Autoconhecimento Coaching

Quatro dicas para seu filho ler mais

Cute boy reading book under blanket at night. Magic light coming out of book.
Escrito por Vivian Rio Stella

Inúmeros pais relatam uma certa angústia por seus filhos dedicarem mais tempo aos videogames e redes sociais do que à leitura de livros. Mas será que as crianças têm mesmo acesso aos livros ou os encaram como lazer? Pensando nisso, a professora Vivian Rio Stella, da VRS Cursos elenca quatro práticas que ajudam a incentivar a leitura das crianças – algo que, se consolidado, tende a se tornar um bom hábito por toda a vida.

1. Presenteie com livros: embora os brinquedos tenham um apelo incrível, dar livros é um grande passo para que as crianças encarem a leitura como um tipo de diversão, não apenas obrigação ou parte do currículo escolar. Se não tiver ideia do que comprar, peça indicação na livraria, escolha um livro que te chame a atenção ou compre um best-seller.

a girl reading a book sitting in a chair

2. Faça da livraria um programa: a criança precisa encarar a leitura como algo divertido e que dá muito prazer. Por que, então, não levá-la a uma livraria e deixá-la ter contato com os livros, folheando e escolhendo? Aproveite também a Bienal do Livro, feiras de histórias em quadrinhos, festas literárias ou eventos relacionados à leitura para já ir familiarizando os pequenos com o universo da leitura.

Você também pode gostar:

3. Leia na frente das crianças: os pais são o principal modelo para os filhos; portanto, se você não é visto como leitor, não dá para cobrar que eles o sejam, certo? Mostre que você lê com frequência e que ler diversas fontes de informação ou tipos de livros ajuda a se manter atualizado.

4. Conte e fale sobre as histórias: leia para seus filhos, relate o que está lendo, peça para que a criança conte o que está lendo, do que mais gostou, do que menos agradou. Incluir o universo da literatura nas conversas pode ser um ótimo pretexto para estimular as crianças a buscar mais e mais histórias.

Sobre o autor

Vivian Rio Stella

Graduada e Doutora em Linguística pela Unicamp e Pós-Doutora pela PUC-SP, Vivian Rio Stella atua como coach em programas de carreira, customizados e individuais, e de desenvolvimento de habilidades de comunicação corporativa. É instrutora de treinamentos, oficinas e vivências para empresas, palestrante nas áreas de Linguagem e Comunicação Institucional e sócia-diretora da VRS Cursos, Palestras e Coaching (www.vrscursos.com.br), especializada em Comunicação, Liderança e Empreendedorismo.

Telefone: (11) 4329-3270
Facebook:
VRS Cursos, Palestras e Coaching

Email: vrscursos@vrscursos.com.br