Nutrição Receitas

Quibe vegetariano

Imagem de três quibes vegano dispostos em um prato de porcelana branco com uma folha de alface e um molho.
Adao Gileno Carmo Dos Santos / 123RF
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Proveniente do Oriente Médio, o quibe (ou kibe) conquistou o estômago dos brasileiros e se tornou um queridinho das nossas padarias, lanchonetes, restaurantes e bares. Popularizado nas terras brasileiras graças à intensa imigração sírio-libanesa no século passado, esse bolinho é preparado com massa de triguilho ou semolina, recheado com carne, temperado com ervas (como hortelã), podendo ser servido cru, frito ou cozido.

No entanto, é possível substituir a carne por proteína de origem não animal. Além de ser uma forma de contemplar os paladares veganos e ovolactovegetarianos, é uma alternativa mais saudável para aqueles que estão tentando fazer as pazes com a balança. Enquanto 100 g de quibe frito preparado com carne apresenta 252 calorias, a mesma quantidade desse alimento feito de cenoura conta com apenas 116 calorias!

Ao substituir a proteína de origem animal por vegetais, você acrescenta à receita mais fibras, ajudando a manter o bom funcionamento do intestino. Além de cenoura, é possível utilizar berinjela na receita. Excelente aliada quando o assunto é promover a saciedade no organismo, facilitando o controle da ingestão calórica, a berinjela é uma fonte rica em antioxidantes e vitaminas do complexo B.

Mas as possibilidades não param por aí! Como essa é uma receita bastante versátil e fácil de fazer, você pode trocar a carne por diversos vegetais, agradando, dessa forma, os mais variados gostos! Cenoura, pimentão, tomate, proteína de soja, milho, alcaparra e até mesmo azeitona: use e abuse de sua criatividade gastronômica!

Confira abaixo três receitas extremamente fáceis de quibe vegetariano e faça você mesmo em sua própria casa!

Quibe assado de cenoura

Ingredientes:

1 xícara de trigo para quibe;
1 xícara de cenoura ralada;
1 cebola grande picada em pedaços;
1 xícara de hortelã fresco picado;
1 xícara de proteína de soja texturizada;
⅓ de xícara de farinha de trigo;
2 colheres de sopa de azeite de oliva;
1 batata cozida grande e amassada;
sal e pimenta-do-reino a gosto.

Imagem de três quibes vegetarianos prontos para serem servidos. Eles estão sobre uma cestinha de vime e ao lado um limão cortado em fatias.
Renata C. F. Correa MG / Pixabay

Preparo:

Combine a proteína de soja ao trigo para quibe e deixe-os hidratando por cerca de 30 minutos. Após esse período de tempo, retire todo o excesso de água, espremendo a mistura. Em seguida, misture em uma vasilha a proteína hidratada aos outros ingredientes, amassando-os com as mãos até que a massa fique bem consistente.

Acrescente os temperos. Quando perceber que a massa está com a liga ideal, comece a moldar os quibes. Depois, coloque-os em uma assadeira untada com azeite, levando-a ao forno por um período de meia hora ou então até os quibes começarem a dourar.

Essa receita rende cerca de 25 quibes médios, os quais você pode servir com limão, azeite, queijo cottage, ricota, homus e coalhada seca!

Quibe frito de proteína de soja

Ingredientes:

1½ xícara de trigo para quibe;
4 xícaras de água;
1 xícara de proteína texturizada de soja;
3 xícaras de água;
1 batata grande cozida e amassada;
1 cebola ralada ou bem picada;
5 dentes de alho bem picados;
1 xícara de salsinha picada;
1 xícara de cenoura ralada;
1 colher de orégano desidratado;
1 colher de sopa de hortelã desidratada;
1 colher de sopa de sal;
2 colheres de sopa de vinagre branco ou suco de limão;
½ colher de chá de cominho em pó.
¾ de xícara de farinha de trigo para quibe

Imagem de um prato de porcelana branco contendo alguns quibes vegetarianos prontos para serem degustados. O prato está decorado com tomates e rodelas de limão.
Ramzi Hachicho / 123RF

Preparo:

Coloque a farinha de trigo para quibe em uma vasilha grande. Em seguida, acrescente as

4 xícaras de água, deixando a mistura de molho por aproximadamente uma hora. Em um novo recipiente, adicione a proteína de soja, cobrindo-a com as outras 3 xícaras de água. Deixe descansar até ficar com a consistência macia.

Nos 15 minutos finais da hidratação do trigo para quibe, cozinhe a batata e depois amasse-a. Para poupar tempo, é possível cozinhá-la no micro-ondas em potência alta, fazendo furinhos com um garfo em sua superfície.

Quando der o tempo de hidratação do trigo, escorra bem a água. Você deve também espremer a mistura para que ela fique bem sequinha. Faça o mesmo com a proteína de soja. Na sequência, acrescente ao trigo a batata amassada e a proteína de soja.

Adicione à mistura o alho picado, a cebola ralada, a salsinha, o orégano, a cenoura, a hortelã, o sal, o vinagre e o cominho. Misture-os bem e em seguida vá adicionando farinha de trigo aos poucos, até que seja possível modelar os quibes.

Quando os bolinhos estiverem modelados, frite-os em óleo quente até que sua superfície fique dourada. Procure não mexer nos quibes enquanto eles fritam. Assim, você evita desmanchá-los!

Esse modo de preparo cai muito bem com queijo cottage, ricota ou então com coalhada seca. É uma boa forma de acrescentar um pouquinho mais de umidade à deliciosa crocância desse prato! Aproveite!

Quibe de forno com mussarela com molho de tomate

Ingredientes:

1 xícara de trigo para quibe;
1 xícara de cenoura ralada;
1 xícara de abobrinha ralada;
1 cebola grande picada em cubos pequenos;
1 xícara de cheiro-verde;
200 g de mussarela;
Sal a gosto;
Pimenta-do-reino a gosto;
Curry a gosto;
6 tomates maduros cortados em pequenos cubos;
Azeite de oliva.

Imagem de uma travessa de quibe vegetariano pronto para ser assado. Ele está decorado com folhas de hortelã e rodelas de limão.
Mailson Pignata / 123RF

Preparo:

Deixe a farinha de quibe hidratando por cerca de três horas. Em seguida, aperte-a bem para remover o excesso de água e depois coloque-a em um novo recipiente.

Para preparar o molho, adicione o óleo de oliva em uma panela, fritando metade das cebolas picadas juntamente com uma pequena pitada de sal, pimenta e curry a gosto. Quando as cebolas estiverem devidamente douradas, acrescente os tomates e deixe-os fritar em fogo baixo. Ao término dessa etapa, deixe o molho reservado.

Para a massa do quibe, misture à farinha a cenoura, a abobrinha, a cebola restante, o cheiro-verde, o sal, o curry e a pimenta-do-reino a gosto. Misture com as mãos os ingredientes, amassando-os até dar liga. Se você perceber que ainda não deu liga, é possível adicionar um pouquinho de farinha de trigo integral, até que a massa fique mais consistente.

Você também pode gostar

Em uma assadeira untada, coloque metade da massa de quibe, cobrindo seu fundo. Depois, espalhe o molho de tomate que você deixou reservado e adicione a mussarela por cima dele. Feito isso, utilize o restante da massa de quibe para cobrir o queijo e o molho. Pressione a massa para que ela se firme.

Por fim, leve ao forno preaquecido, assando em fogo médio por cerca de 20 a 30 minutos. Feito isso, é só aproveitar! Essa refeição rende até 6 pratos bem servidos!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]