Autoconhecimento

7 dicas para manter as vibrações positivas

Mulher sorrindo sentada em um gramado
Gabriela Cheloni / Pexels
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Se uma pessoa entrar em um ambiente com os sapatos sujos, todos os cômodos por onde ela andar serão tomados pela sujeira. Em uma situação oposta, uma pessoa que está utilizando um perfume agradável, ao passear por um corredor, levará a fragrância por todos os lugares. Essas comparações simples nos ajudam a entender como as vibrações funcionam.

Tanto as vibrações positivas quanto as vibrações negativas são ondas de energia que as pessoas emanam para o ambiente e para outros indivíduos. Ou seja, uma pessoa está, a todo momento, emitindo vibrações positivas ou negativas, como se estivesse usando um perfume agradável ou como se estivesse com os sapatos sujos.

São essas vibrações que um ser emite que definem como ele será percebido no trabalho, em casa, na escola ou em uma reunião de amigos. Afinal, se as vibrações forem negativas (os sapatos estiverem sujos), é provável que ele cause uma má impressão, enquanto o contrário aconteceria se esse ser emanasse vibrações positivas (o perfume agradável).

Além de as vibrações que emitimos causarem uma impressão sobre nós, elas também definem como estamos nos sentindo. Uma pessoa que se sente bem, feliz, positiva e animada certamente vai levar esse astral para quem está por perto. Por outro lado, alguém que tem pensamentos negativos, que sente tristeza, medo e insegurança, fará com que outras pessoas também se sintam assim.

Nesse sentido, é essencial cuidar para que as nossas vibrações sejam sempre positivas, não só porque queremos provocar sentimentos bons nas outras pessoas, mas também porque precisamos nos sentir bem com quem somos. Mas como fazer isso? A seguir, preparamos sete dicas que vão manter seu astral elevado!

Dicas para manter suas boas vibrações

1) Estimule sua positividade

Mulher sorrindo olhando para o espelho
Andrea Piacquadio / Pexels

O primeiro passo para desenvolver as boas vibrações é pensar positivo. Você não precisa abandonar o realismo na sua vida, porém, em vez de pensar que tudo dará errado, pense que as chances de dar certo também existem. Para ajudar, tenha sempre em mente uma experiência na qual parecia que você iria fracassar, mas acabou se saindo muito bem.

2) Encontre um hobby

Todas as pessoas precisam de um momento de fuga da realidade para aliviar a tensão e para se sentir melhor sobre a rotina. Embora existam muitos meios de fazer isso, o mais recomendado e que não oferece riscos é encontrar um hobby. Praticar exercícios físicos, cozinhar, desenhar, tocar instrumentos, ler, assistir a filmes são algumas ideias!

3) Exercite sua gratidão

Mulher segurando copo e olhando para frente
Engin Akyurt / Pexels

Muitos dos pensamentos negativos que temos surgem quando somos incapazes de reconhecer tudo o que temos ao nosso redor. Então, exercitar a sua gratidão é uma maneira de prestar mais atenção nas coisas boas e reconhecer que você será capaz de vencer qualquer desafio, já que a sua vida também é motivo de orgulho.

4) Aproxime-se de suas amizades

Manter as nossas amizades sempre por perto não é só uma maneira de jogar conversa fora e de viver bons momentos. É também um jeito de nos animar nos momentos difíceis, de confessar nossos sentimentos e de olhar para os problemas com uma nova perspectiva. Rodeie-se de pessoas que o querem bem, que são suas verdadeiras amigas.

5) Aprenda a dizer não

Mulher olhando para fora da janela
Juan Pablo Serrano A / Pexels

Com medo de causar uma má impressão, muitas pessoas sentem dificuldade de dizer não para aquilo que elas não querem fazer. Como consequência disso, acabam se envolvendo em atividades desgastantes, que só trazem mais estresse e tensão. Use a sua educação para negar convites e propostas que não trarão bons sentimentos para você.

6) Foque no presente

O passado é um aprendizado, e o futuro é incerto. Assim, só nos resta focar no presente. Viva o aqui e o agora, aproveitando ao máximo cada experiência, sem pensar demais nos dias que já passaram ou nos que ainda nem chegaram. Dessa forma, você conseguirá apreciar com mais atenção cada detalhe e surpresa da vida.

7) Evite desanimar

Desanimar quando nossos planos dão errado é normal e totalmente compreensível. Você pode se sentir mal por alguns instantes, desde que logo depois você seja capaz de respirar fundo, de se concentrar em tudo o que já conquistou e de agradecer a chance de tentar de novo, ainda que de outro jeito. Evite desanimar e siga em frente!

As boas vibrações são essenciais para construir uma boa relação com as outras pessoas e para se sentir bem consigo. Seguindo as dicas que apresentamos, as energias que você vibra serão sempre as melhores. Porém, se você estiver se sentindo mal constantemente e nada estiver ajudando você a se recuperar, procure auxílio médico!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br