Autoconhecimento

Curar é aprender a confiar em si mesmo e na vida

Mulher na praia com as mãos estendidas para a câmera. Ela tem o cabelo loiro e usa um biquíni verde.
Anna Maria Oliveira
Escrito por Anna Maria Oliveira

Vivemos um momento incrível na história da Humanidade!

De um lado, a tecnologia, pesquisas científicas e acadêmicas buscando caminhos para a cura de doenças do corpo e da alma.

Do outro lado, a fragmentação do Ser Humano, confuso, perdido em um mar de informações, formações, conhecimento e sofrimento.

Fase de transição! 

Assim como a lagarta no casulo sofre com as dores da transformação em borboleta, nós sofremos com as demandas da vida interna e externa.

Mas ao sentirmos, profundamente, a importância e a âncora da inteligência espiritual em nossas vidas, encontramos um caminho mais suave em direção à integridade e à saúde do Ser.

Somos seres integrados a um sistema complexo e lindo, formado pelas dimensões espiritual, mental, emocional e física.

Casal praticando yoga e meditação na praia.

Quando uma dessas dimensões está frágil ou debilitada, todo o sistema é atingido.

Ao fortalecermos uma dessas dimensões, conseguimos de maneira amorosa e acolhedora nos ajudar e o sistema volta, aos poucos, a funcionar com saúde e harmonia.

Cada caso é um caso, vale ressaltar que a ajuda de um profissional experiente e idôneo é sempre recomendável.

A compreensão de que somos seres espirituais vivendo experiências materiais amplia o campo de entendimento sobre as enfermidades do corpo e da alma.

Segundo o Ayurveda, milenar sistema médico, o estado de saúde é uma combinação de diversos aspectos vitais do ser humano, além do equilíbrio global do corpo material, emocional e físico.

As terapias integrativas representam um avanço para a cura de enfermidades e algumas vezes são utilizadas como recurso complementar aos tratamentos tradicionais.

Minha experiência tem demonstrado que a prática da meditação é um dos caminhos para a prevenção de enfermidades e um bálsamo para situações de ansiedade, desconforto emocional e físico.

Mulher praticando yoga e meditação na sala de casa. Um planta ao lado da mulher e uma janela à frente. Bastante claridade entrando pela janela.

Medito duas vezes ao dia para mergulhar em mim, valorizar quem eu sou em essência, visualizar soluções para situações desafiadoras e me preencher de paz e amor por mim mesma.

Quando olho para mim com acolhimento, respeitando meu tempo, ritmo e verdade interna, sinto-me mais feliz, confiante e posso criar a realidade que desejo para a minha vida.

Posso me autodeslocar e observar a vida por outro ângulo.

É um momento de nutrir a mim mesma com a minha própria energia de alento, orientação e cura para as minhas partes feridas.

Quer saber se é fácil?

Há momentos que sim e outros bem desafiadores.

Sou taurina com ascendente em libra… isso me faz ser persistente, disciplinada e leve.

Sem regras limitadoras e com muita criatividade… para viver momentos prazerosos nas meditações.

E meditar não é não pensar em nada.

Meditar é respirar, relaxar o corpo, a mente, ter um encontro pessoal com a nossa essência divina, desacelerar a criação dos pensamentos, pensar com positividade para ser mais saudável. Amplia muita a habilidade de resiliência e autogestão.

Mulher sentada meditando em aula de Yoga.

Tenho experimentado e refletido sobre os benefícios de:

  • Acolher minha história pessoal;
  • Honrar meus antepassados valorizando aspectos positivos deles;
  • Criar a minha própria história, colocando na minha mochila o que faz sentindo para mim;
  • Respeitar meu corpo como ele é, sem seguir padrões impostos de beleza;
  • Estar com pessoas positivas e leves;
  • Posicionar-me na vida com clareza;
  • Acreditar na minha intuição;
  • Descansar o corpo e a mente;
  • Estar em contato com a Natureza;
  • Comer alimentos naturais;
  • Ser grata a tudo e a todos;
  • Tomar banho de ervas e flores…

Caminhos para curar o que não é visível aos olhos e fere o coração!

Sejamos saudáveis, sejamos felizes, a vida é uma dádiva… e tudo passa!

Abraço carinhoso, sucesso na jornada!


Você também pode gostar de outro artigo deste autor. Acesse: Ano Novo – Quando vejo os fogos de artifício sinto o Universo me honrando

Sobre o autor

Anna Maria Oliveira

Anna Maria Oliveira

Sou apaixonada pelos processos de Educação e por tudo o que se refere ao desenvolvimento humano. Formada em Pedagogia, com especialização em Administração Escolar. Pratico meditação Raja Yoga e Yoga com Respiração Dinâmica.

Atuo como Palestrante, Coach Educacional, Instrutora de Yoga Lúdico na Educação e Consultoria Pedagógica para professores e escolas. Realizo atendimentos in company e em grupo. Graduada em cursos complementares como Arte Contemporânea, Xilogravura, Educadora Brincante, Instrutora de Yoga para Crianças e Jovens, Reiki Tibetano, Técnicas Corporais Ayurveda. Fundadora da Academia Confluência, criei a metodologia do Coaching Integrado Pedagógico em Grupo, método CIP, em parceria com Antônio Carlos Antunes. Escrevo artigos para o site e posts da Academia Confluência, no Facebook e Linkedin.

Atualmente, estou produzindo um livro para educadores e pais, com foco para a prática de Yoga com Crianças de 04 a 10 anos.

CONTATOS
www.academiaconfluencia.com.br
https://www.facebook.com/academiaconfluencia/
https://www.linkedin.com/in/anna-maria-de-oliveira-9b552327
https://www.linkedin.com/company/11367943/
e-mail: [email protected]