Nutrição Sustentabilidade Veganismo

A pecuária e o meio ambiente

Luciana Pessutti
Escrito por Luciana Pessutti
A Pecuária tem gerado um grande impacto ambiental, movido pelo crescente aumento do rebanho bovino mundial que a cada vez precisa de mais áreas para a sua criação, juntamente com o consumo de grãos e água.

A pecuária extensiva é ainda a maior culpada pela derrubada da floresta amazônica. Invadem as fronteiras protegidas, colocam fogo, matando assim inúmeros animais que habitam no local, derrubam as árvores e depois transformam tudo em pastos, isso tem se tornado um ciclo vicioso, pois quando o pasto atual se degrada há necessidade de outras derrubadas para a construção de novas pastagens.

Outro grande problema tem sido a demanda por grãos como a soja, que é utilizada para alimentar o rebanho, pois o boi, assim como nós, é um ser consumidor. Os animais como as vacas que naturalmente poderiam viver 25 anos, na pecuária chegam a viver de um a três anos de vida, tendo em sua alimentação um consumo excessivo de grãos para que as mesmas alcancem o peso ideal para corte. A quantidade de energia que o consumidor primário (animais da pecuária) passará para o próximo nível “consumidor secundário” é muito baixa, se perdendo com o metabolismo do boi em sua vivência, produzindo com isso uma competição de alimentos, pois a soja também serve de alimento para nós, seres humanos, sendo que nós como consumidores secundários absorvemos apenas uma fração da energia produzida pela soja que o boi se alimentou.

Fazer escolhas é a característica que nos difere dos outros animais. E nós, como seres sencientes e racionais, sabemos que impactaremos o nosso meio com as nossas decisões. Se abster de tais “alimentos” é a escolha mais ética, pois sabemos que estaríamos preservando assim a vida de nosso meio, dos animais e também desses grãos que seriam poupados e poderiam ser usados para resolver uma grande parte do problema da fome mundial. Faça a diferença, mude os seus hábitos!

Sobre o autor

Luciana Pessutti

Luciana Pessutti

Oi meu nome é Luciana Pessutti, sou vegana há mais de seis anos e vegetariana desde os 12 anos.

Desde criança não achava correto ter os "bichinhos" no meu prato, porém somente depois de adulta fui conhecer o veganismo e, desde então, divulgo por meio da internet informações dos bastidores da indústria de laticínios, ovos, mel e demais explorações que acontecem com nossos irmãos não-humanos, conscientizando para o fato de podermos ter uma vida saudável sem precisar explorar ou matar um ser inocente.

Sou ativista pelos direitos animais e uma das minhas frases preferidas é "Viva e deixe Viver!"

Contato: [email protected]