Energia em Equilíbrio Yoga

6 passos para te ajudar a escolher sua escola de yoga

couple of girls making yoga in the gym. both of them sitting on the floor and relaxing in yoga position
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Se você está pensando em fazer aulas de yoga, é preciso saber que há inúmeras escolas que praticam estilos diferentes. Sendo assim, você deve estudá-las para saber qual a melhor opção para o seu caso.

Então, antes que você entre em uma nova etapa da sua vida, com uma nova prática física e mental extremamente transformadora, seguem 6 passos fundamentais para se matricular na escola que mais combina com você:

Saiba qual é a sua motivação

A pergunta mais importante é: Você já definiu qual objetivo quer alcançar com as aulas de yoga?

Se você tem uma motivação para começar, isso já é um grande passo. As razões pelas quais as pessoas querem praticar yoga se diferenciam e é isso o que influencia diretamente tanto na escolha da modalidade quanto a da escola.

Se você estiver pensando em iniciar as aulas para focar no seu desempenho físico e realizar posturas complexas que exigem flexibilidade, o mais indicado são os estúdios de yoga que tem como foco o desenvolvimento austero dos ásanas (posturas de yoga).

Agora, se o objetivo for conhecer novas pessoas, com a mesma filosofia que você, e fazer novos amigos, todas as escolas podem servir. Mas, o mais indicado é optar pelas que tenham sala ampla, para movimentar bastante gente.

Algumas escolas podem ser mais comprometidas com o estudo da filosofia e conceitos do yoga, outras menos. Em outros casos, existem escolas que abordam temas complementares, realizam oficinas de culinária vegana, artes e eventos específicos.

É importante ressaltar que não há tipo de yoga certo ou errado, o que importa é que você se sinta bem ao praticá-la. Então, caso você não saiba o real motivo para iniciar suas aulas, experimente as mais distintas modalidades e escolas e permaneça naquela que faz você se sentir melhor.

Pesquisa

Busque na internet, questione seus amigos, familiares, referências online e saiba um pouco mais sobre a yoga antes de iniciar. Esse processo de pesquisa não precisa ser longo e cansativo, tire este momento como algo curioso que pode transformar sua maneira de levar a vida.

Os primeiros critérios que precisam ser avaliados são preço, localização, estrutura, horários, modalidades, atendimento e etc. Selecione apenas as escolas que mais se encaixaram com seu perfil e agenda as aulas experimentais.

Não deixe de experimentar

fitness, sport, people and lifestyle concept - young woman makin

Não deixe de participar das aulas experimentais, não adianta apenas ler sobre o assunto é preciso praticar para ter uma percepção mais profunda. Você vai perceber que cada tipo de yoga se encaixa durante um período da sua vida. Por isso, experimente e decida.

Esteja aberto ao novo

Durante o processo de escolha você precisa estar aberto ao novo e realmente disposta para esta transformação. Nada vai parecer tão bom se você não estiver de braços abertos para essa ideia. Tenha sempre pensamento positivo, na yoga você é protagonista e responsável por suas ações, esteja sempre de coração aberto.

Conheça os professores

A partir daí eles serão os grandes mestres do ensinamento e provavelmente sua fonte de inspiração. Durante as aulas eles transmitirão segurança, confiança e muita tranquilidade para te ensinar a executar os exercícios, sem ultrapassar os limites do seu corpo.

Analise se o professor te inspira a praticar, se está disponível para esclarecer suas dúvidas e se ele é comprometido em auxiliar o desenvolvimento e evolução da turma.

A escola

Young woman performing yoga on the beach during a beautiful morn

A escola deve ser um local aconchegante, confortável e além de tudo você precisa se sentir bem lá dentro. Mas, avalie alguns quesitos simples como se as salas são arejadas, se comportam a quantidade de alunos, se são silenciosas e etc.


  • Escrito por Natália Nocelli da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sua opinião é bem-vinda, sempre que colocada com a educação e o respeito que todos merecem. Os comentários deixados neste artigo são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]