Espiritualidade Religiões

Umbanda: o que é de verdade?

Escrito por Érica Galli

Tanta gente diz tanta coisa sobre a umbanda, uns dizem que é boa e outros que é ruim… Mas, o que é afinal? É uma religião brasileira, que traz em si muito do culto de nações praticado na África e trazido ao Brasil pelos africanos.

Não é igual ao Candomblé, como muita gente se confunde, são religiões bem diferentes, embora as duas cultuem os sagrados Orixás, usem branco e guias de diversas cores (colares).

A umbanda cultua Deus, assim como em todas as religiões cristãs, cultua também os orixás e os elementos da natureza (o mar, a mata, etc). A verdadeira Umbanda JAMAIS faz sacrifícios animais para nenhum fim, se disser que faz, pode ser qualquer outra coisa, mas não é umbanda!

Seria no mínimo contraditório, cultuar a natureza, a vida e oferecer a morte! A Umbanda respeita todos os seres, desde o mais pequenino até o mais forte e feroz! Somos todos filhos do pai Olorum!

A umbanda se assemelha bastante ao catolicismo, orações, cantos, imagens, fazem parte de seu ritual. Porém, diferente do primeiro, os umbandistas acreditam na vida após a morte, na comunicação com os espíritos, na reencarnação, entre outras coisas. As oferendas (doces, frutas, café, vinho, etc) ao contrário do que muita gente pensa, não são para as entidades que baixam no terreiro, e sim para a pessoa que está sendo tratada.

Uma vez que estamos no mundo físico, precisamos de coisas físicas para o tratamento espiritual, por isso, as entidades subtraem dos elementos das oferendas, os fluidos necessários para fazer o nosso “remédio” no astral.

A entidade de luz, não tem o vício da bebida ou do cigarro, se isso ocorrer, ou a entidade não é de luz, ou é o médium quem é viciado e desta forma a entidade de luz se afasta também.

Nos trabalhos de umbanda, muita cura física, mental e espiritual é realizada, os pretos velhos com sua simplicidade não deixam transparecer, mas são exímios magos brancos, desmancham feitiços como ninguém! Os caboclos são conhecedores da magia das ervas e trabalham muito na cura das doenças, etc.

Umbanda não tem meio termo, ou você é ou não é. Quem conhece a umbanda de verdade, ama! Quem não conhece, deveria conhecer para pelo menos deixar o preconceito de lado. É muito triste ver as pessoas julgando mal aquilo que sequer conhecem. Nenhuma religião em si é má, todas possuem um único propósito: nos aproximar de Deus!

Você também pode gostar

Mas, são algumas pessoas que deturpam as crenças para favorecimento próprio. Todas são boas e cada uma está de acordo com o nível vibratório e de entendimento de seus fiéis. Muita luz a todos!

  • Érica Galli

    Érica Galli

    Enfermeira especialista em Ortomolecular e Terapeuta Integrativa
    [email protected](19) 99184-7564@atlantissaudeericagalli.com.brlinkedin.com/in/enf-dra-rica-galli-massaroti-ba3376234atlantissaude

    Atuante há 14 anos no atendimento clínico, com consultório físico em Campinas SP e Pedreira SP, e consultas Online para todo o Brasil e exterior.
    Meu atendimento é voltado para saúde intestinal (como Intestino Irritável, Colite, Síndrome Disabsortiva entre outros) e suas consequências (doenças autoimunes, dores crônicas, saúde da pele e cabelos, alergias e muito mais).
    Enfermeira e Terapeuta Integrativa desde 2012, especialista em Terapia Ortomolecular, Ozonioterapia, Terapia Neural, Acupuntura para os cuidados com a saúde física, e atuante com Florais de Bach (formada pelo instituto Bach Center), Fitoenergética, Fitoterapia, Reiki, Cromoterapia, Radiestesia e Radiônica para os cuidados com a saúde emocional e energética.
    Estudiosa sobre espiritualidade, física quantica e ufologia desde os 15 anos, apaixonada por unir os conhecimentos desses "mundos" que para muitos são tão distintos, mas que na realidade são tão intimamente ligados.