Energia em Equilíbrio Meditação

Medite no trabalho e equilibre a sua vida profissional

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Umdos lugares em que mais sentimos stress e ansiedade, com certeza, é o trabalho. O problema é que, sendo o lugar que passamos a maior parte do tempo ativo do dia, isso aos poucos vai prejudicando a saúde tanto física, quanto mental e emocional. Então, o que fazer para aliviar o stress e a ansiedade na empresa? 

Medite e tome algumas atitudes que podem te ajudar a estabelecer a harmonia no ambiente profissional.
Meditar no trabalho é possível e pode trazer uma paz que você nem imagina que existe durante as longas horas de produtividade do dia. Confira essas dicas e aprenda a relaxar, deixando tudo mais leve:

Dê atenção especial para a respiração

Sempre quando sentir-se pressionado e sobrecarregado, pare. Interrompa por alguns segundos o que estiver fazendo e preste atenção na sua respiração. Diminua o ritmo dela e inspire lentamente pelo nariz, retenha o ar por alguns segundos e expire devagar pela boca. Repita algumas vezes até a sua respiração ter diminuído o ritmo e então volte ao trabalho com um pouco mais de calma.

Observe os seus pensamentos

Reserve cinco minutos por dia para fazer o seguinte exercício no ambiente de trabalho: pare o que estiver fazendo e feche os olhos por alguns segundos (se tiver muita gente em volta, pode tentar fazer de olho aberto, para não parecer que está dormindo). Comece a observar os seus pensamentos como se fosse um observador externo.

Não interfira neles, apenas deixe fluir. Faça isso por 5 minutos (ou até menos) por dia e, aos poucos, você vai começar a reparar que existem alguns padrões de pensamentos. Quais são aqueles que aparecem mais no ambiente de trabalho? Liste esses pensamentos e descubra qual a raiz de cada um deles.

É uma preocupação com prazos? É alguma emoção referente a um superior ou colega de equipe? Descubra as raízes e assim você vai tomar consciência do que está atrapalhando a sua paz mental no trabalho. A partir disso, tome uma atitude para resolver essas questões.

Quando os problemas forem resolvidos e os pensamentos voltarem, diga mentalmente para si mesmo: “Eu não preciso mais desse pensamento, pode ir embora”. E, aos poucos, sua mente ficará mais limpa e leve.

Illustration of businessman meditating with multitasking.Human resources and self-development concepts - vector illustration

Cuide do seu corpo

O nosso corpo reage as instabilidades mentais e emocionais que temos. Observe como o seu corpo está reagindo no ambiente de trabalho. Durante reuniões, o seu estômago se revira? Você tem dores de cabeça quando não consegue resolver algum problema?

O corpo é o melhor termômetro para descobrirmos quando algo não vai bem. Portanto, preserve ele da melhor forma possível. Beba bastante água durante o dia. Chá de ervas pode ser uma boa opção também. Sempre que possível, vá até a janela ou a um ambiente aberto respirar ar puro.

Não fique o dia todo sentado. Levante e caminhe um pouco. Pois, se a mente e as emoções afetam o funcionamento do organismo, o contrário também acontece. Cuide do seu corpo, que ele também vai ajudar a equilibrar a mente e as emoções.

Busque a harmonia nos relacionamentos

A paz interna também é decorrente da paz externa. Procure resolver qualquer tipo de problema ou desavença que tenha com outras pessoas no trabalho. A tranquilidade não virá apenas de um processo passivo de meditação, mas também de um processo ativo em seu ambiente. Se relacione bem com os colegas (mesmo que você não goste de todos) e procure fazer o possível pelo bem-estar deles também, pois se eles estiverem tranquilos, isso reflete diretamente na sua harmonia.


Texto escrito por Ricardo Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sua opinião é bem-vinda, sempre que colocada com a educação e o respeito que todos merecem. Os comentários deixados neste artigo são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]