Convivendo Saúde Integral

Argila — Conheça todos os benefícios!

Argila em um potinho de vidro
joannawnuk / 123RF
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

A argila é um mineral originado das rochas e composta por grãos finos de silicato de alumínio. As diferentes combinações de grãos com óxidos possibilitam diversas tonalidades e propriedades de argila; esses tipos são formados a partir de um conjunto de processos químicos e físicos que transformam a rocha.

O principal uso da argila é industrial, para produzir cerâmica, louça, objetos de decoração e de uso doméstico. Além disso, também existe o uso medicinal e estético, que tem crescido bastante. Uma das possibilidades é ser usada como tratamento para dores musculares, inflamações, infecções e outros desconfortos físicos.

Se você deseja cuidar da sua pele de forma natural e repor alguns nutrientes de que ela precisa, o uso de argila também é indicado, porque pode dar uma aparência mais jovem ao rosto. Ela é capaz de absorver impurezas e de regenerar o tecido cutâneo. É necessário conhecer cada tipo de argila para escolher a que mais combina com o seu objetivo.

Onde encontrar argila para comprar?

A argila medicinal pode ser facilmente encontrada em sites ou, presencialmente, em lojas de produtos naturais, lojas de cosméticos e orgânicos, supermercados e farmácias de manipulação.

Qual argila é medicinal?

Mulher passando argila nas costas de outra mulher que esta em uma maca
123RF/Anutr Yossundara

A argila medicinal é poderosa para tratar desconfortos físicos e também para a pele. Os componentes dela têm características específicas, dependendo do objetivo com o uso dela, confira abaixo:

– Alumínio: atua na tonicidade da pele, é cicatrizante e age contra bactérias que podem provocar doenças;

– Ferro: é importante para tratar a carência do mesmo na pele; melhora pele seca, fina e com pouca elasticidade;

– Silício: ajuda a reconstruir os tecidos cutâneos e a defesa do tecido conjuntivo; hidrata a pele, atua contra a flacidez e reduz inflamações. Além disso tem ação hemostática, adstringente e purificante;

– Sódio e potássio: auxilia na hidratação e no equilíbrio iônico das células;

– Magnésio: auxilia a hidratação e a síntese das fibras do colágeno;

– Manganês: anti-infeccioso, cicatrizante e antialérgico.

Para que serve cada cor de argila?

Cada cor de argila tem uma função diferente, de acordo com a composição e minerais contidos. Veja os principais usos das argilas verde, branca, preta, vermelha e amarela.

Argila verde

Mulher aplicando argila verde no rosto de um homem
Gennadiy Poznyakov /123RF

Indicada para peles oleosas, com acne e tratamento de estrias, é rica em silício e alumínio. Como máscara facial, tem ação secativa, adstringente, tonificante, cicatrizante, bactericida e estimulante.

Além disso, pode ser usada para combater oleosidade capilar, seborreia e caspas, por limpar e desintoxicar o couro cabeludo, limpando os poros e auxiliando o crescimento de novos fios.

Argila preta

Mulher aplicando com um pincel argila preta no rosto de outra mulher
Darya Petrenko/ 123RF

Conhecida também como lama vulcânica, por ser retirada de profundidades maiores do que 5 metros, é rica em alumínio e silício. Tem ação anti-inflamatória, antioxidante, anti-séptica, anti-idade e anti-inflamatória.

Pode ser uma boa opção para melhorar manchas da pele, flacidez e linhas de expressão.

Argila branca

Mulher passando em seu rosto argila branca
123RF/Anastasia Nelen

Indicada para quem tem a pele sensível e desidratada. Tem PH próximo ao da pele. Com ação cicatrizante e adstringente, pode suavizar rugas e linhas de expressão da face, até mesmo alivia queimaduras leves.

Se utilizada no cabelo, fortalece os fios tratados com química, dando brilho e maciez ao cabelo. Ela também pode reduzir inflamações.

Argila vermelha

Argila vermelha em um portinho de vidro
Jean-Paul/ 123RF

Pode ser indicada a todos os tipos de pele, principalmente para peles rosadas e sensíveis. É rica em silício, óxido de ferro e cobre. Pode prevenir o envelhecimento precoce, por ter ação regeneradora, antioxidante e hidratante.

Em casos de ferimentos leves, escamações e lesões da pele, pode ser utilizada, bem como em drenagens linfáticas.

Argila amarela

Muito potente para o rejuvenescimento e ajuda na remoção de manchas solares. É rica em silício. Além disso, pode ser usada para tendinite, artrites e dores reumáticas.

Argila cinza

Mulher aplicando argila cinza no rosto
123RF/Dmytro Flisak

Indicada para peles com manchas e oleosas. É rica em titânio. Efetiva como esfoliante e antioxidante, melhora também o envelhecimento da pele. Auxilia a reduzir medidas e até mesmo a tratar a seborreia.

Qual é a melhor argila para clarear a pele?

O tipo de argila mais indicado para clarear a pele é a argila branca, porém a argila amarela também é capaz de remover manchas caso se trate de manchas solares.

Como utilizar as argilas na pele e no cabelo?

Mulher passando argila branca no rosto do homem a sua frente na cozinha
Mariia Boiko/ 123RF

Para utilizar a argila como máscara facial, primeiramente a pele deve estar limpa e sem maquiagem. O pó de argila deve ser dissolvido com água ou chá de camomila, tornando-se uma pasta grossa e não líquida. Depois disso é só passar pelo rosto, evitando encostar nos olhos e na boca.

O tempo para ficar com a máscara depende do objetivo de cada pessoa, mas em geral é preciso no mínimo 15 minutos, depois é só retirar lavando suavemente com água e sabão.

A argila pode deixar algumas peles avermelhadas, mas é normal, já que ativa a circulação sanguínea. Depois de tirar a máscara, basta deixá-la sem maquiagem ou cremes por duas horas pelo menos, para respirar.

Você também pode gostar

Para utilizar a argila no cabelo, é preciso lavá-lo com shampoo neutro previamente. Depois misture 4 colheres de sopa de argila seca com água até ficar com uma consistência nem grossa, nem fina.

Se preferir, você pode misturar a argila com uma máscara capilar, depois é só aplicar a mistura no couro cabeludo com um pincel e deixar o produto agir por menos de uma hora. Passado o tempo, enxágue o cabelo com água e passe condicionador.

Com tanta informação sobre a argila e seus diferentes usos, agora é só escolher a que faz mais sentido, de acordo com as suas necessidades e desfrutar os benefícios contidos nela!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]