Autoconhecimento Coaching

Três palavras mágicas que iluminam seu dia

Diego Trambaioli
Escrito por Diego Trambaioli



Quando você era criança já ouviu algum adulto dizer: “Cuidado com sua boca rapaz, as palavras têm poder”?  Provavelmente sim, e talvez somente hoje entende o que aquele simpático velhinho quis dizer uns anos atrás, mas mesmo assim ainda subestima a força de cada palavra que pronuncia. 

É evidente que o “peso” de cada palavra é diferente, e hoje quero te apresentar três palavras poderosas que tem a capacidade de vencer o desanimo, três palavras que podem iluminar seu dia, três palavras que pronunciadas conscientemente abrem a porta do sucesso e da felicidade.

“A lei da mente é implacável, o que você pensa você cria.” 

– Buda

Deseja realmente conhecer essas três palavras? Parabéns pela escolha porque querendo ser feliz e bem resolvido mostrou muita coragem e amor próprio.

Já enfrentou alguma discussão desagradável em casa e no trabalho, ou não alcançou o resultado desejado em alguma prova importante pela qual se preparou bastante? Já recebeu uma resposta que te decepcionou muito e chegou a se sentir extremamente desanimado?

Sim? Pois eu também! Quando estamos desanimados sabemos que com certeza a culpa é de alguma coisa ou de alguém, correto?! Errado! Estar desanimado é uma escolha: é nossa escolha.

Está bem Diego! Está me dizendo que eu levanto e escolho me sentir desanimado estragando meu dia? Pode trocar a música porque esta vez você está totalmente errado! O que eu posso fazer se a vida é difícil para mim que tenho azar, se meu chefe me odeia, meus funcionários são burros, se qualquer coisa que faço dá errado, se _________ (pode preencher o espaço com todas as desculpas que desejar).

Agora eu te pergunto: já parou para observar com quais pensamentos alimenta seu dia?

Você acredita realmente que tantas palavras e pensamentos ruins não tenham nenhum efeito negativo sobre seu estado físico e mental?

Peço desculpa se de alguma forma te incomodei, nunca me permitiria de julgar o momento que você está passando, simplesmente quero dizer que nem eu nem você podemos controlar eventos externos que não dependem da nossa vontade, mas temos total poder sobre nossos pensamentos, reações e palavras.

O segredo é saber utilizar três palavras magicas que podem te ajudar a pensar de forma positiva, palavras que utilizadas com frequência te ajudarão a enxergar pontos de vista diferentes, palavras que serão uma ferramenta valiosa para enfrentar o desanimo quando ele tentar dominar seus pensamentos.

Primeira palavra: Quero

Quantas vezes quando está desanimado e coloca o foco nas coisas que você não deseja?
Onde pode te levar esta atitude?

É muito comum ouvir pessoas que passam a vida resmungando e se queixando o tempo todo, mas com certeza você deseja uma vida feliz e repleta de satisfações, por isso precisa colocar o seu foco em tudo aquilo que você quer porque a energia positiva acompanha a intenção positiva.

Pensar naquilo que não quer tem o efeito contrário: reforça e produz o que você não deseja.

Fale positivamente, alimente seus desejos, fortaleça sua motivação e as coisas ao seu redor mudarão, como um toque de mágica seus sonhos até hoje inalcançáveis se tornarão realidade.

Segunda palavra: Escolho

Você mesmo escolhe o que fazer ou deixa outras pessoas escolherem para você?

Sabe qual é a maior causa de desanimo e procrastinação? Simplesmente tudo o que percebemos como imposição (de coisas ou pessoas).

Cada vez que mentalmente fala para si mesmo “preciso fazer isto” ou “tenho que fazer aquilo” sua mente traduz como:

– “Estão me obrigando a fazer uma coisa que não gosto”.
– “Não quero fazê-lo, gostaria de fazer outra coisa”.
– “Se não fizer o que pediram _________” (Coloque a coisa terrível que poderia acontecer).

