Autoconhecimento Coaching

Meditação autoapreciativa: 5 passos para seu despertar

Alessandra França
Escrito por Alessandra França
Meditação é um tema que muitos falam e poucos realmente ensinam. Tive essa percepção a muitos anos atrás, quando percebia um certo mistério em sua prática, pois tantos falavam também e, mesmo assim, àquela época ver alguém sentado parado com um ar sorridente não parecia tão promissor.

Depois de inúmeras tentativas sem sucesso fui em busca de outras práticas, desde a respiração ritmada com visualização conduzida, silêncio para não pensar em nada, foco em um único ponto específico, entoação de mantras para alteração da consciência ou concentração etc., nada realmente me trouxe a tal sensação tão declarada pelos seus praticantes.

Não podia entender como seria possível mergulhar em si e descobri um mundo novo. Naquela época tinha pelo menos dezoito anos a menos e, talvez a pouca maturidade, não me permitisse compreender o verdadeiro sentido e benefício daquela prática, mas nem por isso, me fez desistir da busca.

Meditação é uma condição sine qua non para expansão da percepção. É o caminho natural que nos leva ao mundo das possibilidades infinitas, onde o vazio e o nada, nos permite tocar o Todo e sentir idealmente sua Presença em nós. Parece um caminho difícil, mas é mais simples do que se imagina.

Se você está na busca de um caminho verdadeiramente espiritual a meditação deve ser, no mínimo, tão importante quando a sua respiração. Se você declara ser espiritualizado e não pratica nenhuma meditação é melhor rever seus conceitos, pois se a sua “espiritualização” se reduz a ir a algum lugar de prática espiritualista ou só fazer orações, acredite, você está vivendo sob a égide exterior da distração e não da espiritualização no melhor sentido da palavra.

shutterstock_277745681-2

Espiritualidade tem a ver com autoconhecimento e, autoconhecimento, tem a ver com descobertas de caminhos interiores ainda inexplorados, e isso só pode ser feito sozinho, ou seja, você com você mesmo. É como descobrir que ninguém pode se alimentar no seu lugar, ou ninguém pode falar de comida para saciar a sua fome. Chega a ser insano, mas acredite milhares de pessoas vivem exatamente desta forma ainda.

Existem quase infinitas formas de práticas meditativas, e acredito sinceramente que cada um deve trilhar o caminho da experimentação para descobrir qual delas se encaixa melhor ao seu estilo de vida e à sua vibração pessoal.

Depois de anos em busca, eu descobri o método que se encaixou melhor para mim e é este caminho que vou compartilhar com você. O meu método preferido é o da Meditação Autoapreciativa.

A autoapreciação em si, vai muito além de olhar para o corpo físico e enxergar apenas o que os cinco sentidos podem ver. Autoapreciação é um convite direto à apreciação do que lhe faz essencialmente um ser espiritual.

O que lhe faz o ser essencialmente espiritual?

Claro que é a percepção da sua consciência e tudo o que pode lhe fazer tocar a verdade de que você é Infinito e Eterno, além de compreender com profundidade e experiência quase física de que o “Reino dos Céus habita em você”.

Tenho quase certeza de que você, ao ler esse texto, possa estar se perguntando agora, mas como é sentir esse “Reino dos Céus em mim”? Acredite, ao ponderar sobre esta pergunta você já está praticando a Meditação Autoapreciativa.

Estou aqui para mostrar em cinco passos simples, o que fazer para obter o maior e melhor proveito desta prática. Para mim, virou um hábito tão natural quanto respirar. Esta prática foi a chave que abriu a porta para o meu processo do despertar.

Conheça os 5 passos:
1º Passo

Procure estar em um lugar onde não seja interrompido, pode até ter algum barulho, isso não pode significar impedimento para a prática. Antes, quando não encontrava um lugar muito silencioso ficava chateada, mas hoje eu vejo que está quase impossível estar em um lugar silencioso, então, aprendi a ouvir o silêncio dentro de mim e nada mais me impede de realizar a prática da meditação autoapreciativa.

2º Passo

Ao se sentar confortavelmente comece a respirar. Respire como se estivesse levando o ar para ponta dos seus dedos dos pés e solte o ar suavemente. Nas três primeiras respirações poderá sentir algum incômodo, mas depois isso se tornará natural. Respire assim por seis vezes e depois retome seu ritmo natural de respiração, mas continue prestando a atenção no ar entrando e saindo do seu corpo por pelo menos um minuto.

