Cura Xamânica Saúde Integral

Ama Deus: Uirapuru, o pássaro sagrado dos Guaranis

uirapuru
Tereza Gurgel
Escrito por Tereza Gurgel

O Sistema de Cura Xamânica Ama Deus, idealizado pelo brasileiro Alberto Águas, utiliza muitos elementos da cultura dos Guaranis.

Esta é uma das etnias mais representativas das Américas, tendo como território tradicional uma ampla região da América do Sul, compreendida entre os territórios nacionais da Bolívia, Paraguai, Argentina, Uruguai e a porção centro-meridional do território brasileiro. Os Guaranis do Brasil Meridional podem ser divididos em três grandes grupos: os Ñandewa, Mbya e Kaiowa.

A antiga e intensa política de ocupação dizimou a população indígena. Todavia, as populações desta etnia ainda mantém fortes indícios de unidade linguística e cultural, desenvolvendo sempre formas estratégicas relacionais diante das realidades nacionais com as quais são obrigados a conviver.

As populações guaranis contemporâneas vivem em pequenas reservas, acampamentos à beira de rodovias ou habitam, ainda, espaços geograficamente isolados. Suas principais atividades econômicas são a confecção e a venda de artesanato – cestaria com taquara e cipó, estátuas em madeira e colares com sementes nativas – a coleta de raízes, ervas e frutos silvestres e o plantio de suas sementes tradicionais.

A religião é para o povo Guarani a sua própria condição de existência, uma vez que traz os ensinamentos sobre sobrevivência, tolerância e estratégias de conceituação e de procedimento. Essa forma de existência encontrada pelos Guaranis, se apoia no fato de que a religião se constitui, hoje, em matiz decisivo de diferenciação. Na medida em que, ao nível do cotidiano, as diferenças de hábitos se diluem, a religião é a marca que os distingue.

Para os Guaranis, que vivem em estreito contato com a natureza, não existem “doenças”  – assim como nós as entendemos – mas desequilíbrios, que são causados por forças externas (energias ou “espíritos”). Assim que essas forças externas são afastadas, o equilíbrio – e a saúde – voltará.

O pássaro Uirapuru (ou Irapuru) é considerado um aliado, isto é, um animal sagrado, que tem como função ser o portador de mensagens espirituais.

uirapuru

Você também pode gostar:

É um pássaro muito difícil de ser observado, pois se movimenta com rapidez; muitas vezes aparece e desaparece entre as folhas e árvores da floresta, sendo este um dos motivos pelo qual é considerado mágico pelos Guaranis.  Seu canto é muito melodioso e dura apenas poucos minutos no amanhecer e no entardecer, apenas enquanto o macho constrói o ninho.

Seu canto, puro e delicado como o de uma flauta, parece ter saído de uma entidade divina. Os caboclos mateiros dizem com grande convicção que, quando canta o Uirapuru, a floresta silencia, como se todos os cantores parassem para reverenciar o mestre. Alguns acham que quem o encontra pode fazer um pedido especial, que este será realizado.

Conta a lenda que um jovem guerreiro se apaixonou pela esposa de um grande cacique. Como não poderia jamais se aproximar dela, pediu à Tupã que o transformasse em um pássaro. Tupã transformou-o em um pássaro que à noite cantava para a sua jovem amada. Porém, foi o cacique que notou seu canto e ficou tão fascinado que o perseguiu para tentar prendê-lo. O Uirapuru voou para a floresta e o cacique se perdeu. À noite, o Uirapuru voltou para a aldeia e cantou para sua amada. Canta sempre, esperando que um dia ela descubra o seu canto e o seu encanto. É por isso que o Uirapuru é considerado um amuleto destinado a proporcionar felicidade nos negócios e no amor.

Ama Deus usa uma série de símbolos que facilitam o foco da energia em propósitos específicos. A cura verdadeira só ocorre quando curamos o todo, ou seja quando alteramos ou transformamos nosso corpo, mente, emoções e Espírito. O próprio nome do pássaro pode ser entoado ao início de uma sessão de cura Ama Deus, elevando a vibração energética e fortalecendo a conexão com os Espíritos dos antigos Xamãs e auxiliares, que irão ajudar neste trabalho.

Sobre o autor

Tereza Gurgel

Tereza Gurgel

Formada em Psicologia (F.F.C.L. São Marcos - SP). Filiada à ABRATH (Associação Brasileira dos Terapeutas Holísticos) sob o número CRTH-BR 0271. Atua na área Holística com Reiki, Terapia de Regressão e Florais de Bach. Mestrado em Reiki Essencial Metafísico e Bioenergético Usui Reiki Ryoho, Shiki, Tibetano e Celtic Reiki. Ministra cursos de Reiki e atende em São Paulo (SP).

E-mail: [email protected]
Telefone: 11 987728173
Site: mtgurgel.wixsite.com/mundoholistico
Skype: tk.gurgel