Energia em Equilíbrio

Pessoas mais espiritualizadas se cuidam melhor

Happiness - Free happy woman enjoying sunset. Beautiful woman in white dress embracing the golden sunshine glow of sunset with arms outspread and face raised in sky enjoying peace, serenity in nature
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Ter uma vida espiritualizada não é somente para quem frequenta alguma instituição religiosa.

Ter uma vida espiritualizada significa estar ligado ao bem-estar do espírito, em vez de somente focar no corpo físico.

A medicina ainda está longe de uma total conciliação com questões espirituais, mas, aos poucos, alguns estudos indicam que o bem-estar espiritual pode afetar diretamente a saúde das pessoas. Um dos pioneiros no Brasil a estudar essa relação é o médico Alvaro Avezum, do Instituto Dante Pazzanese. O médico faz parte de um grupo de pesquisadores internacionais que estudam a relação de práticas espirituais com a saúde cardiovascular.

Até agora, existem indícios de que as práticas espirituais ajudam na prevenção das doenças cardiovasculares. Os motivos são diversos, mas podemos destacar a forma como as pessoas usam as emoções ligadas ao perdão, a honestidade e ao altruísmo, esses que são valores praticados por pessoas que possuem práticas espirituais. Essas emoções estão diretamente ligadas ao equilíbrio na produção de hormônios no corpo e, dessa forma, ajudam a pessoa a se manter mais saudável e prevenir diversas doenças.

Outro ponto a ser destacado são os hábitos das pessoas “espiritualizadas”. Por estarem ligadas a algum tipo de crença ou fé, muitas delas procuram se cuidar melhor e ter hábitos mais saudáveis, também evitando o consumo de produtos prejudiciais a saúde como o cigarro e o álcool.

Devemos ressaltar novamente que a espiritualidade não necessariamente tem a ver com alguma religião, como afirma o médico: “sempre enfatizo que nossas pesquisas independem de filiação religiosa. Gosto de deixar isso bem claro porque a humanidade tem mostrado muita confusão em torno de questões que envolvem religião. Digo que é possível viver sem religião, mas não sem espiritualidade”.

Portanto se você se preocupa com a sua saúde e bem-estar, procure criar hábitos que estejam de acordo com uma vida mais espiritual.

Você não precisa se associar a nenhuma religião para isso. Adotar práticas como meditação, exercícios de autoconhecimento, contato com a natureza, trabalho voluntário e altruísmo, podem te ajudar a ter uma vida muito mais saudável e equilibrada. A sua saúde agradece!


Texto escrito por Ricardo Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]