Chegou a hora de parar de ser público da sua vida, suba no palco e comece a protagonizar sua existência, troque os “tenho de e preciso” com os “escolho”.

A partir de hoje pense diferente e se ponha três simples perguntas:

1. O que escolho fazer?
2. Quando escolho fazê-lo?
3. Como escolho fazê-lo?

Escolher o que deseja fazer é um dos segredos para acabar com a procrastinação. Todos podemos estar no controle da nossa vida e utilizar o poder de escolha cada vez que temos esta oportunidade. Sabendo disso ainda está desanimado?  

Lembre-se sempre daquilo que realmente quer e decida utilizar o poder da escolha para realizar seus objetivos, a hora é agora!

Terceira palavra: Decido

Cada vez que você toma uma decisão está transmitindo para seu cérebro o seguinte recado: “Meu lindo, isto é o que quero, faça todo o possível para facilitar meu caminho até realizar meu desejo”. Nada é mais poderoso do que uma decisão consciente.

shutterstock_164566736Todos os dias quando você acorda toma sempre dois tipos de decisões: algumas que aproximam e outras que afastam dos seus objetivos. Cada vez que você escolhe passar duas horas teclando no whatsapp no lugar de estudar, cada vez que você escolhe acessar o facebook no lugar de redigir um importante relatório de trabalho, cada vez que fica na cama no lugar de ir à academia fazer exercício você está tomando uma decisão.  E cada decisão tem uma consequência.

Decida hoje mesmo o que é importante para você e tome as decisões que mais aproximam aos seus objetivos.

Ainda tem certeza que sucesso e conquistas dependem da sorte e do destino?

Existe mais uma decisão importante que pode fazer toda a diferença: saber dizer não. Se você nunca tem tempo para cuidar da sua vida, fazer o que gosta e descansar provavelmente não sabe dizer não para seus amigos, colegas, parceiro, filhos e familiares.

É este o seu caso? Se for, não venha me falar que você é uma pessoa bondosa porque infelizmente a sua incapacidade de dizer “não” é consequência da sua baixa autoestima e do medo que ainda tem de decepcionar os outros. O julgamento das outras pessoas é hoje tão influente que te impede de cuidar da pessoa mais importante da sua vida: você mesmo.

Lembre-se que se realmente quer ser uma pessoa melhor para os outros, antes de tudo precisa ser uma pessoa melhor para você mesmo.

Quando deseja alguma coisa de verdade, escolha e decida como fazê-la e lembre-se da importância de seus pensamentos, porque como dizia Buda: “A lei da mente é implacável, o que você pensa você cria”.

E você controla seus pensamentos?

Sobre o autor

Diego Trambaioli

Diego Trambaioli

Licenciado em Ciências Políticas e Relações Internacionais na Universidade de Turim (Itália) possui o Master em Jornalismo esportivo obtido no Ateneo Formass de Milão (Itália). Master Coach Internacional formado na Escuela Europea de Coaching (EEC) associada com a International Coaching Federation (ICF) e na Sociedade Brasileira de Coaching (SBC) associada com a Association for Coaching (AC), Worldwide Association for Coaching (WABC), Institute of Coaching (IOC) É certificado em PNL pela Sociedade Brasileira de Programação Neurolinguistica (SBPNL). Tem 15 anos de experiência na área de Relações Públicas no Club Mediterranée Europe (Itália, Espanha, França e Martinica) e Road Manager na organização de eventos musicais (Malamusik Itália). Desde 2008 atua como Palestrante e Coach Pessoal e de Carreira com foco no desenvolvimento humano, realização de objetivos e melhoria continua da performance palestrando e atendendo no Brasil e na Itália.

Telefone: (11) 2269-3452 | 94545-9856
E-mail: [email protected]
Blog: www.diegotrambaioli.com
LinkedIN: Diego Trambaioli

Facebook: Diego Trambaioli
Twitter: www.twitter.com/diegotrambaioli