Autoconhecimento

De onde vem as ideias…

De onde vem as ideias?
Thais Lima
Escrito por Thais Lima
Você já parou para pensar quando você tem as suas melhores ideias?

Questiono isso, pois em um mundo em que cada vez temos menos barreiras e limitações geográficas, ideias pré-concebidas ou estruturas engessadas se mostram cada vez menos interessantes, na minha opinião.

Venho de um histórico familiar relativamente tradicional, digo desta forma porque nos mudamos muito ao longo da nossa vida.

Enquanto para uma família é comum nascer, crescer, casar e constituir a sua vida na mesma cidade, eu morei em quase todas as regiões do Brasil.

Se avaliar toda a minha família, com certeza, isso foi realizado, pois meus irmãos acabaram fazendo outros voos solo em alguns períodos da vida (risos).

Nesse mesmo sentido vejo o funcionamento da maior parte das empresas. São construídos escritórios, determinados horários de trabalho e, assim, sucessivamente.

De onde vem as ideias?

Agora será que é exatamente nesse período que você está com o seu maior potencial criativo?

Cientistas indicam que isso depende da liberação de certos hormônios, como por exemplo, a orexina, que é um neurotransmissor responsável pela clareza de raciocínio.

Nesse contexto, quando estamos com os níveis mais elevados de orexina acabamos nos colocando certas censuras e uma série de barreiras que podem influenciar na criatividade.

Ou ainda uma distração ou interrupção pode, sim, gerar um período fértil para criação de novas soluções.

Eu costumava ter muitas ideias quando estava no chuveiro. Cheguei até a pensar em colocar um quadro à prova d´água para escrever enquanto estivesse no banho.

Hoje em dia já tenho mais ideias quando estou naquele momento um pouco antes de dormir.

Isso, inclusive, às vezes me deixa bem chateada, porque algumas ideias que surgem neste momento não voltam mais, mas isso é assunto para outro artigo! (risos).

Por isso, digo para quem é empreendedor: entenda o fluxo do seu time., avalie o perfil comportamental, os ciclos de produtividade das pessoas que estão ao seu lado.

Com certeza, entender e adaptar isso às necessidades das pessoas e das empresas tem o poder de gerar um crescimento exponencial na satisfação de todos.

Já para as empresas consolidadas, estruturadas e que se enxergam em um bolo de regras trabalhistas, condições e “temos que”, se questionem se é realmente isso que vai maximizar os seus lucros.

Estamos entrando em uma nova era, está na hora de pensar de forma disruptiva, e não é que as melhores ideias nascem assim?

Boas ideias!

Com carinho,

 

Você pode gostar de outro artigo da autora. Não deixe para amanhã! 

Sobre o autor

Thais Lima

Thais Lima

Advogada não atuante, virginiana, na casa dos 30 e muitos quilômetros rodados por essa vida… Quilômetros que trouxeram uma bagagem muito grande... Bagagem de superação e transformação.

Coach pela Abracoaching e Mentora Certificada Internacionalmente. Instrutora. Ativista Quântica, estudante de Reprogramação Cerebral, PNL, Flow, Gestão de Projetos e várias outras coisas que fazem seus olhos brilhar!

Contato:

Fan Page: Thais Lima Coach
Instagram: @thaislimacoach
LinkedIn: linkedin.com/in/thais-lima-coach
YouTube: youtube.com/coachementorathaislima
Site: ateliedasuperacao.com.br

WhatsApp/ telefone: (11) 98114-8448
E-mail: [email protected]