Nutrição

A cor da gema

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Quem não gosta de comer aquele ovinho mexido logo pela manhã? Ou quem não dispensa um ovo, seja cru, frito, com gema mole, gema mais durinha, cozido durante o dia? De certo, você em algum momento da sua vida já consumiu um ovo. Mas já observou, que os ovos possuem coloração diferente uns dos outros? E como saber se um ovo é de granja ou não? E como saber se todos eles possuem o mesmo valor nutricional? E qual será o mais gostoso?

Nós temos a pretensão de acharmos que as gemas mais amareladas são mais nutritivas, já que são encontradas em maior quantidade. Mas, segundo pesquisadores, as gemas de ovos com cores mais alaranjadas são as mais nutritivas e mais saudáveis.

Na maioria dos granjeiros, as galinhas acabam ficando horas e horas em confinamento, locais escuros e totalmente fechados, o que prejudica a saúde delas. Por isso, quando as gemas possuem uma coloração mais amarelada, isso significa que esta galinha não possui uma dieta do tipo saudável. Embora encontradas em menores quantidades, as gemas mais laranjas são bem mais nutritivas.

A explicação para isso é simples. As galinhas que são criadas soltas em ambientes, têm a oportunidade de se alimentarem com coisas que possuem mais pigmentos, o que acaba tornando os seus ovos mais escuros e consequentemente, mais nutritivos.

Independentemente da coloração de um ovo, a gordura e a proteína presente nesse alimento são iguais. No entanto, gemas com cores mais escuras apresentam em sua composição ômega 3 e xantofilas, nutrientes que também são encontrados em grãos e em legumes que possuem importante valores nutricionais.

A coloração desses ovos acaba indicando muito mais do que conseguimos imaginar, indo muito além da rotulação de um ovo. Mas porque se preocupar com a saúde ou com a alimentação de uma simples galinha? Bom, a resposta também é bem simples. Nós comemos os ovos delas, e sendo assim, a boa saúde dessas galinhas reflete de maneira direta na nossa.

Manter a saúde é uma das nossas preocupações diárias, ou que pelo menos deveria ser. Por isso, opte por consumir ovos que não sejam das chamadas fazendas industrial. Esta é uma garantia de que o ovo terá mais textura, sabor e nutrientes.

Os ovos caipiras, ou seja, aqueles que não são de granja, possuem cascas mais duras e também são menores. No entanto, sempre que for possível, tome o cuidado de perguntar ao feirante ou ao comerciante sobre a origem desse alimento e diminua as chances de comprar uma caixa errada.


Texto escrito por Flávia Faria da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]