Autoconhecimento

Zumbido no ouvido? Isso pode ser um sinal de clariaudiência

Face de uma mulher aparecendo parcialmente em um buraco feito em uma espécie de papel amarelo. Ela mostra sua orelha com a mão espalmada atrás dela, como se tentasse ouvir algo.
Shchus / Shutterstock
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Você tem ouvido um zumbido com certa frequência? Já procurou um médico especializado e nenhum problema físico foi diagnosticado? Nesse caso, você pode apresentar aquilo que o espiritismo entende como clariaudiência, que é a capacidade que uma pessoa considerada médium tem de ouvir coisas que vão além da percepção física.

A depender do tom desse zumbido, podem ser frequências positivas ou negativas. Se você consegue diferenciar a qualidade dessas frequências ou se consegue perceber as mais sutis, tudo indica que você é uma pessoa mais evoluída espiritualmente.

Neste artigo, você vai compreender mais a respeito desse problema, tanto no aspecto físico quanto para a espiritualidade. Se você começou a sentir um zumbido no ouvido do nada ou se já vem apresentando esse sintoma há algum tempo, não perca nenhum detalhe deste conteúdo!

Significado do zumbido no ouvido

Também conhecido por tinnitus, o zumbido no ouvido consiste em um som ou um barulho incômodo, ouvido com certa frequência, que pode se manifestar na forma de chiados, apitos, estalos, cliques ou aquele som de cigarra.

Você pode apresentar um zumbido no ouvido ao se deitar, ao se abaixar ou quando está em silêncio total, por exemplo. Há várias formas de esse fenômeno se apresentar em sua vida, e é importante estar atento ao modo como ele se manifesta, à sua frequência e também aos possíveis sintomas associados.

No aspecto espiritual, as frequências do ruído são um chamado à sua atenção — por exemplo, as de tom mais alto são positivas, provocam uma sensação de calma e alegria e significam que alguém está pensando em você de uma forma boa. Já as mais baixas se referem a sensações perturbadoras e até autodestrutivas, que trazem maus fluidos. Ter a habilidade de percebê-las pode te ajudar a se afastar e se defender delas.

As formas de manifestação espiritual têm significados distintos e até mesmo o lado em que o zumbido é predominante indica algo específico. É o que você vai ver a seguir.

Jovem mulher com semblante incomodado. Ela está com o indicador sobre a orelha esquerda, como se o incômodo estivesse nela.
Anatoliy Karlyuk / Shutterstock

Zumbido no ouvido esquerdo

Do ponto de vista clínico, basicamente não há diferença entre um lado ou outro do ouvido com relação ao zumbido. Já nas questões espirituais, o zumbido no lado esquerdo pode se referir a algo negativo. Mas tudo também vai depender da altura da frequência. Mas, via de regra, pode ser um alerta dos seus guias espirituais.

Logo, tenha cuidado e se prepare para atravessar momentos de adversidade. Foque também as coisas positivas, fazendo o bem, pois o Universo tende a retornar o que fazemos. Fazendo coisas boas e positivas, a evolução espiritual encontra o caminho para acontecer.

Zumbido no ouvido direito

Ao contrário do zumbido no lado esquerdo, aqui temos uma relação com energias positivas vindo em sua direção. Dependendo da frequência, as coisas tenderão a dar certo em sua vida. O nosso lado direito é mais intuitivo e criativo, então essa pode ser uma das razões pelas quais as frequências mais altas são captadas pelo ouvido direito.

Causas do zumbido no ouvido

No sentido espiritual, o zumbido no ouvido é um chamado para o despertar da clariaudiência, podendo estar relacionado com as seguintes razões:

— Evolução espiritual;
— Alerta de algum espírito invasor ou alma negativa prestes a te atacar;
— Despertar da mediunidade;
— Sinais do Universo sobre trabalhos contra seu espírito;
— Tentativa de mensagem de algum ente falecido.

É preciso descartar qualquer problema físico, já que as causas clínicas são variadas: excesso de cera, doença de Menière, lesões do ouvido, desvios de coluna, diabetes, disfunção temporomandibular, danos a algumas células sensoriais, tumores que podem comprimir o nervo auditivo, doenças cardíacas, entre outros. Sem falar nas causas psicológicas, como depressão e estresse – aliás, é bastante comum ter zumbido no ouvido causado por ansiedade.

Mulher sentada em uma cadeira branca. Ela está com a mão sobre a orelha esquerda e apresenta feições de incômodo.
ShotPrime Studio / Shutterstock

O que fazer ao sentir zumbido no ouvido?

Em primeiro lugar, não se desespere nem tire conclusões precipitadas, achando que não há como curar zumbido no ouvido. Procure se acalmar, pois o estresse pode piorar o problema. Procure um médico – nesse caso, um otorrinolaringologista, que fará uma avaliação, podendo pedir exames ou mesmo receitar algum remédio para zumbido no ouvido.

Como se trata de um sintoma, é imprescindível entender o que o está causando. E nem sempre a causa tem origem em um problema propriamente auditivo. Nesse caso, pode ser necessário buscar outros especialistas, como neurologista, endocrinologista, psiquiatra e dentista.

O zumbido nem sempre é algo sério, mas, se os sintomas se prolongam por vários dias ou se o zumbido for algo frequente, é hora de buscar ajuda. Outras razões para se atentar são: piora drástica na qualidade de vida, percepção de alguma perda auditiva, plenitude aural (sensação de ouvido entupido) recorrente, tonturas ou vertigens.

Também é preciso analisar as condições emocionais, exposição a ruído intenso, traumatismo craniano, déficit neurológico focal (perda de movimento, função ou sensação em uma área específica do corpo).

Muito além do físico

Se você tem uma percepção de espiritualidade forte na vida, busque meditar e estar em contato com a natureza, pois ela tem propriedades curativas. Fique também atento ao tipo de barulho que você ouve, para tentar captar se são boas ou más energias.

Você pode também recorrer a uma simpatia para zumbido no ouvido. Existem várias opções na internet, mas selecionamos uma bem simples:

Mulher de roupa rosa meditando em um espaço da cor rosa
KoolShooters / Pexels

Simpatia para zumbido no ouvido usando gengibre

Você irá precisar de:

  • 1 xícara de água;
  • 1 colher (sobremesa) de gengibre ralado.

Ferva a água e adicione o gengibre, deixando ferver por mais ou menos 5 minutos. Desligue o fogo, espere esfriar um pouco. Coe e beba a mistura, dizendo, assim que terminar de beber: “Que o poder do gengibre entre no meu corpo e acabe com esse zumbido angustiante no meu ouvido!”.

Você também pode gostar

Mesmo que você esteja com os exames de saúde em dia, não deixe de procurar um médico! E é possível também que você apresente tanto o zumbido clínico como o espiritual. Aí o tratamento deverá se dar em duas frentes.

Nosso corpo envia e recebe vários sinais. Numa dessas trocas de energia com o Universo, podemos estar sendo chamados por nossos guias espirituais, que buscam nada menos que a nossa evolução neste mundo. Não ignore as mensagens e esteja aberto a desenvolver a sua espiritualidade. Evoluir não tem a ver só as energias que nos cercam, pois envolve também o cuidado com nosso corpo e nossa mente. Cuide-se!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br