Comportamento Nutrição

Bebidas que substituem o café

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Para muitas pessoas, aquela bebida escura e quente é o melhor jeito de começar o dia. Outras acreditam que o ouro preto líquido é a solução para realizar com eficiência as tarefas mais difíceis. Há ainda quem não suporte o gosto amargo que o conteúdo que está dentro da xícara pode ter, principalmente se estiver sem açúcar. E algumas pessoas precisam desesperadamente controlar o vício. Será que você sabe qual bebida é essa?

Café. O líquido energético produzido a partir de um lento processo envolvendo os grãos do cafeeiro é reconhecido em todo o mundo. Na história do Brasil, o café teve um papel fundamental no estabelecimento da região sudeste. Na década de 1980, o café era tão valioso quanto o petróleo. Parece que preto é uma cor de sorte!

O consumo da bebida popularizou-se rapidamente. No café da manhã, depois do almoço, na hora do café da tarde e para quem quer ficar acordado, café é o líquido essencial. Uma das substâncias presentes na bebida, a cafeína, pode ser prejudicial para o organismo.

Ao mesmo tempo em que a cafeína é uma substância poderosa muito estimulante, que fornece energia e melhora o humor, ela também pode provocar insônia, irritabilidade, dor de estômago e descompasso nos batimentos cardíacos.

O lado negativo da cafeína pode ser muito prejudicial para o corpo humano, enquanto que os benefícios da bebida podem ser encontrados em outros produtos. Se você está tentando parar de tomar café, pode recorrer a uma destas bebidas para substituí-lo!

Imagem de uma mesa de madeira e sobre ela vários itens para servir um chá, Temos uma jarra pequena de porcelana, uma xícara e um pires e uma chaleira dourada.
Imagem de Pexels por Pixabay

Bebidas que substituem o café

1) Chá verde

O chá verde, muito utilizado na culinária japonesa e conhecido como matcha, é uma bebida que ainda tem cafeína, mas em menor quantidade que o café. Diferentemente do líquido escuro, o chá verde pode ser consumido gelado. É uma opção refrescante e energética para as pessoas que estão tentando se libertar do café.

2) Chá de alcaçuz

Alcaçuz é uma erva que divide opiniões. Para algumas pessoas, ela pode ter um gosto amargo, principalmente quando é usada em doces. Quando é usada para fazer um chá, no entanto, algumas colheres de açúcar podem transformar o sabor da bebida. Ela irá fornecer energia mesmo sem contar com cafeína na composição!

Jarra de água com limão. Ao lado um copo de água com limão decorado com uma rodela de limão, canudo e gelo.
Imagem de Photo Mix por Pixabay

3) Água com limão

Quem nunca ouviu dizer que tomar água com limão logo depois que acorda limpa o organismo? Essa receita simples é a solução para as pessoas que precisam de um estímulo e que querem deixar a cafeína para trás. É possível acordar o seu organismo com essa bebida refrescante! Se você tiver gastrite, porém, é melhor consultar um(a) médico(a) antes!

4) Chá de hortelã

A melhor utilidade do chá de hortelã é a de auxiliar no processo de digestão. Se você quiser acabar com o café depois do almoço, o chá de hortelã será seu maior aliado. A sonolência depois de comer irá diminuir com essa bebida refrescante e digestiva. Além disso, você pode até melhorar seu hálito com ela!

5) Chá de ginseng siberiano

A raiz de ginseng é amarga para a maioria dos paladares. Ainda assim, o chá desse ingrediente pode ser adoçado com açúcar ou mel. Com ele é possível obter mais energia e acelerar o metabolismo para despertar sem o auxílio da cafeína.

Duas xícaras cheias de chai servidas sobre uma mesa.
Imagem de umehanayuuki por Pixabay

6) Chai

Gelado ou quente, o chai é uma boa aposta para quem quer substituir a cafeína com muito sabor. A bebida indiana é preparada com leite, canela, cardamomo, gengibre e açúcar. Em alguns casos, pode ser acrescentado o creme de leite. Como o gengibre e a canela aceleram o metabolismo, essa mistura picante e aromática cumpre muito bem o papel da cafeína!

7) Suco de romã

Com uma cor avermelhada, o suco de romã é uma opção visualmente atraente e cheia de benefícios para a saúde. Como substituto do café, o suco de romã fornece energia, auxilia no processo de digestão, atua na prevenção de inflamações e é um poderoso antioxidante. Você pode tomá-lo gelado, na forma de suco, ou quente, na forma de chá.

Você também pode gostar

8) Suco de ameixa

Os eletrólitos são as substâncias do corpo humano que promovem a obtenção de energia. E o suco de ameixa é responsável por regular a quantidade de eletrólitos no organismo. Sendo assim, essa opção é uma boa forma de substituir o café. Nem todo mundo adora o gosto do suco de ameixa, então ele pode ser misturado com alguma outra fruta.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]onteiras.com.br