Animais de Poder Espiritualidade Xamanismo

Animais de poder: Sapo

Sapo verde, azul e amarelo em cima de uma folha
Pexels / Pixabay
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Você já ouviu falar que todos temos um “espírito animal”? De acordo com o xamanismo, todas as pessoas são conectadas espiritualmente a uma espécie animal diferente, então descobrir qual é essa criatura é essencial em nosso processo de autoconhecimento.

Mas o que é exatamente um animal de poder? O que o sapo, caso seja seu animal de poder, pode te ensinar? Como se conectar a ele? Esclareça todas essas dúvidas neste artigo!

O que é um animal de poder?

O xamanismo é um estilo de vida que une o homem à natureza, tentando promover a harmonia entre eles e fazer com que o ser humano absorva características do que é natural para si mesmo. De acordo com o xamanismo, todas as pessoas têm três totens de poder, cada um associado a um dos três reinos da natureza: Animal, Planta e Pedra. Esses totens, segundo essa filosofia de vida, ajudam-nos a nos conhecermos melhor e direcionarmos nossos pensamentos e sentimentos rumo a mudanças que precisamos fazer na vida ou apenas indicando que estamos na direção certa.

O animal de poder, que representa nosso totem Animal, é um arquétipo da nossa personalidade. Isso significa que ele é algo mais espiritual do que racional ou lógico. Não é um teste de personalidade, mas um indicativo de quais traços devemos trabalhar em nós para vivermos uma vida mais harmônica. É, enfim, um símbolo das energias que se encontram em nosso interior — muitas delas adormecidas — e que podem ser usadas a nosso favor.

O sapo como animal de poder

Uma das principais características do sapo como animal de poder é a busca pela pureza — especialmente pela pureza de intenções. O sapo é um animal anfíbio, isto é, que passa a maior parte de sua vida na água, conhecida como símbolo máximo da pureza, nutriente absoluto para esse animal, além de sua “residência”. Apesar de terem na água seu lar, eles se saem muito bem quando adultos, no momento em que migram para a terra e começam a andar fora do ambiente aquático.

A água é usada por nós em diversas situações ligadas a limpeza e conforto. É com água que limpamos um ferimento aberto, é com água que lavamos nossas mãos sujas, é com água que lavamos a casa, o corpo durante o banho ou os alimentos naturais antes de comê-los. Enfim, a água é responsável por quase todos os processos de limpeza que fazem parte do nosso cotidiano. Então ter um animal anfíbio como animal de poder traz toda essa característica de pureza e limpeza da água para a vida.

Foto aproximada do olho de um sapo
Egor Kamelev / Pexels

E é justamente daí que vem outra característica importantíssima do sapo como animal de poder: uma grandessíssima capacidade de resiliência e de se adaptar a qualquer que seja o ambiente, já que é um animal que transita tanto pela água quanto pela terra, sempre em busca de alimento e de melhores condições de vida. Aquele que é influenciado por esse animal de poder, portanto, tem (ou pode desenvolver) grande capacidade de adaptação a condições que parecem, num primeiro momento, adversas.

O que acontece quando misturamos terra e água? Lama, certo? A lama é bastante usada em tratamentos de limpeza de pele e de eliminação de toxinas do corpo, então o sapo traz também essa simbologia da limpeza e da conservação do corpo por meios naturais. Aqueles que são influenciados pelo sapo como animal de poder, caso se conectem a ele frequentemente, podem conseguir eliminar toxinas e outros malefícios do corpo a partir desse encontro espiritual.

Se você viveu numa cidade do interior ou em alguma localidade em que há presença abundante de sapos, sabe que eles costumam sair de lagoas e de rios em grande quantidade quando há mudança climática e períodos chuvosos estão se aproximando, por isso são conhecidos como “mensageiros da chuva”, como se trouxessem a chuva no momento em que saem da água. Como a chuva costuma purificar, renovar e trazer um alívio para períodos secos, há necessidade de renovação e de frescor constantes na vida daqueles que são influenciados pelo sapo como animal de poder.

Chuva molhando o asfalto
PublicDomainPictures / Pixabay

Por fim, os sapos são conhecidos como animais muito independentes e até mesmo sobreviventes, já que os pais não costumam cuidar muito de perto dos filhotes e dos ovos. O processo mais comum é que acasalem, coloquem os ovos e simplesmente sigam sua vida. Portanto um sapo que acaba de nascer precisa entender o mundo e os perigos dele por si, sem o auxílio de ninguém. Isso ajuda a tornar as pessoas que têm esse animal de poder bastante sobreviventes e independentes.

Como descobrir o meu animal de poder?

Não faça quiz online, não confie em testes de internet. Ao contrário do seu signo do Zodíaco ou do Horóscopo Chinês, por exemplo, que você descobre somente com a sua data de nascimento, a descoberta do seu animal de poder é um pouco mais complexa, porque inclui a consulta a um mestre xamã, o único guia possível para revelar qual é o seu animal de poder.

Se você apenas escolher um animal aleatoriamente ou confiar em qualquer teste feito na internet, vai acabar investindo o seu tempo e as suas energias em um animal que não é verdadeiramente o seu animal de poder, o que pode ser bastante frustrante e decepcionante. Para evitar esse tipo de decepção, consulte um mestre xamã, para que ele guie o seu caminho rumo ao seu animal de poder e evite desilusões e que você tenha a sensação de que foi enganado.

Muitas pessoas imaginam que ter o leão, por exemplo, como animal de poder é muito melhor do que ter uma borboleta, já que um nos parece sinônimo de força e o outro, de delicadeza pura. Mas a verdade é que o xamanismo tem outros significados para cada um dos animais, então você precisa ressignificar o que já sabe para compreender como esses animais influenciam você.

E como eu me conecto ao meu animal de poder?

Por ser uma experiência espiritual, conectar-se ao seu animal de poder é um processo único e individual. No momento em que o seu mestre xamã guiá-lo rumo ao encontro do seu animal de poder, ele vai orientá-lo a respeito do que é necessário fazer para manter essa conexão viva após o contato inicial, porque conectar-se frequentemente como seu animal de poder é o que manterá a relação de vocês viva.

Se você fizer esse primeiro contato sem o auxílio de um mestre xamã, pode acabar se frustrando ou não entendendo como funciona o contato com um animal de poder ou pode até mesmo acabar assustando espiritualmente o seu animal de poder. Peça conselho e ajuda ao seu mestre xamã e conselhos a respeito de como manter-se conectado ao seu animal de poder.

Você também pode gostar

Como dica, podemos recomendar a meditação. No momento em que fechamos os olhos e “calamos” os pensamentos, é mais fácil entrar em plenitude espiritual e, consequentemente, entrar em contato com tudo aquilo que é espiritual. Você pode, em processo de meditação, imaginar-se na pele do seu animal de poder, por exemplo, caçando ou correndo pelas matas como ele, voando ou nadando… Enfim, vai da sua imaginação e do que reforçar o vínculo entre vocês. Imaginar-se aproximando-se dele e interagindo com ele também é outra dica boa para os momentos de meditação.

Ter o sapo como animal de poder é, acima de tudo, um símbolo da pureza e da capacidade de limpeza e purificação da água, onde o sapo passa a maior parte do tempo de sua vida. Além disso, vem com a capacidade de juntar o melhor de dois mundos, já que o sapo transita bastante pela terra também. Por fim, traz a capacidade de sobrevivência como a que os sapos precisam ter para aprender a lidar sozinhos com o mundo desde sempre. Conecte-se ao seu animal de poder para viver mais plenamente!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br