Autoconhecimento

Afaste-se do negativo e sinta-se mais leve

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Às vezes, é difícil admitir, até para nós mesmos, que algumas coisas em nossas vidas não acontecem porque outras pessoas desejaram isso. Sempre pensamos que não era para ser, que não fizemos o suficiente para conseguir, que tivemos azar, ou tantos outros motivos. Mas é difícil aceitar que alguém pode ter desejado que você não atingisse determinado objetivo, principalmente quando é alguém que você gosta e (acha que) pode confiar.

E o que o desejo de outras pessoas tem a ver com suas conquistas e falhas? Simples. Cada um de nós emana energias, tanto positivas quanto negativas. Por isso, mesmo que alguém diga para você “vá em frente!”, talvez, no interior, ela esteja torcendo para que tropece no meio do caminho. É muito complicado saber em quem podemos confiar de fato, quem vai torcer de verdade pelo nosso sucesso e ficar feliz com nossas vitórias.

Há pessoas, inclusive, que mesmo sem perceber emanam energias ruins. Alguém que quer o seu bem, mas tem inveja das suas conquistas, por exemplo, direciona energias negativas para você, mesmo que seja sem perceber.

Portanto, é muito importante ter discernimento a respeito do que você irá falar para as outras pessoas, acreditar em sua intuição e, em certo ponto, perder um pouco da inocência. Ou seja, não se engane, nem todos querem o seu bem, mesmo que você seja uma pessoa boa.

É preciso ter certo nível de desconfiança. É necessário, também, escolher o momento certo de contar fatos a respeito de sua vida. Escolha poucas pessoas, as que você mais confia, e busque apoio verdadeiro durante as etapas de sua vida. Para o resto das pessoas com quem você convive, conte suas conquistas apenas quando elas já estiverem certas.

Lembre-se de que confiar em todo mundo é uma atitude equivocada. Até a cerejeira mais linda possui frutas podres que ficam tão bem escondidas em meio às belas cerejas que, por vezes, as confundimos. Então, não acredite em todos. Saiba desconfiar na medida certa.

Não fique com medo de desapontar as outras pessoas por estar contando poucas novidades, ou por acharem que você está “escondendo” informações justamente por falta de confiança. Você não é obrigado a agradar a todos e quem se importa de verdade com você estará ao seu lado, sabendo todos os detalhes ou não.

Sua vida é seu bem mais precioso. É preciso escolher com critério quem fará parte dela. Aprenda (e isso pode levar algum tempo) a diferenciar amigos, colegas e melhores amigos. Conte sobre sua vida apenas para os seus melhores amigos.

Ao escolher criteriosamente quem estará ao seu lado e quem dividirá com você os bons e os maus momentos, você estará eliminando pessoas que não gostam de você de verdade ou que, simplesmente e mesmo que sem perceber, emanam energias ruins para você. Ao fazer isso, acredite, sua vida ficará mais leve.


Texto escrito por Giovanna Frugis da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]