Convivendo Saúde Integral

6 maneiras de começar bem o dia sem cafeína

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Não importa se são 6 horas da manhã ou 6 da noite, às vezes nos sentimos muito cansados. Nesses dias que parece que o nosso cérebro não acordou junto com nosso corpo, que imediatamente vamos atrás de uma xícara de café ou energético. Talvez suas mãos cheguem a tremer, mas é como se essa tremedeira fosse tudo o que você precisava para acordar de verdade. Se você se identificou com essa situação, por favor veja que há maneiras melhores de acordar e começar bem o dia. Aqui estão algumas dicas de como acordar e ter um bom dia sem cafeína!

O sol já está lá fora

Abra as janelas, saia de casa, ou se não tiver nenhum vestígio do Sol, invista em uma lâmpada solar. Nada como a luz do Sol, ou até o brilho da tela do seu celular, para quando você precisa alertar seu cérebro que já é dia, é hora de voltar à Terra. Se você estiver naquele desânimo que dá depois do almoço, procure caminhar um pouco, você voltará mais desperto e energizado.

Choque de frio

Se você estiver tomando banho, continue como de costume, mas no fim tome uma ducha de água fria. Ou beba um copo de água gelada. Você não precisa se atrasar por causa do possível desconforto, na verdade isso acabaria indo contra o propósito de começar melhor o dia. A ideia é que você interrompa o estado de conforto, e que isso o deixe mais acordado para iniciar sua manhã.

Alimente-se estrategicamente

Açúcar e carboidratos pesados como bolos, sonhos e outros doces deixarão sua energia em queda ao longo do dia. Não caia na tentação, opte por um mix de proteínas, carboidratos e gorduras saudáveis, como manteiga de amêndoa com uma fatia de fruta.

Mexa seu corpo

Mesmo que não tenha a luz do sol para ser vista em um dia nublado, ainda assim saia para caminhar. Praticar exercícios regularmente afasta a fadiga devido ao fortalecimento do sistema nervoso, que aumenta a produção de energia.

Exercite seu cérebro

Você trabalhou seu corpo, mas dê a sua mente um pouco de amor também! Brinque de stop com seus amigos e mesmo que você não vença, você estará aumentando sua energia pelo entusiasmo da partida.

Último recurso: chiclete

Supondo que você esteja de repouso, você não pode mexer seu corpo ou exercitar seu cérebro, fazer um lanche, sair para tomar um sol ou tomar um banho frio (muito conveniente). Mascar chiclete aumenta seu nível de alerta, e aumenta temporariamente o fluxo de sangue no cérebro. 


Escrito por Amanda Magliaro da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]