Autoconhecimento

A trilha ou sabotagem do sucesso

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Trabalhar para o próprio sucesso pode ser uma faca de dois gumes. Não fazer nada nunca vai levar a lugar nenhum, porém, dependendo do que for feito, talvez possa mais atrapalhar do que ajudar nesse processo. A primeira coisa que uma pessoa deve estipular para chegar ao sucesso, seja profissional ou pessoal, é estipular uma meta de onde queira chegar exatamente.

Para a definição desse objetivo, ela deve ter claro na mente que objetivos mais simples necessitarão de menos esforço e menos tempo. Por exemplo: o objetivo de aprender a fazer tapioca será muito mais fácil de ser alcançado do que ser presidente. Não que ser presidente seja impossível, porém, para chegar num determinado objetivo, muitas vezes é necessário trilhar etapas intermediárias que levem até lá.

Depois de estipulado o objetivo de onde vai querer estar no futuro, o próximo passo é determinar o que é necessário para chegar lá. Do planejamento inicial, agora chega o momento de definir as ações que serão tomadas para o sucesso. Quando se começa a agir, os três caminhos mais possíveis de serem encontrados são as provas que necessitarão de perseverança até o final, a necessidade de recomeçar uma nova trilha ou simplesmente partir para outro objetivo.

Girl Browsing Phone Connection Concept

Muitos estipulam que a desistência seja sinônimo de fracasso, mas não é assim necessariamente. A desistência é uma etapa, enquanto o fracasso é um resultado. Você pode desistir de algo, porém recomeçar e chegar ao sucesso. Se você fracassou, talvez seja melhor estipular outro objetivo. Por mais que a gente se esforce e batalhe para o sucesso, infelizmente a vida é uma caixinha de surpresas, e imprevistos acontecem para todo mundo.

Em qualquer um dos caminhos que você adotar — perseverança, recomeço ou desistência —, o pensamento positivo é fundamental para que você chegue ao objetivo. Os percalços encontrados têm o seu valor, pois você terá a possibilidade de amadurecer como indivíduo e também pisar mais firme na direção dos seus sonhos. Insista, resista e não desista. Esse é o lema para alcançar o sucesso.

Por fim, uma coisa fundamental que muita gente esquece quando finalmente conquista o objetivo almejado: esquecer tudo o que aprendeu no caminho. Todo vencedor que tem uma história de sucesso tem também uma narrativa de valiosos aprendizados. Cada uma com suas próprias características, mas todas regidas pelo ditado de que o único lugar em que o sucesso aparece antes do trabalho é no dicionário.


Escrito por Diego Rennan da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]