Autoconhecimento Meditação

Medite para ser abundante

Mulher de cabelos cacheados sentada na beira da praia, meditando com os olhos fechados.
123RF/Javier Sanchez Mingorance
Ricardo Ricchini
Escrito por Ricardo Ricchini

Este artigo é o terceiro de uma série que trata da atenção plena em 7 áreas energéticas – inspirado nos chakras – e sobre como meditar e agir sobre elas pode ser prático, útil e benéfico, independentemente de dogmas ou crenças.

Você pode acompanhar minhas aulas de meditação online no Instagram Meditação Transforma.

Quando observamos alguém meditando – aquela pessoa sentada em uma imobilidade serena e perfeita –, por vezes podemos pensar: “Eu não consigo chegar nesse nível. Meditar não é para mim. Minha mente é caótica e inquieta”.

Mas como saber o que se passa na cabeça de qualquer um, esteja ou não meditando? Estar em silêncio, sentado em alguma postura que inspire o estado meditativo, não significa estar em paz, mas possivelmente significa estar em busca da paz interior.

Se não temos nenhum método para essa busca da paz interior, quando tivermos de lidar com emoções negativas, acabamos focando no que é tão apreciado pelos sentidos. Se não aprendemos a buscar a felicidade dentro de nós, nossa tendência é procurá-la fora.

Mulher jovem de cabelos ondulados olhando pelas grades de uma construção.
Foto de Andrea Piacquadio no Pexels

É um perigoso caminho, que fortalece a avidez pelos prazeres e a repulsa pelo sofrimento, nublando o fato de que essas duas polaridades são a mesma coisa. Somos tomados pela volúpia.

Tornamo-nos desejosos do que é fácil obter, tal como alimentos calóricos e supérfluos do e-commerce. Tornamo-nos desejosos do que é custoso obter, tal como as férias dos sonhos, veículos e roupas de grife. Tornamo-nos reféns de vícios que podem comprometer nossa saúde e nossas finanças e que passam a consumir outras áreas da nossa vida, tais como relacionamentos, vocação, entendimento e espiritualidade.

A meditação oferece-nos um caminho seguro para fazer uma jornada interior de autoconhecimento.

Você também pode gostar

Meditar é observar os pensamentos, sentimentos e emoções. E, quanto maior esse compromisso, maior a possibilidade de ter de lidar com emoções negativas, mas neste caso não estamos reforçando padrões nocivos, estamos observando esses padrões em nós.

E aqui está uma grande resistência em praticar meditação, afinal, qual a utilidade desse processo, uma vez que podemos sofrer ao identificar culpa, rancor, medo, vergonha ou indignação?

Ocorre que negar o difícil e o desconfortável limita sua visão do mundo e reduz sua capacidade de enfrentar a vida de frente. Meditando, não estamos tentando passar a eternidade em um estado de felicidade plácida. Estamos engajados em uma prática de ver com clareza, mudando assim o relacionamento com a dificuldade, incluindo e abraçando tudo o que a vida oferece.

Mulher de cabelos cacheados sentada no chão da sala, ao lado de seu cachorro, meditando.
Foto de cottonbro no Pexels

É dessa forma que podemos permitir a abundância em nossas vidas. Sabemos que virão dias bons e dias ruins e sabemos que podemos agir sobre ambos. Como? Observando os fenômenos da vida sem apego.

Dessa forma não somos mais inclinados a aceitar as famosas crenças limitantes, que dizem “o dinheiro é sujo”, “dinheiro não dá em árvore”, “não sei lidar com dinheiro” e “quem ganha dinheiro fácil é corrupto”. Podemos focar o momento presente e fazer o necessário – seja trabalho, estudo, parcerias, acordos ou compromissos – sem o peso árduo da culpa e sem a carga excessiva da ansiedade.

Negar o sofrimento limita sua capacidade de se conectar com a felicidade e a abundância.

Pratique o mantra: “Sou disciplinado, merecedor e confiante. O necessário sempre virá.”

Você pode acompanhar minhas aulas de meditação online no Instagram Meditação Transforma. 

Você está no 2º Chakra

Continue acompanhando a série:

Sobre o autor

Ricardo Ricchini

Ricardo Ricchini

Professor de meditação, autor, palestrante e especialista em negociações

Email: [email protected]
Site: ricchini.com.br
Instagram: meditacao.transforma
Facebook: Grupo Meditando para eliminar a ansiedade
Youtube: AQUI TEM NEGÓCIO!
Linkedin: linkedin.com/in/ricchini/
Livro: Livro Meditação Mindfulness