Autoconhecimento

9 razões para você valorizar as pessoas sensíveis

Young sports couple having a break from exercises outdoors at the seaside
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

As pessoas sensíveis não são muito bem valorizadas quando o assunto é a reputação. A sensibilidade é encarada frequentemente como só uma outra palavra para dizer “dramático” ou “extremamente emocional”. Algumas pessoas até acreditam que isso reflete fraqueza, porém, a sensibilidade pode ser uma característica maravilhosa e por muitas razões. Esse é um aspecto muito positivo que nós deveríamos reparar e valorizar ainda mais em todos os nossos amigos e familiares que possuem essa característica.

Aqui estão 9 razões simples para você valorizar as pessoas sensíveis na sua vida:

1. Elas são autênticas e honestas

As pessoas sensíveis são super conscientes quando o assunto é como os outros percebem e são afetados por suas atitudes, portanto, o jeito delas se resume em estar sempre em sintonia com as suas próprias convicções. Elas são mais capazes de serem honestas e autênticas, sabendo exatamente o que dizer naquelas situações confusas em que pessoas menos sensíveis ficariam estagnadas.

2. Elas sempre estarão lá para você

As pessoas sensíveis são mais dispostas e suscetíveis a ficarem ao seu lado quando você for desprezado ou ferido por alguém, porque elas entendem como você se sente em um nível muito pessoal . Elas sofrem mais do que a maioria e acabam simpatizando com você de uma maneira muito profunda.

3. Elas têm uma capacidade incrível para cuidar

As pessoas que se tornaram mais sensíveis ao longo do tempo são muitas vezes as almas mais afetuosas e gentis. Elas se lembram como foram machucadas e rejeitadas no passado e isso faz com que sejam especialmente conscientes quanto a ferir os outros. Sempre tentarão fazer tudo o que puderem para te protegerem de todas as coisas ruins que já sentiram, é simplesmente a sua natureza.

4. Elas não deixam o mundo transformá-las em pessoas difíceis

As pessoas sensíveis são ótimas para perceberem a fonte do seu sofrimento e reagir a isso apropriadamente, isto é, mesmo que elas estejam profundamente machucadas, nunca irão descontar em cima de você ou de ninguém ao seu redor. Não importa o quanto as coisas estejam difíceis, elas parecem nunca perder a compaixão.

5. Elas são incrivelmente empáticas

Muitas pessoas sensíveis são conhecidas por serem bastante empáticas. Podem muitas vezes sentir como você está se sentindo ou o que está pensando instantes depois de você entrar no mesmo aposento que elas. São extremamente ligadas nas pequenas pistas, quase imperceptíveis, que se escondem na sua linguagem, movimentos e comportamento, e dessa forma podem dizer imediatamente se algo não está bem.

6. Elas são muito éticas no trabalho

Ser sensível também pode querer dizer que você está predisposto a outras coisas, como ser muito detalhista ou organizado. Isso torna a pessoa sensível um verdadeiro trunfo para qualquer trabalho, principalmente naqueles que envolvem limpeza ou análises profundas. Elas são aquele tipo de pessoa que não vai descansar até que o problema tenha sido solucionado e que tudo tenha sido feito de maneira adequada.

7. Elas nunca vão agir sem pensar antes

Pessoas sensíveis têm um talento natural para pensar clara e rapidamente antes de agir. Elas não correm riscos ou tomam decisões precipitadas, porque sabem que toda ação terá suas próprias consequências que devem ser consideradas antes de fazer qualquer movimento.

8. Elas podem ser muito inovadoras

É muito comum que as pessoas sensíveis passem bastante tempo com a cabeça nas nuvens. Elas são grandes pensadoras e sonhadoras ávidas. Isso explica porque são tão úteis quando dão seu ponto de vista único em questões difíceis. Elas vêm desenvolvendo uma imaginação fértil, e não vão deixar uma única pedra no caminho sem achar uma solução.

9. Você está em boa companhia tendo elas em sua vida

Quando você é sensível, muitas vezes está predisposto a ser mais ferido do que os outros. Você passa a entender como essa questão funciona, mas isso também não quer dizer que vai abusar ou criar relações tóxicas. As pessoas sensíveis pecam por precaução e não hesitam em cortar laços com aqueles que não são bons com elas, ou com a sociedade em geral. Se tiver sorte o suficiente para fazer parte da vida de uma pessoa sensível, pode ter certeza de que ela enxergará tudo o que há de melhor em você e vai querer te manter por perto.


Texto escrito por Amanda Magliaro Prieto da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]