Autoconhecimento

Você já teve uma epifania?

Mulher sorridente com o indicador para cima tendo uma ideia
Max-kegfire / Getty Images Pro / Canva
Escrito por Eu Sem Fronteiras

A palavra epifania vem do grego epiphanéia, manifestação ou aparição. É um acontecimento ligado à religião, ao espiritual, divino e filosófico. No contexto religioso, existem três epifanias: a chegada dos Reis Magos foi a apresentação de Jesus ao mundo, celebrada em 6 de janeiro; epifania de João Batista no rio Jordão e o milagre de Caná, o primeiro milagre de Jesus. Ainda no catolicismo, a Epifania do Senhor é uma festa que acontece dois domingos depois do Natal.

Epifania na literatura

Na literatura, a epifania é a arte de tornar compreensível ao leitor algo que faz sentido apenas para o escritor. Clarice Lispector, autora dos livros ‘A Hora da Estrela’, ‘A Paixão Segundo G.H’, entre outros, utilizava este efeito com maestria. Clarice que tinha as questões existenciais como norte de sua produção literária introduzia no meio da história um fato que leva o personagem a uma desestabilização psicológica, que provoca uma reflexão sobre a vida. Ao se reequilibrar emocionalmente, o personagem recomeça a vida.

Epifania em nossas vidas

Papel amassado amarelo sobre desenho de lâmpada
Spukkato / Getty Images Pro / Canva

Na vida, a epifania é quando temos um “pensamento iluminado”, descoberta ou inspiração que surgem durante um impasse e que leva à resolução deste. Durante a epifania, ocorre uma mudança na nossa percepção sobre a realidade, como nos relacionamos com as pessoas e o nível de satisfação com a vida. Neste contexto, a epifania também é uma aparição, pois conseguimos enxergar algo que possivelmente sempre esteve perto e não víamos por imaturidade.

Um exemplo de epifania na vida é quando após o término de um relacionamento amoroso, percebemos que conseguimos viver sem o ex, paramos de seguir os passos dele (a) nas redes sociais, de ligar implorado para reatar a relação, dentre outras atitudes destrutivas.

Você também pode gostar

Não devemos ter medo diante de uma epifania, pois trata-se de uma chance para se libertar. Esta libertação é a oportunidade para recomeçar sua vida com autoestima e determinação para lutar por seus objetivos.7

E você, já teve uma epifania? Qual foi a descoberta que você fez neste momento? O que sentiu e como lidou com ela? Divida a experiência com a gente.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br