Psicologia

A psicologia e a arte

Ilustração de uma cabeça de onde saem várias setas coloridas.
A Psicologia e a Filosofia com a arte são amores antigos da minha alma. Acompanharam-me desde menina na prematura e irrefreável paixão pelo cinema e sua linguagem única, que nos mergulha em reflexões, lições, conhecimentos, enfim… emoções!

Já na juventude, na escola mesmo, iniciei minha aproximação com a Filosofia e a Psicologia e, mesmo tendo sido somente uma pequena fresta em toda a luz que esses conhecimentos podem trazer, meu mundo nunca mais foi o mesmo. Quanto encantamento, quanta paixão. Pensava eu…. “Finalmente algo que AMO estudar”. E essa semente ficou guardada em mim até o momento em que tive a oportunidade de me graduar na tão sonhada Psicologia.

O curso trouxe à tona novamente todo aquele ardor pelo conhecimento de tudo o que é humano e isso me encanta e comove. Estudar, filosofar, mergulhar em uma música, em um filme, em uma história e deles sair diferente, melhor, maior, para mim, tudo isso é Psicologia. É tudo o que é humano no sentido de nossas emoções e sentimentos e todos eles são essenciais.

Ilustração da silhueta de um rosto composto por várias engrenagens. Uma mãe está segundo o rosto e a outro recebe parte das engrenagens que fluem para ela. Tudo isso está em frente a um céu com nuvens.

Quando recebo uma vida em minhas mãos em atendimento, o que sinto é que juntos mergulharemos em nossas humanidades, caminharemos pelas profundezas das emoções para deles emergirmos mais limpos a cada mergulho, a cada respiro.

Sou Freudiana em essência, mas Carl Jung, ao dizer “Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana”, falou do princípio que deve sempre ser o norte de todo e qualquer atendimento que busque curas.

Carl Jung sorrindo.

Hoje, recebo a oportunidade de realizar mais um sonho, que é a formação Psicanalítica. E sinto desde a primeira aula que é mais uma joia de conhecimento no auxílio em nossa humana caminhada.

Psicologia é técnica, mas também é arte! Atender é aprender a amar!

Você pode gostar de outros artigos desse autor. Confira também: Constelação familiar e as leis sistêmicas.

Sobre o autor

Ponto de Luz Terapias Sistemicas Ltda

Ponto de Luz Terapias Sistemicas Ltda

Ponto de Luz: esse nome nasceu em uma constelação familiar, ele é um lugar onde temos insights, ideias, luz e nos conectamos com ALGO MAIOR. Nasceu do desejo de retribuir ao Universo o muito que recebi quando assumi minha missão de terapeuta. É um local onde as pessoas se desenvolvem através de mim, Paola Mingardo com o atendimento presencial em astrologia, PNL, constelação familiar e coaching, além de outros profissionais que estão comigo nesta caminhada.

Hoje temos

Renata Nunes Alonso – psicopedagogia sistêmica/coaching infantojuvenil, terapeuta de Barra de Access.

Camila Lara dos Santos - Personal Trainer com especialização em movimento organizado e estruturado. Graduada em Educação Física pela FMU. Certificada no método Gi3 - Ginástica Inteligente, Integrada e Interativa. Terapeuta de Rebirthing (Renascimento) pela escola Humaniversidade.

Neda Asnath Del Valhe Santos - Cursando Formação Psicanalítica com previsão de término em maio de 2022. Formada em Psicologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie no ano de 2010. Domínio do idioma inglês. Experiência de 8 anos em atendimento clínico em psicoterapia para clientes particulares e ONGs. Experiência em projetos sociais na iniciativa pública; Mais de sete anos atuando como psicóloga clínica individual e familiar; Trabalho voluntário (apresentação teatral e musical) em casas de repouso, abrigos, casa de passagem, ONGs e Centro de Temporário de Acolhimento (moradores em situação de rua).

Elaine M. da Silva - Amante do corpo humano, Graduada em Educação Física pela Unisa, Certificada internacionalmente pelo Mentoring Coaching e Advice Humanizado ISOR Practitioner em PNL pela Centia Quantum com visão quântica e sistêmica. Com especialidade em proteção, cura e limpeza energética pela escola Humaniversidade Holística e Cordões energéticos com Vanderlei Oliveira.

Vitor Lazine - Trabalho com a abordagem da Gestalt-Terapia e meu trabalho na clínica é facilitar o autoconhecimento do cliente, assim como também, possibilitar a melhora de transtornos emocionais e outras dificuldades referentes ao comportamento humano. A Gestalt-Terapia possui uma visão mais integrada de ser humano e mundo. Nessa abordagem, como atuação profissional, as sensações, os sentimentos e as emoções são valorizadas sem nenhum tipo de separação. Portanto, o foco do meu trabalho é na saúde e no seu crescimento, o que levará inevitavelmente a melhora de todas as suas relações consigo e com o outro. Formações e cursos: - Formação em Gestalt-Terapia
 - Formação em Terapia sexual, Formação e capacitação em avaliação psicológica, Formação em Gestão com pessoas, Formação em Ludoterapia, Curso em Hipnose Clínica

Email: [email protected]
Facebook: pontodeluzterapia
Instagram: @pontodeluzterapia