Nutrição Receitas Vegetarianismo

Bolinho de chuchu

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Provavelmente você tem lembranças bem gostosas de quando sua mãe, sua avó ou aquela tia que mandava bem na cozinha fazia bolinhos de arroz, de espinafre ou de aipim, não é? Os bolinhos têm esse jeitinho de comida feita com carinho e para ser consumida de forma descontraída. Pois agora apresentamos mais uma opção dessa iguaria tão adorada: o bolinho de chuchu.

Você também pode gostar de:

Com duas opções de preparo, os bolinhos são uma ótima opção para deixar o chuchu, que costuma ser lembrado como um legume sem muito gosto, mais saboroso e atrativo, inclusive para as crianças. O formato e o sabor do bolinho de chuchu agradam a todos e deixam o almoço ou o jantar com um ar de café da tarde ou até mesmo comidinha de boteco.

Apostar para servir em uma refeição, com uma bela salada variada de verduras e legumes ou grãos (como a lentilha, o grão de bico e o feijão fradinho) é uma ótima pedida. Já se a ideia for a de servir como petiscos, aposte em molhos saborosos, uma pimentinha marcante e uma bebida refrescante, como suco de abacaxi com hortelã ou um mojito.

Bolinho de Chuchu com grãos

O ingrediente principal do nosso bolinho de chuchu tem uma série de benefícios para o nosso organismo, apesar de não serem muito conhecidos. Esse vegetal é capaz de regular a glicemia no sangue, ajudar na limpeza das toxinas no nosso organismo diariamente e favorecer a eliminação de gordura localizada.

Também é um forte aliado à saúde dos cabelos, sendo capaz de dar mais brilho e volume. Para as gestantes ele é um ótimo alimento para ajudar na formação do bebê, devido à grande quantidade de ácido fólico que possui. Ele ainda conta com uma grande quantidade de magnésio e de fósforo, o que ajuda a fortalecer os ossos e os dentes.

Confira abaixo duas opções de receita de bolinho de chuchu e vá para a cozinha preparar a sua escolhida:

Bolinho de Chuchu Assado

Bolinho de Chuchu Assado

(Receita retirada do site Receita Natureba)

Ingredientes:

  • 3 chuchus pequenos
  • 2 ovos
  • 1/2 xícara de farinha de linhaça (ou outra de sua preferência)
  • 1 colher (chá) de fermento em pó
  • Sal a gosto
  • Temperos a gosto

Modo de Preparo:

Descasque os chuchus, lave-os bem e leve-os para cozinhar até que fiquem bem macios. Escorra toda a água, amasse-os bem e adicione os ovos. Bata ligeiramente para que tudo fique bem homogêneo.

Adicione o sal, os temperos e a farinha, misture até que tudo vire uma massa bem homogênea e, por último, acrescente o fermento e misture tudo lentamente.

Unte forminhas de empadas ou use forminhas de silicone. Leve para assar na airfryer ou no forno até dourar. Pode demorar cerca de 10 minutos a 180° graus na airfryer ou 25 minutos a 180° graus no forno.

Bolinho de Chuchu

Bolinho de Chuchu com tomate e queijo

(Receita retirada do site Manga com Pimenta)

Ingredientes:

  • 1/2 xícara de chá de farinha de trigo
  • 3 unidades de chuchu pequenos cortados em cubos pequenos
  • 2 unidades de tomates pequenos cortados em cubos pequenos
  • 2 unidades de ovos
  • 100 gramas de queijo ralado de sua preferência – usei muçarela
  • 1 colher de chá de fermento em pó químico
  • sal e orégano (ou outro tempero) a gosto

Modo de preparo:

Lave bem os tomates, retire as sementes, corte-os em cubinhos e reserve-os. Descasque os chuchus, lave-os bem e corte-os em cubos pequenos.

Em uma panela com bastante água, cozinhe os chuchus até os pedaços ficarem macios. Escorra toda a água e reserve.

Em uma tigela, adicione os ovos e bata ligeiramente. Coloque o sal, os temperos, os pedacinhos de chuchu, os cubinhos de tomate, o queijo e a farinha de trigo. Misture até que tudo fique bem homogêneo. Por último, acrescente o fermento e mexa lentamente a massa.

Unte forminhas de empadas ou use forminhas de silicone. Leve-os para assar em forno pré-aquecido em temperatura média, por cerca de 25 minutos ou até os bolinhos ficarem dourados.

Espere esfriar antes de servir.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]