Nutrição Receitas

Água de coco: benefícios e receitas

Imagem de metade de um coco e um coco inteiro sobre uma mesa de madeira pintada de azul claro.
123RF - Direitos autorais: Belchonock
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Na orla da praia, tomando sol na areia, durante uma corrida ou só para passar o tempo: um gole de água de coco vai bem em todas essas situações. A bebida refrescante, que pode ser servida em um copo ou dentro do próprio coco é uma das queridinhas do verão. Mas você sabia que ela pode e deve ser ingerida em outras épocas do ano?

Além da refrescância da água de coco, existe uma série de benefícios que ela pode trazer para o seu corpo. Lembre-se de consumir, na medida do possível, a água que vem direto do coco, e não a industrializada, porque só assim existe a garantia de que ela preservará todos os benefícios que você conhecerá a seguir!

Imagem de três cocos verdes com canudos prontos para serem consumidos.
Foto por Adriano Gadini no Pixabay

Benefícios da água de coco

Para entender por que você deveria consumir água de coco durante todo o ano, é preciso conhecer os benefícios que esse líquido traz. Veja quais são!

1) Hidratação

Um dos benefícios mais conhecidos da água de coco é a hidratação. Um copo do líquido já é suficiente para repor os sais minerais e resgatar a água que foi perdida durante um exercício ou com as atividades do cotidiano, garantindo que seu corpo permanecerá hidratado por mais algum tempo.

2) Recuperação do organismo

As pessoas que ingerem bebidas alcoólicas podem experienciar a ressaca depois de exagerar na dose. Para se recuperar, a água de coco também é uma aliada. Com o açúcar da bebida, a glicemia no organismo irá aumentar, e o fígado terá mais estímulo para promover uma limpeza no corpo. Vai ajudar!

3) Funcionamento dos rins

A água de coco é, antes de tudo, água. E, como a maioria das pessoas sabe, a água é responsável por produzir urina, que é responsável por eliminar as toxinas presentes no sangue. Quanto mais água no seu organismo, melhor os seus rins irão funcionar. Então, a água de coco é uma ajuda essencial para filtrar o sangue e limpar o corpo!

4) Limpeza da pele

Se você não gosta do sabor da água de coco, ainda pode aproveitá-la. Experimente borrifar um pouco no seu rosto quando estiver tomando sol e perceba como a sua pele ficará mais hidratada e macia. É outro benefício que o líquido da fruta pode trazer para o seu corpo, sem que você precise ingeri-lo!

5) Facilidade para digerir

Com a água de coco, a sensação de azia e de má digestão vai embora. É graças ao líquido que o seu corpo irá acalmar a acidez que pode tomar conta do estômago, sendo até mesmo recomendado para mulheres grávidas que sentem muito enjoo. Mas lembre-se de consultar um(a) profissional da saúde antes de tomar!

Vários cocos verdes que serão comercializados.
Foto por Engin Akyurt no Pixabay

6) Controle da pressão

Na água de coco há potássio, que é um ingrediente essencial para combater a pressão alta. Se você tomar água de coco com frequência, aos poucos o efeito do sódio no seu organismo será minimizado, garantindo que a sua pressão esteja controlada com mais facilidade.

7) Redução do cansaço e do estresse

O magnésio e o potássio da água de coco são responsáveis por resgatar o bom funcionamento do cérebro e do corpo quando estamos desidratados. Então, além de rejuvenescer as suas células, a água de coco irá lhe conferir mais energia e tranquilidade para passar o dia bem.

8) Redução de cãibras

As cãibras são o pesadelo de quem gosta de praticar exercícios físicos, e elas são causadas pela falta de cálcio e de potássio no organismo. A boa notícia é que esses dois componentes estão presentes na água de coco, que pode ser ingerida durante a prática de exercícios.

9) Controle do colesterol

Se você consumir água de coco de forma regular, aos poucos o seu organismo será capaz de reduzir as placas de gordura que causam o colesterol ruim alto e que prejudicam a sua saúde cardiovascular. Isso acontece porque a água de coco apresenta ácido láurico, potássio e sódio, que combatem a gordura.

10) Fortalecimento do organismo

Uma propriedade da água de coco é a função antioxidante. A partir dela é possível reduzir os radicais livres, cujo acúmulo no organismo pode levar a uma série de doenças, incluindo câncer. Então, além de combater o envelhecimento das células, a água de coco pode fortalecer seu organismo contra várias doenças!

Imagem de um coco inteiro e outro cortado ao meio e entre eles um pote de vidro contendo a água do coco.
Foto por Moho01 no Pixabay

Receitas com água de coco

Se você ficou com vontade de incluir a água de coco na sua rotina, mas não quer ficar na mesmice, o melhor a fazer é aproveitar as melhores receitas com água de coco. Confira cada uma delas a seguir!

1) Suco de água de coco, abacaxi e hortelã

Um combo de refrescância e de energia é o suco de água de coco, abacaxi e hortelã. Para fazê-lo, é só bater 200ml de água de coco, 300g de abacaxi, dois ramos de hortelã e algumas raspas de limão, em um liquidificador. Acrescente gelo para ainda mais frescor!

2) Suco verde com água de coco

Os sucos verdes são ótimos para começar o dia, melhor ainda se algum deles tiver água de coco. Experimente misturar uma maçã sem casca, três folhas de couve, dez gramas de gengibre no liquidificador. Depois, acrescente uma xícara de água de coco e o suco de meio limão. Bata tudo e sirva como estiver, sem coar!

Imagem de uma jarra de vidro cheia de limonada com água de coco e hortelã.
Foto por Gelly___ no Pixabay

3) Limonada com água de coco

Você não vai encontrar uma receita mais simples do que a limonada com água de coco. É só misturar o suco de dois limões, 200ml de água de coco, açúcar e gelo. Está pronta a sua limonada refrescante, hidratante e que vai conferir muito mais energia para você!

4) Água de coco com melão, mel e hortelã

Se você acha que água de coco não tem muito gosto, assim como o melão, a mistura dos dois irá lhe surpreender. Bata uma fatia de melão picada, uma xícara de água de coco gelada, uma colher de sopa de mel e duas colheres de folhas de hortelã. Depois é só servir!

Você também pode gostar

5) Açaí com água de coco

Quem ama açaí também pode aproveitar a água de coco em uma mistura explosiva. No liquidificador, bata 50ml de polpa de açaí, 200ml de água de coco, cinco uvas, quatro morangos e 10g de gengibre. É uma união de sabores muito harmônica e refrescante!

Agora que você conhece todos os benefícios da água de coco para o seu organismo, que tal experimentar alguma das receitas que sugerimos? Deixe seu corpo mais feliz com uma dose generosa de água de coco!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]