Saúde Integral

Geoterapia: a cura pela terra

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

O ar, a água e a terra podem ser considerados remédios naturais que por muito tempo ajudaram e ainda ajudam as pessoas. A água do mar é uma importante fonte para renovação da pele, presente na Talassoterapia. O ar é um elemento fundamental da meditação que nos conecta conosco mesmo. Quando se respira, se acalma a mente.

Já a argila é uma fonte de saúde é o que ocorre através da geoterapia que se utiliza da argila para retirar as toxinas do organismo. Seu principal efeito para a saúde é que ela atua como anti-inflamatório e cicatrizante e já para a beleza, quando misturada com óleos, renova as energias e a pele.

O que é e como funciona?

A utilização da terra para curar doenças esteve presente durante as tradições indígenas que colocavam argila em cima de órgãos que consideravam doentes, como por exemplo, a barriga. Ela atuava como uma espécie de filtro, capaz de renovar as energias do órgão e deixando-o mais saudável. Até hoje algumas tradições e crenças usam argila para essa finalidade.

Assim atua a geoterapia que significa o seguinte: geo = terra, e terapia = tratamento. Vale ressaltar que todas as terras possuem três componente geológicos fundamentais: o quartzo, o feldspato e a mica, assim a argila apresenta minerais importantes para curar e tratar doenças. Ela ainda apresenta cristais de quartzo que ajudam na conservação energética.

shutterstock_176462021-2 A argila pode ser passada diretamente sobre a pele seja através de massagem ou não. Atuando no corpo ele fará três processos importantes: absorção, liberação, e novamente absorção. Ou seja, ela ainda vai atuar de forma energética deixando que todos os chakras fiquem alinhados.

Vale ressaltar que existem diversos tipos de argila e cada um atua de forma diferente.

Como aproveitar este benefício?

A argila pode ser aplicada na pele e pode ser coberta por um pano, deixando atuar por alguns minutos. Ou ainda pode ser feita em forma de compressa, como também um banho de lama onde ocorre a imersão do corpo na lama de 20 a 30 minutos.

Nesta técnica pode-se também utilizar as pedras e cristais que também atuam de forma energética no corpo, contribuindo para a saúde e bem-estar. Já na escolha das pedras deve-se atentar para cor, forma e luz que são os elementos naturais ou vibracionais e assim possam oferecer os melhores benefícios.

Os benefícios da geoterapia
  • Elimina as toxinas;
  • Alivia o estresse;
  • Diminuição de inchaços;
  • Regula a produção sebácea;
  • Regula a temperatura do órgão enfermo;
  • Melhora o sistema nervoso;
  • Proporciona sensação de bem-estar;
  • Deixa a pele mais limpa e hidratada.
Onde encontrar?

Existem alguns centros estéticos que tem profissionais capacitados para trabalhar esta técnica. Se você não encontrar, nada impede de se usufruir deste metódo. É possível comprar argila em casas de produtos naturais e fazer em casa mesmo. Mas atenção: não coloque a argila diretamente sobre feridas abertas ou cirurgias, use uma proteção. Na dúvida, sempre consulte um terapeuta holístico que será o profissional capacitado para tirar as dúvidas sobre a geoterapia.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]