Autoconhecimento Comportamento

Como ser uma pessoa que pensa positivo?

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Você quer parar de se deixar derrotar pelos sentimentos e pensamentos ruins? Hoje, nós do Eu Sem Fronteiras vamos te ajudar a deixar a luz entrar na sua vida, em todos os aspectos.

Sim! Você pode aprender a pensar pelo lado positivo e manter-se otimista, evitando que a negatividade se instale em sua vida. Está pronto para começar? São três passos com diversas dicas que te indicarão o caminho para sair do ciclo da negatividade e nunca mais voltar!

Passo 1: Encontrando o “lado bom”

– Comece a sorrir mais

Quando você sorri, seu cérebro ativa mensagens para os seus neurônios que podem, de fato, te deixar mais positivo. Mesmo naqueles dias em que você se sente meio para baixo e desanimado, colocar um sorriso no seu rosto pode deixar o seu dia mais alegre. Que tal fazer essa tentativa?

Além disso, quando você sorri, espalha a positividade ao seu redor. Ou seja, todos ficarão de bom humor, aumentando a chance de se pensar mais positivo. Quando você começa a praticar a arte de sorrir, aos poucos, vai se tornando algo mais natural, principalmente quando alguma coisa quiser te puxar para baixo.

– Mude algumas palavras que você costuma usar

Quantas vezes não dizemos coisas que, automaticamente, nos “puxam para baixo”? As palavras têm muito poder, por isso, é preciso ter um cuidado extra com o que se diz. Usar palavras positivas, ao invés de negativas, têm grandes efeitos sobre a sua atitude.

Uma dica é não se identificar com os seus sentimentos. Por exemplo, em vez de dizer: “Eu estou triste”, diga: “Aquele filme me deixou triste”. Experimente!

– Faça coisas legais para os outros (mesmo quando você não está nesse clima)

Não está num dia muito legal? Isso não significa que você precisa ser ruim nas suas atitudes. Escolha espalhar a positividade ao seu redor! Os sorrisos que receberá como “pagamento” vão te ajudar a pensar mais positivo.

Veja algumas coisas que você pode fazer:

Limpar a casa para ajudar o seu companheiro

Fazer café para os seus colegas de escritório

Dizer “bom dia” para os seus vizinhos ou estranhos

Esteja com pessoas que te fazem bem

Se você quer se sentir mais positivo, então, se rodeie de indivíduos que são positivos e que despertam o melhor em você. Esteja próximo(a) de pessoas que te acompanham, ajudam, são amigas e que gostam de você pelo que é! Sabe aquela pessoa que faz com que você se sinta mais para baixo? Ou sempre te deixa de mau humor? Está na hora de deixá-la para trás!

– Tenha um diário

Você sente que, muitas vezes, termina o seu dia com um sentimento de amargor? Aprenda a treinar a sua mente para que isso não aconteça.

Que tal terminar o dia com uma xícara de chá, um caderno e uma caneta? Aprenda a escrever sobre os seus sentimentos, sobre o que aconteceu no dia… Assim, começará a identificar aquelas situações que trazem esse sentimento ruim ao final de um dia, podendo, então, transformá-lo e até eliminá-lo da sua vida.

Parte 2: Evitando a negatividade

– Identifique o que libera a sua negatividade

O que te faz ficar de mau humor? O trânsito? Aquele relatório complicado? Identifique as coisas que te fazem entrar no ciclo da negatividade para poder resolvê-las. Será que existe algum momento do seu dia que te deixa mais estressado e que permite que os sentimentos negativos se instalem? Aquele exercício de escrever sobre o seu dia pode te ajudar a identificar esses momentos.

Aqui também vale refletir sobre toda a sua vida. É normal se sentir estressado e frustrado no trabalho, por exemplo, mas você se sente mal até nos dias de folga? Se a sua resposta for positiva, talvez valha a pena procurar ajuda profissional para equilibrar os seus sentimentos e a sua rotina.

– Avalie o seu círculo de amizades

Se alguém na sua vida não está contribuindo para a melhoria da sua saúde mental, infelizmente, essa pessoa não tem espaço nesta sua nova fase. Pessoas que te estressam, que te criticam (sem necessidade), que te põem para baixo, que gastam a sua energia e a sua motivação, são indivíduos com uma aura negativa e que nunca irão te ajudar a trazer a positividade para a sua vida. Sempre haverá um aspecto te atrapalhando.

Que tal ser honesto com essa pessoa e dizer que ela te faz mal e, por isso, você precisa se afastar? Muitas vezes, a ignorância faz com que ela continue a tratar, não só você, mas todos ao redor com negatividade.

