Energia em Equilíbrio Yoga

O Yoga te ajuda a emagrecer?

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Quando o objetivo é perder peso, muitas pessoas recorrem aos exercícios aeróbicos e não pensam em algumas atividades físicas que, apesar de não parecer, também ajudam na perda calórica. O yoga, por exemplo, é uma delas. Praticar yoga auxilia a emagrecer, além de melhorar a postura e a qualidade respiratória de seus praticantes, entre outros benefícios.

Ao contrário do que muitos pensam, o yoga pode ser praticado por qualquer pessoa, de qualquer idade, peso, ou altura. Não há contraindicação para a prática. Inclusive, é uma ótima alternativa para obesos, para aumentar a flexibilidade e o alongamento, a resistência e para reaprenderem a respirar, uma vez que, com o passar do tempo e o sobrepeso, as pessoas passam a respirar de forma equivocada.

Além disso, o yoga faz bem para a saúde emocional dos praticantes, pois os faz conhecer, entender e aceitar o próprio corpo.

Afinal, o yoga é uma prática que tem como filosofia o equilíbrio entre corpo e mente.
Por isso, essa atividade auxilia, inclusive, a lidar com o estresse do dia a dia e, com isso, ajuda a aumentar a qualidade de vida.

Para que exista perda calórica, o aluno precisa se dedicar, ter foco e força de vontade – características que o yoga traz para os praticantes, justamente pela oportunidade de autoconhecimento e equilíbrio emocional.

Outro aspecto do yoga é que não é necessário ter um bom condicionamento físico para começar a praticar. Ou seja, mesmo que você nunca tenha feito um exercício antes, ou já tenha uma idade avançada, não importa, pois o yoga funciona muito bem para qualquer tipo de público. É uma atividade ampla, que permite ser ajustada para a realidade de cada pessoa.

Vale dizer que o yoga possui mais de uma modalidade: o hatha, o ashtanga e a yogaterapia hormonal. É preciso descobrir qual modalidade é a mais adequada, de acordo com uma avaliação prévia de cada pessoa e, também, analisando os resultados que aquela pessoa deseja e o que ela já consegue ou não executar.

O yoga também possui algumas posições e estilos que queimam mais calorias do que outras e ajudam a acelerar o metabolismo, além de fortalecerem a musculatura. A vinyasa, por exemplo, é composta por uma série de movimentos que aumentam a frequência cardíaca, ocasionando perda calórica. 

O bikram, ou hot yoga (como também é chamado, em inglês), é um estilo de yoga um pouco mais avançado, em que uma série de posturas é feita em um estúdio aquecido, ou seja, você não só perde calorias como também perde líquido, eliminando toxinas.

Há outros estilos de práticas de yoga. Mas, é claro que, para a queima calórica acontecer, você precisa praticar o yoga regularmente e de forma correta, ou seja, sempre com o auxílio de um profissional. Além disso, vale lembrar que, qualquer atividade física, quando aliada a uma dieta balanceada, ajuda a emagrecer.

Precisa de inspiração para ter coragem de começar? Há algumas yogues (praticantes de yoga) acima do peso que são famosas no Instagram e mostram que qualquer pessoa pode ter sucesso com o yoga, desde que tenha força de vontade e dedicação. Se quiser conhecê-las, veja o perfil da Valerie Segan (@biggalyoga), ou da Jessamyn Stanley –  leia mais sobre ela aqui – (@mynameisjessamyn), que possuem mais de 100 mil seguidores cada e são verdadeiras inspirações!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]