3º Passo

Concentre-se em seu coração. Não importa o que venha a sua mente, podem surgir pensamentos estranhos, lembranças ou até mesmo coisas que precisa fazer no dia, mas o que é mais importante é que você conduza amorosamente sua atenção à região do seu coração. Quando os pensamentos surgirem, apenas diga mentalmente “agora não”. Fique prestando atenção em seu coração por mais dois minutos pelo menos.

4º Passo

Seja! Este é o passo para você ser você. Não precisa se defender, nem defender ideias ou crenças, aqui e agora se permita ser você apenas. Como é ser só você agora? Sinta! Espere, seja e sinta! Aqui, não há tempo estipulado, porque o que pode acontecer a partir deste momento é uma surpresa para cada um. Quantas vezes nos dedicamos a ser quem somos de fato? Quantas vezes temos que viver defendendo nossas ideias, nossas crenças e reagir aos condicionamentos recebidos na infância? Aqui é hora de ser você, independente de qualquer crença ou condicionamento.

5º Passo

À medida que está no descanso de ser você mesmo, você pode começar a sentir coisas diferentes, sensações prazerosas e agradáveis, um aquecer no corpo ou no coração, um suspirar profundo, um movimento corporal para alinhamento físico natural, uma sensação de bem-estar sem palavras para sua descrição. Quando isso acontece o Espírito está presente tocando você, se expressando através de você. E esse toque Divino é o suficiente para lhe fazer entender que não há nada no mundo lá fora maior ou mais importante que o que traz dentro de si – O Reino.

shutterstock_103695029-2 Esta é a prática que me detenho a realizar todos os dias da minha vida, procuro estar no “solo Sagrado” várias vezes ao dia e os resultados para mim são simplesmente magníficos, mais concentração, mais criatividade, estado de bem-estar constante, melhor habilidade para lidar com os desafios do dia a dia, sono com uma qualidade maravilhosa e um melhor índice de produção no trabalho. Mas, para mim, o melhor e maior benefício é o estado constante de bem-estar, a sensação real de estar viva e seguindo um propósito maior. Este é para mim um dos maiores benefícios desta prática.

Pode ser que durante esta prática você ouça alguma instrução específica. Quando o Espírito fala diretamente à nossa Consciência a verdadeira oração está acontecendo. Esta palavra se torna o real alimento para o seu dia e você verdadeiramente viverá pela Graça.

Se você está em dúvida de como praticar, siga os passos sugeridos aqui. Você sentirá com o tempo a necessidade de estender o tempo de Autoapreciação, mas só a sua prática irá lhe revelar isso. O que eu posso dizer a você a respeito é que não há nada mais maravilhoso para mim neste momento.

Que a meditação exerce uma forte influência na nossa boa saúde e estado de bem-estar é sabido, mas que ela pode lhe manter em um estado de conexão autoperceptiva com o Todo, é o que há de mais poderoso dentro da minha vivência de mais de dez anos com essa prática.

Que a meditação exerce uma forte influência na nossa boa saúde e estado de bem-estar é fato comprovado cientificamente, mas que ela pode lhe manter em um estado de conexão autoperceptiva com o Todo, é o que a torna essencial em cada segundo da minha vida. E não há nada de mais poderoso dentro da minha vivência de mais de dez anos com essa prática.

Lhe convido a experimentar.

Sobre o autor

Alessandra França

Alessandra França

Life Coach, Especialista em Inteligência Emocional para Relacionamentos Afetivos, Metafísica Aplicada, Ativista Quântica. Terapeuta Integrativa (Master Reiki, Florais,Toque Quântico), Leitora de Registros Akashicos, Idealizadora do Coaching+ e das Metodologias: Lei da Atração para Relacionamentos, O Poder do Coração e a Lei da Atração. Co­criadora do Acalma Minha Alma Coaching. Escritora, Fundadora do Auditório da Alma.

Site: alessandrasfranca.com.br
leidatracaoparaoamor.com.br
Facebook: /auditoriodalma | /alessandrafranca.fanpage/
Twitter: @Auditoriodalma
Skype: alessandrafcoach
Youtube: Auditório da Alma | Alessandra França
Instagram: @alessandrafrançaoficial
Telegram:Junte-se ao grupo

Eventos: Participe da Reprogramação Quântica Emocional em grupo,
solicite informações para o próximo grupo.

Envie e-mail para [email protected]