– Importe-se menos com o que os outros dizem

Se você se sente bem sobre algo, permita-se se sentir bem de verdade! Se não liga para algo, não se deixe levar pelas opiniões dos outros. Ouça a sua voz interior e preste menos atenção ao que os outros pensam e falam.

Sabe aquela roupa que você se sente super bem usando? Não peça a opinião de ninguém sobre ela. Apenas se permita! Contanto que te faça feliz, o que os outros têm a ver com isso?

– Pare de se comparar com terceiros

O instinto de competitividade pode te trazer uma carga enorme de negatividade. Evite situações que te forcem a se comparar com alguém, seja em uma questão de habilidades ou então de comportamentos. Essas situações podem te trazer ansiedade, ressentimento, medo, etc.

– Mantenha-se ocupado

Ocupar-se é uma forma de se manter ativo para evitar entrar de novo num ciclo de negatividade para o qual uma mente ociosa costuma te levar. Se você está focado e produtivo, é mais difícil se sentir negativo em relação a alguma situação. Foque nos seus próprios ganhos.

Também é importante prestar atenção no que você precisa. Para algumas pessoas, um tempo sem nada para fazer auxilia na mente positiva. Do que você precisa?

– Não se estresse com pequenas coisas

Ser feliz, passar um tempo com a família e os seus amigos…essas são coisas de fato importantes! As outras? Coloque-as na categoria de “pequenas coisas”.

Pare de ver aquelas postagens nas redes sociais que sempre te irritam. Sabe aquela pessoa que sempre posta algo que te incomoda? Deixe de segui-la! Comece a eliminar essas pequenas coisas que sempre roubam o seu foco na positividade.

Parte 3: Aprimore a sua vida

– Exercite-se

Fazer exercícios têm um efeito drástico no seu humor, porque reduz os hormônios do estresse que o seu corpo gera diariamente. O que você gosta de fazer? Correr, malhar, dançar? Descubra o que te faz bem e torne essa atividade parte da sua rotina.
Comece aos poucos e vá aumentando a sua frequência, adaptando a sua rotina para que não tenha desculpas para faltar. Aos poucos, vai se tornar algo natural e você vai passar a sentir falta. Seu corpo vai pedir aquela carga de endorfina diária para se sentir melhor, mais leve e motivado.

– Determine metas e as complete

Às vezes, você começará a se sentir como se estivesse vagando, sem objetivos e desejos. Esse sentimento de vazio vai te levar de volta para o ciclo da negatividade. Então, para evitar essa situação, comece a determinar algumas metas para a sua vida.

Você sonha em conhecer a Europa? Então, faça disso o seu objetivo maior e corra atrás dele! Será que você precisará trabalhar um pouco mais ou só economizando já será o suficiente? De fato, não precisa ser nada grandioso, mas ter um propósito para a sua vida é essencial!

Que tal fazer um plano de cinco anos? Anote coisas importantes que você quer alcançar nesse período e comece a trabalhar para atingir bons resultados. Essa ideia vale para a sua vida profissional, emocional e pessoal. O que você quer ter e ser?

– Tire um tempo para celebrar

É importante separar um tempo para permitir se sentir bem sobre as coisas que você conquistou, sobre quem você é… Mesmo que o dia esteja ruim, se conseguiu terminar uma tarefa difícil, se parabenize, comemore, celebre! E aquele amigo que se formou, vá comemorar com ele! Não deixe para depois os momentos felizes — mesmo que “pequenos”.

– Alimente-se bem

O que você ingere tem um grande efeito sobre como se sentirá fisicamente e emocionalmente. Comer mais alimentos verdes, com ômega-3 e outras coisas saudáveis é, comprovadamente, essencial para um humor mais equilibrado.

Principalmente, nunca pule o café da manhã! Pesquisas revelam que essa refeição ajuda a melhorar o metabolismo, resultando em mais energia e positividade ao longo do dia.

– Se permita relaxar quando você sentir essa necessidade

Relaxar é essencial para se manter mais positivo. Se costuma se estressar constantemente, aprenda a parar e encontrar um momento para ficar à toa, relaxar, obter paz e equilíbrio. Não se preocupe, isto não é sinal de fraqueza, e sim de que está fazendo aquilo que VOCÊ precisa para se sentir melhor.

Que tal separar um fim de semana inteiro para você e sua família? Não deixe para depois os momentos que podem passar juntos. Ou então, passe um dia inteiro de pijama, assistindo a filmes. Relaxe, você merece!

Qual destas dicas você conseguiu aplicar na sua vida? Nos conte nos comentários!


Escrito por Roberta Lopes da equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

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