Energia em Equilíbrio

Pessoas mais espiritualizadas se cuidam melhor

Escrito por Eu Sem Fronteiras

Ter uma vida espiritualizada não é somente para quem frequenta alguma instituição religiosa.

Ter uma vida espiritualizada significa estar ligado ao bem-estar do espírito, em vez de somente focar no corpo físico.

A medicina ainda está longe de uma total conciliação com questões espirituais, mas, aos poucos, alguns estudos indicam que o bem-estar espiritual pode afetar diretamente a saúde das pessoas. Um dos pioneiros no Brasil a estudar essa relação é o médico Alvaro Avezum, do Instituto Dante Pazzanese. O médico faz parte de um grupo de pesquisadores internacionais que estudam a relação de práticas espirituais com a saúde cardiovascular.

Até agora, existem indícios de que as práticas espirituais ajudam na prevenção das doenças cardiovasculares. Os motivos são diversos, mas podemos destacar a forma como as pessoas usam as emoções ligadas ao perdão, a honestidade e ao altruísmo, esses que são valores praticados por pessoas que possuem práticas espirituais. Essas emoções estão diretamente ligadas ao equilíbrio na produção de hormônios no corpo e, dessa forma, ajudam a pessoa a se manter mais saudável e prevenir diversas doenças.

Outro ponto a ser destacado são os hábitos das pessoas “espiritualizadas”. Por estarem ligadas a algum tipo de crença ou fé, muitas delas procuram se cuidar melhor e ter hábitos mais saudáveis, também evitando o consumo de produtos prejudiciais a saúde como o cigarro e o álcool.

Devemos ressaltar novamente que a espiritualidade não necessariamente tem a ver com alguma religião, como afirma o médico: “sempre enfatizo que nossas pesquisas independem de filiação religiosa. Gosto de deixar isso bem claro porque a humanidade tem mostrado muita confusão em torno de questões que envolvem religião. Digo que é possível viver sem religião, mas não sem espiritualidade”.

Portanto se você se preocupa com a sua saúde e bem-estar, procure criar hábitos que estejam de acordo com uma vida mais espiritual.

Você também pode gostar

Você não precisa se associar a nenhuma religião para isso. Adotar práticas como meditação, exercícios de autoconhecimento, contato com a natureza, trabalho voluntário e altruísmo, podem te ajudar a ter uma vida muito mais saudável e equilibrada. A sua saúde agradece!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br