um dos maiores inimigos do nosso sistema imunológico, e essa é uma grande verdade que precisa de muita atenção! Os níveis altos de estresse podem causar inúmeros malefícios à nossa saúde, tanto psicológica quanto física.

Algumas circunstâncias tendem a nos deixar mais estressados, como ansiedade, doenças como diabetes e até mesmo condições externas como epidemias e pandemias. Você lembra da pandemia da gripe A que ocorreu em 2009, causando uma preocupação mundial? Por mais que ela tenha sido extremamente preocupante, a pandemia do Covid-19 que vivemos em 2020 bateu recordes de mortes e assustou a todos pela sua facilidade de contágio. A necessidade de isolamento social alterou a rotina do mundo inteiro, abrindo caminhos e portas para inúmeros distúrbios psicológicos decorrentes do estresse, como ansiedade, pânico, depressão e outros transtornos e fobias.

Imagem de uma mulher sentada em posição de yoga. Ela usa uma camiseta regata branca e uma calça cinza de moletom.
Feelgoodjunkie / Pixabay

Mas como aliviar o estresse e manter a imunidade em dia? Você pode pensar que em meio a tantos acontecimentos externos que refletem no nosso interior, deve ser difícil manter um equilíbrio mental e físico. Mas é aí que você se engana! A prática da Yoga pode fortalecer o sistema imunológico, principalmente se acompanhada de uma alimentação equilibrada e boas noites de sono!

A Yoga tem o poder de nos proporcionar um estado mental mais positivo, nos promovendo saúde mental e física. Você pode não ser adepto dessa prática e também não entender nem conhecer nada sobre ela, mas existem posições que podem ser benéficas ao nosso organismo, fortalecendo a nossa imunidade – e elas podem ser inseridas na sua rotina aos poucos, você não precisa ser um expert em Yoga da noite para o dia!

Confira agora as cinco posições de Yoga mais indicadas para ajudar no aumento da imunidade:

1. Posição da criança

Se você não possui um tapete de Yoga, pegue um tapete normal que esteja limpo e que seja de uma cor confortável aos seus olhos. Sente-se sobre os seus joelhos e separe-os em uma posição que fiquem em uma distância maior do que os seus quadris. Eleve o seu corpo com calma para frente, até que a sua testa encoste no tapete, proporcionando a você um lento alongamento nos quadris e nas costas.

A intenção desta posição é que você relaxe e entre em contato com a sua respiração. É preciso não pensar em nada enquanto você estiver fazendo essa posição, focando somente nas sensações de alongamento e relaxamento que o seu corpo sentirá aos poucos. A posição da criança é uma grande aliada no equilíbrio do nosso sistema nervoso, reduzindo o estresse e aliviando possíveis tensões – permaneça nela por no mínimo um e no máximo três minutos.

Imagem de uma sala ampla e branca e dentro dela duas mulheres praticam yoga.
AndiP / Pixabay

2. Posição do golfinho

Apoie os seus antebraços no solo, mantenha sua coluna ereta e deixe suas pernas estiradas. Feche os olhos e fique nesta posição por no mínimo seis e no máximo dez respirações profundas. Tente elevar os seus pensamentos somente às boas intenções que você deseja alcançar. É importante que você deixe ao seu alcance um paninho ou um lenço de papel que possa ser usado para limpar o muco e a secreção que sairá dos seus pulmões pelos seios nasais assim que você sair da posição.

Essa postura pode parecer desconfortável, mas ela é invertida com o intuito de drenar todo o excesso de congestão existente nos pulmões enquanto age no fortalecimento da musculatura dos seus braços.

3. Posição da cadeira com rotação corporal

Primeiramente você precisa ficar na posição da montanha: fique em pé na frente do seu tapete com os dedões dos seus pés se tocando, enquanto as bordas externas dos pés estão paralelas. Deixe seu peso distribuído de maneira uniforme, com todas as partes dos seus pés encostadas no chão. Logo após, deixe os seus braços suspensos e una as palmas das suas mãos. Inspire profundamente e, em seguida, se agache e torça o seu tronco para a direita, enquanto expira. Inspire novamente voltando à posição da montanha. Depois, se agache mais uma vez e torça o seu tronco para o lado esquerdo, enquanto expira. Faça estes movimentos por no mínimo um e no máximo dois minutos.

O intuito desta posição é aumentar o calor do seu corpo, que, por conseguinte, estimula o seu metabolismo — resultando na queima de toxinas. A posição de se agachar enquanto torce o tronco para ambos os lados faz com que você alcance o calor corporal de forma rápida.

4. Posição do arado

Deite-se sobre o tapete e eleve suas pernas para o alto, com o apoio de suas mãos nas costas. Se você sentir muita dificuldade, apoie-as em uma parede. Caso você sinta um desconforto com essa posição, é possível otimizá-la: coloque os seus pés no chão, levante os seus quadris e apoie suas mãos e cotovelos sob eles.

O objetivo desta posição é fazer com que o fluxo sanguíneo seja revertido dos pés aos seus órgãos internos, e ela deve ser feita por no mínimo um e no máximo 2 minutos.

Imagem de duas garotas sentadas em posição de meditação, praticando a yoga.
Dimitris Vetsikas / Pixabay

5. Postura de descanso

Em seu tapete, deite-se e apoie os seus pés sobre o solo e use nas suas coxas uma faixa que mantenha ambas unidas. Relaxe o seu tronco e cruze os seus braços como se fosse dar um abraço em si mesmo. Permita-se sentir a sensação profunda de tranquilidade e relaxamento. Permaneça nessa postura por no mínimo 10 minutos e no máximo 20. Se estiver frio, use meias e um cobertor: o importante é ficar confortável. Se preferir, use também uma máscara de dormir/tapa-olho para evitar raios de luz nos seus olhos.

Esta postura tem o objetivo de relaxar o seu corpo e a sua mente, com o intuito de afastar todo o estresse e fazer com que você sinta um contato maior consigo mesmo.

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Fortalecer a sua imunidade não precisa ser uma tarefa difícil, viu? Inclua a prática da Yoga aos poucos na sua rotina, comece a praticar estas posturas e perceba a diferença que elas farão na sua qualidade de vida. Mas, claro, é importante manter uma alimentação saudável, dormir bem durante a noite e conseguir se afastar de coisas que costumam lhe causar males.

É possível identificar o que nos causa os famosos “gatilhos” durante a nossa rotina, e afastar-se deles é decidir cuidar da saúde mental e também física. Compartilhe este artigo com os seus amigos e motive-os a aumentarem a imunidade com a simples prática da Yoga!

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