Convivendo

SIPAT – superando a desmotivação e os acidentes de trabalho

Microfone.
archnoi1 / 123rf

Olá, seja bem-vindo, prezado leitor! Nesta plataforma de artigos curtos, mas extremamente objetivos, você estará cada vez mais informado sobre os principais motivos e saberá como superar as principais causas de estresse, ansiedade e conflitos rotineiros em sua vida.

Confira mais detalhes em outros artigos e aprenda a viver uma vida melhor!

Bom, agora vamos focar atenção neste artigo, assunto tão importante na vida pessoal e profissional dos adolescentes e adultos: a SIPAT.

SIPAT significa “semana interna de prevenção de acidente de trabalho”. Ela é organizada pelos membros da CIPA em diferentes indústrias brasileiras.

A SIPAT é obrigatória e realizada anualmente, contando com uma semana de palestras, dinâmicas e práticas informativas, tudo focado na segurança e na diminuição dos acidentes de trabalho, além de prevenções e de práticas para melhorar a saúde física e mental de cada trabalhador.

Pois infelizmente é crescente o número de acidentes de trabalho, doenças ocupacionais e conflitos emocionais entre os profissionais de diferentes cargos, de produção a líderes, passando pelo setor de administração. Isso prejudica desde suas vidas pessoais, profissionais a amorosas, além de muitos entrarem na repetição de comportamentos negativos, sem saber como superá-los.

Dessa forma, os temas a serem trabalhados na SIPAT são livres, porém é fundamental abordar o que determinada indústria ou equipe está precisando tratar.

Mulher branca acidentada com advogado na frente.
Elnur / 123rf

Pois quando cada colaborador se conscientizar dos motivos que causam os seus problemas e compreenderem as suas regras organizacionais, será possível se dedicar à sua vida e aos seus trabalhos com mais maturidade, qualidade de vida e menos prejuízos de produção.

São muitos outros os benefícios da SIPAT, dentre eles destacam-se:

• Redução dos conflitos, desânimo e acidentes de trabalho;

• Aumento na produtividade de cada trabalhador;

• Melhora no convívio e ajuda aos colegas de equipe, entre outros.

Faça da programação da sua SIPAT não um tempo perdido, mas um investimento na conscientização e de mudanças de hábitos, atitudes mais maduras de cada um dos seus trabalhadores!

Você também pode gostar

Destacando também que a sua empresa e comércio não precisa aguardar a data específica da SIPAT para gerar tais benefícios, quando podem, em qualquer momento, contratar um palestrante ou um profissional que possa ajudá-los a compreender e solucionar as suas necessidades.

Para mais detalhes sobre como tornar a sua vida ainda melhor e para contratações de palestras, treinamentos e aulas, sigam-me no seu Instagram!

Contato:
Celso de Godoy
Palestrante, escritor, terapeuta e professor universitário
Instagram: @celsoo.g.jr
Email: celsoo.g.jr@gmail.com

Sobre o autor

Celso de Godoy Junior

Atua há mais de dez anos na área educacional, como professor de pedagogia à pós graduação. É escritor, coach de desenvolvimento pessoal e liderança. Atua com palestras e treinamentos voltados à segurança do trabalho (SIPAT), educação emocional e liderança comportamental.
Grande experiência como professor de pós graduação em arteterapia, psicopedagogia e graduação em pedagogia.

Telefone e WhatsApp: 11 99604-7018
Instagram: @celsoo.g.jr
Facebook: Celso G. Jr
Youtube: Despertar
E-mail: celso.g.jr@hotmail.com

Ateliê terapêutico: em Bragança Paulista-SP