Yoga

Yoga fora do tapete: como começar a prática muito além das asanas

Mulher negra sentada em posição de yoga
EKATERINA BOLOVTSOVA de pexels
Escrito por Michelle Palermi

O Yoga é conhecido como uma prática que se baseia na realização de posturas e de exercícios físicos. No entanto, você pode praticar Yoga mesmo que não tenha um tapete ou um bom condicionamento físico. No conteúdo a seguir, surpreenda-se com diferentes técnicas que vão equilibrar o seu corpo e a sua mente!

Muitas pessoas não sabem o que é Yoga e logo falam: “Isso não é pra mim”. Quando pensamos em Yoga, logo vem à cabeça posturas — asanas — difíceis, uma pessoa zen e, até mesmo, um hippie.

Mas isso não é verdade! Por muito tempo, eu deixei de lado a vontade de praticar por ser o absoluto oposto dessas características. Por simplesmente pensar que não servia para o meu estilo de vida — extremamente agitado! Certo dia, quando estava lendo um livro, eu entendi que um simples exercício de respiração poderia fazer a diferença. E, sim, aquilo já era Yoga!

Comecei a estudar, me aprofundei e me tornei instrutora de Yoga. Por isso, posso afirmar que o tal Yoga é algo que já fazemos todos os dias, em qualquer rotina. Lidamos com mente, corpo e respiração. Porém, fazemos tudo isso no piloto automático, sem trazer consciência e atenção plena. Como começar? Existem 3 formas de praticar Yoga desde já!

Exercício da escrita
Separe um tempo do seu dia e coloque no papel o que está sentindo e aquilo que deseja organizar. Isso ajuda a esvaziar a mente e trazer mais clareza. Não deixa de ser uma forma de meditar e dar nome aos sentimentos. Esse é um ótimo exercício para o autoconhecimento. Quando nos entendemos, conseguimos compreender melhor o outro e melhoramos todas as nossas relações.

Respiração consciente
Pare e preste atenção à sua respiração. É ela que comanda todo o seu sistema nervoso e que é o sopro de energia vital mais importante. Quando ela está fora do ritmo, não importa onde você esteja, o seu corpo entende que você está em um campo de batalha. Com isso, os sinais de ansiedade, tanto os físicos quantos os emocionais, surgem. A respiração é o primeiro — talvez o mais importante — passo para o Yoga.

Consciência corporal
Trabalhe a mente, mas não esqueça o corpo — seja se alongando, seja sentindo seu corpo ao longo do dia. Preste atenção a como está cada parte dele, escute seu corpo. Traga consciência em cada movimento. Os antigos yoguis movimentavam a mente e esqueciam o corpo, e, com isso, acabavam adoecendo. Daí surgiram as asanas, para trabalhar corpo, mente e respiração em conjunto. Mas asana nada mais é do que movimento com consciência. Faça isso na sua rotina!

Você também pode gostar:

Yoga é um estilo de vida, aquilo que acreditamos e praticamos diariamente. Yoga é mente, corpo e energia. Grandes mestres praticaram essa sabedoria milenar do Yoga mesmo sem dar nome, mesmo sem ficar de cabeça para baixo em asanas. O Yoga é possível e necessário para todos, para o dia a dia, independentemente de qualquer rotina.

Que tal começar a praticar?

Sobre o autor

Michelle Palermi

Apaixonada por escrita desde a época da escola, acredito que a comunicação une pessoas. Por meio dos textos, podemos nos conectar e levar uma mensagem de propósito ao mundo.

Email: michelle.palermi@gmail.com
Instagram: @michellepalermi

YouTube: Michelle Palermi