Autoconhecimento

10 dicas para começar o seu dia com intenção

50413527 - young woman sits in yoga pose with city on background. freedom concept. calmness and relax, woman happiness. toned image
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Eu adoro rituais matinais. Pessoalmente, reservei qualquer lugar pelo tempo de 20 minutos a uma hora e meia para desfrutar durante minha manhã. Esse é o nosso melhor período para estabelecer as oportunidades que teremos ao longo do dia.

Marianne Williamson disse isso sobre as manhãs. “No começo do dia a mente está mais aberta para receber novas impressões. Uma das coisas mais importantes que podemos fazer é pegar toda a responsabilidade para administrar o poder da manhã.”

Eu costumava acordar, ligar meu celular e ler as notícias. As notícias ruins e estressantes. Então, me levantava da cama e ia enfrentar o resto do dia. Minha mente era superativa durante esse período, e ainda é.

Agora eu acordo e trago a clareza ao meu coração. Me sinto agradecida por estar vivendo um novo dia. Me levanto e lentamente começo meus rituais matinais.

VIVER INTENCIONALMENTE SIGNIFICA ESCOLHER O QUE MAIS SERVIRÁ PARA NÓS.

Minha mente ainda é a minha parte mais ativa pela manhã. Geralmente acordo excitada e pronta para começar o dia. Mas me treinei para que isso não aconteça, já que acabo criando uma energia frenética para enfrentar o resto do dia. Sempre pulo de uma coisa para outra, e acabo me quebrando no meio do dia.

Se você deseja ter um belo dia, você precisa estabelecer as bases para isso. Muitas vezes mergulhamos de cabeça na nossa rotina ao invés de vivê-la calmamente.

Aqui estão algumas dicas para iniciar o seu dia bem-disposto:

1. Vá dormir antes da meia-noite.

A disposição começa no dia anterior. O jeito que acordamos pela manhã tem muito a ver com a qualidade do nosso sono. A maioria de nós precisa de sete a nove horas de descanso, e costumamos dormir melhor quando vamos para cama antes da meia-noite.

2. Dê a si mesmo o dobro do seu tempo.

Vou para o aeroporto duas horas mais cedo por que quem quer mais estresse? Eu não. Então escolho não o criar. Dê a si mesmo mais tempo do que você precisa, para que você possa realmente estar presente na sua manhã. Não importa o que você precisa, dobre isso.

3. Quebre seus hábitos.

Olhar o Instagram ou o Facebook logo ao acordar é um mau hábito. Começar sua manhã bem-disposto significa que você está escolhendo no que deseja se focar. Cada coisa em que a sua mente se concentra, cria uma marca.

4. Viva plenamente.

Assim que você acordar, sinta o lençol na sua pele, a temperatura do seu quarto, sinta seus pés no chão, sinta a escova de dentes na sua gengiva.

5. Esteja presente.

Este é um enorme e grande hábito para a maioria de nós. Resista a tentação de pensar sobre o que você precisa fazer durante a sua jornada. O seu dia e todas as coisas que você precisa fazer ainda estarão lá uma vez que você termine a sua rotina matinal. Treinar-se para estar presente durante a sua manhã irá te ajudar a estar presente em qualquer situação da sua vida.

6. Lembre-se que você vale a pena.

Reconheça que a sua habilidade de estar presente consigo mesmo pela manhã é um ato de amor-próprio. Quando nos amamos, estamos trazendo a plenitude para as nossas vidas. Se você não consegue se comprometer com você mesmo, então não conseguirá ser verdadeiro com ninguém.

7. Não tenha medo de mudar.

É fácil qualquer coisa se tornar um item de um checklist. Quando sua rotina matinal começar assim, saiba que ela não te serve mais. Não se apegue aos seus rituais matutinos, se você sente que algo não lhe é mais útil, deixe de lado. Você sempre pode recomeçar.

8. Não negocie.

A melhor maneira de se comprometer consigo mesmo é simplesmente dar as caras. Isso significa que você não deve se permitir negociar. Não há desculpas para não aparecer. Você não deve nem permitir que a sua mente cogite isso. Apenas apareça.

9. Faça uma lista.

Fazer uma lista com as coisas que você deseja fazer pela manhã é uma boa maneira de reduzir a resistência. Acorde e dê uma olhada na sua lista. Agora você está pronto para saber o que precisa fazer.

10. Escolha sabiamente.

Certifique-se de que as coisas que escolheu fazer durante a sua rotina matinal são coisas que te nutrirão, energizarão e que te reconectarão com seu espírito, intuição e coração.

Esse é o processo que eu chamo de O Mapa do Desejo. O propósito é te ajudar a ver claramente o que você realmente deseja sentir na sua vida. Quando você sabe como deseja se sentir, você descobre o que precisa escolher para se sentir dessa forma.

Viver a vida intencionalmente te tira da sua própria bolha.

Eu vivo pensando sobre isso ao longo da minha vida e pronuncio essas mesmas palavras todas as manhãs. Agora elas são sagradas, ricas, libertadoras e cheias de confiança. Eu reflito sobre isso toda manhã e crio rituais na minha vida que farão esses sentimentos de liberdade virem à tona.

Você também pode gostar

Viver bem-disposto requer mais do que apenas disposição, são pequenos hábitos no dia a dia e, principalmente, na sua manhã, que tornam tudo possível. Mas, e você? Quais são os seus rituais para acordar bem-disposto e viver intencionalmente? Conte-nos nos comentários!


Escrito por Amanda Magliaro da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br