Nutrição Nutrição Infantil

Método BLW: introdução alimentar sem papinha

Escrito por Eu Sem Fronteiras

O Baby-Led Weaning (que em português significa “desmame guiado pelo bebê”), também chamado de método BLW, faz com que sejam oferecidos pedaços de alimentos para os bebês, a fim de que eles se sirvam sozinhos. Essa prática vem ganhando cada vez mais mães adeptas no mundo todo.

Apesar de parecer complicado, o método criado por Gill Rapleu, uma agente britânica de saúde e autora do livro Desmame Guiado pelo Bebê: Ajudando seu Filho a Amar Boa Comida, está fazendo sucesso entre as mamães do mundo todo. A ideia consiste em deixar que os próprios bebês decidam o que querem comer. Para isso, a partir de seis meses de vida, eles devem se sentar à mesa junto com toda a família. Ao alcance deles, estarão alimentos em pedaços.

No Brasil, um fato que evidencia a aplicação dessa técnica é a grande procura por informações nas redes sociais. Já são mais de 5 mil seguidores no Facebook, sendo a grande maioria mulheres.

A OMS, Organização Mundial de Saúde, recomenda que os pais ofereçam apenas alimentos que complementem a nutrição que o leite materno dá aos bebês. Essa introdução, segundo os pediatras, deve ser feita através de papinhas.

É importante que o bebê tenha acesso a alimentos apropriados para o tamanho dele. Deve-se optar por formatos e porções os quais a criança consiga pegar e depois colocar na boca sozinha. Cenouras e brócolis, cortados e cozidos, são uma boa opção.

No método, deve-se dar preferência aos alimentos mais saudáveis. No início, é normal que a criança brinque mais com a comida do que realmente a coma. E isso é totalmente natural. Não se preocupe! Mas, em hipótese alguma, obrigue o bebê a comer. Nunca use de gritos, castigos, premiações ou promessas.

O mandamento mais importante desse método é que não se deve apressar a criança. Deixe que ela coma no próprio tempo. A dica é optar por horários em que o bebê não esteja com muita fome nem irritado. A vantagem de se utilizar esse método é dar aos bebês a oportunidade de conhecerem novos sabores e texturas. A cada nova refeição, eles desenvolvem mais e mais a capacidade de distinguir o que não gostam do que gostam.

Além do mais, o método BLW ajuda na estimulação da autonomia. Outra grande vantagem é para os próprios pais, que conseguem se alimentar enquanto a comida ainda está quentinha; ou seja, não precisarão mais dar o almoço na boca da criança e só comer eles próprios depois disso.

Você também pode gostar

Para evitar muita sujeira, há dois truques que podem ser utilizados. Num primeiro momento, esqueça o uso dos pratos. Isso porque uma das primeiras reações de um bebê ao vê-lo é virá-lo para que possa olhar o fundo. Já a segunda dica é colocar uma proteção no chão. Como as crianças nessa idade acabam vendo a hora da comida como uma diversão, grande parte dos alimentos acaba no chão.

Antes do que você realmente espera, seu filho aprenderá direitinho.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br