Nutrição Receitas

3 receitas de maionese caseira levinha, vegana e sem lactose

Pote de vidro com maionese. Atrás há tomates, azeite e temperos.
5PH / Shutterstock
Escrito por Nathalia Santos

A maionese é um molho bastante tradicional e utilizado no preparo de vários pratos. Ela é feita com apenas três ingredientes básicos: a gema de ovo, o óleo e um componente ácido, que, geralmente, é o vinagre ou o suco de limão.

No mercado, o que não faltam são as diferentes marcas e sabores, porém, por ser um produto de origem animal, a maionese comum não é adequada para os veganos. Além do ovo, algumas delas possuem lactose em sua composição.

Saiba, entretanto, que é possível preparar uma versão vegana, sem ovo e sem lactose, e ainda mais natural e saudável por não conter açúcar ou conservantes.

A única desvantagem da maionese caseira em relação às industrializadas é que elas não possuem uma validade tão longa, pois duram de cinco a dez dias quando armazenadas corretamente na geladeira.

Isso, porém e definitivamente, não é um problema. Reúna toda a família para provar essas deliciosas opções de maioneses veganas que selecionamos!

Maionese de couve-flor

Mesa de madeira. Em cima há uma couve-flor, cogumelos, azeite, cebola, alho e salsinha.
Alexandr Dzyuba / Unsplash

Essa maionese de alho vegana feita à base de couve-flor é uma receita muito prática e saudável. Ademais, é uma ótima opção, pois possui poucos ingredientes.

Você pode servi-la em lanche, ou até mesmo incluí-la em outras receitas, como saladas, molho para acompanhamento de petiscos e torradas.

Ingredientes:

  • 2 xícaras de chá de couve-flor cozida no vapor e triturada;
  • Suco de 1 limão;
  • 1 dente de alho;
  • 1/2 xícara de chá de óleo de girassol;
  • Sal e pimenta do reino a gosto.

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no liquidificador por, aproximadamente, 5 minutos até a mistura ficar com uma aparência bem lisinha. Caso prefira, vá despejando o óleo aos poucos até obter a consistência desejada. Depois, despeje o conteúdo em um pote e a maionese estará pronta para consumo.

Maionese com leite vegetal

Pote de vidro com maionese.
Sara Cervera / Unsplash

Com apenas 4 ingredientes e 5 minutos de preparo, a maionese à base de leite vegetal é outra opção saudável que combina com tudo, podendo acompanhar saladas, batatas fritas ou um hambúrguer vegano.

Ingredientes:

  • 1/4 xícara de chá de leite de vegetal de castanha (pode também ser de amendoim ou de coco);
  • 1 colher de sopa de suco de limão (ou vinagre de maçã);
  • 1/4 colher de chá de sal;
  • 1 xícara de chá óleo vegetal de girassol ou de soja.

Modo de preparo:

Com o auxílio de um liquidificador ou de um mixer, bata o leite vegetal, o suco de limão e o sal até os ingredientes incorporarem bem. Aos poucos, vá adicionando o óleo até que a maionese fique mais encorpada. Quanto maior for a quantidade de óleo, mas consistente a maionese ficará. Portanto, comece com 1 xícara e, se necessário, acrescente mais. Depois, é só transferir a maionese feita para um pote com tampa e servi-la. Essa receita pode ficar armazenada em geladeira por até dez dias.

Maionese de inhame

Pote com maionese de cor amarelada.
Theint Treza / Unsplash

O inhame é um tubérculo que contém diversas propriedades benéficas à saúde, além de ser um ingrediente de sabor neutro muito versátil na cozinha vegana. Essa versão de maionese vegana de inhame é leve, saudável, sem glúten e muito saborosa.

Excelente para comer com torradas e lanches e dura até uma semana na geladeira em um recipiente fechado. Veja, a seguir, como é simples de ser feita!

Ingredientes:

  • 1 xícara de chá de inhame cozido picado;
  • 2 colheres de sopa de suco de limão;
  • 3 colheres de sopa de água potável;
  • 4 colheres de sopa de azeite extravirgem;
  • Sal e pimenta do reino a gosto;
  • Salsinha e orégano a gosto.

Modo de preparo:

Bata o inhame com as 2 colheres de suco de limão, as 3 colheres de água e as 4 colheres de azeite em um liquidificador até ficarem com uma textura cremosa. Depois, acrescente o sal, a pimenta e as ervas preferencialmente frescas e misture tudo com uma colher. Coloque a mistura em um recipiente e a maionese está pronta para ser consumida!

Com essas opções, não é necessário abrir mão da maionese na alimentação, mesmo para quem busca seguir uma linha de alimentação mais natural e saudável.

Você também pode gostar

O que não faltam são opções de ingredientes saborosos. E, com simples substituições no seu dia a dia, você pode criar um cardápio completo sem produtos de origem animal.

Assim, escolha a opção de maionese caseira levinha, vegana e sem lactose que mais o agrada e bom apetite!

Sobre o autor

Nathalia Santos