Energia em Equilíbrio Meditação

As diferenças e os benefícios da meditação e do relaxamento

benefícios da meditação
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
O ritmo cada vez mais acelerado da sociedade faz com que muitos desenvolvam o estresse, ansiedade e até depressão. Mas se soubessem que pequenas mudanças em suas rotinas poderiam lhes proporcionar ótimos benefícios? É o caso da meditação e do relaxamento. Ambos são diferentes, mas o seus benefícios vão muito além do que se imagina.

A meditação é uma técnica muito antiga e que está se dissolvendo cada vez mais no Brasil. Devido a seus benefícios, esta técnica também está sendo implantada em escolas para ajudar as crianças a se concentrarem melhor. Vale ressaltar que a meditação trabalha o aspecto físico, mental e emocional.

Já o relaxamento por sua vez, como mesmo afirma o nome tem a função de promover um relaxamento para pessoa, um momento de desconexão com os problemas e preocupações. Para isso, basta deitar, ou sentar, e fazer alguns exercícios de respiração. É possível colocar uma música e se “desligar da tomada”.

benefícios da meditaçãoO relaxamento: como atua em nosso corpo

Devido a tantos compromissos, o ser humano acaba não dando a devida atenção para a sua saúde e mente como eles realmente merecem. Às vezes com 10 minutos de relaxamento é possível evitar um estresse. Sentar ou deitar e escutar sua música preferida promove uma sensação de bem-estar e profundo relaxamento.

Quer meditar? Aprenda a meditar online!

Neste instante em que deixamos por alguns minutos de pensar em nossos problemas, somos capazes de melhorar a saúde do nosso corpo e da nossa mente. Funciona como uma espécie de “agulha da endorfina” que promove uma energia que nos renova. Conheça algumas técnicas para você aprender a relaxar. Existem diversas técnicas para se relaxar, desde correr, escutar uma música:

  • Controle a respiração por um minuto;
  • Anote as suas preocupações no papel;
  • Deite-se no chão e apenas respire;
  • Coloque uma música calma e não pense em nada.
benefícios da meditaçãoA meditação como autoconhecimento

A meditação ajuda em muitos aspectos, proporciona sensação de bem-estar, diminui as tensões e ainda ajuda a focar nos objetivos. Assim como o relaxamento, ela traz benefícios, mas ela difere do relaxamento, porque ao meditar nos concentramos na mente ao modo como ela processa os sentimentos.

Para meditar é necessário um espaço e tranquilidade. Para quem nunca meditou a primeira vez lhe parece impossível porque aquietar a mente parece um processo difícil de se resolver. Técnicas de respiração podem ajudar a meditar, assim como estas outras técnicas:

  • Mantras são ótimos para iniciar a meditação;
  • Meditação guiada é indicada para as pessoas que estão começando a meditar;
  • Pratique a meditação transcendental que é se sentar em uma posição confortável por cerca de 20 minutos e mergulhar nos pensamentos.

Embora diferentes, uma se conecta com outra e quando colocadas em práticas os seus benefícios são visíveis. Não é necessário abdicar de muito tempo, minutos já fazem a diferença.

Ambas conseguem fazer que nossa consciência fique pura e lúcida para enfrentar todos os problemas de forma consciente sem pré-julgar, pois justamente é isso que a meditação proporciona um autoconhecimento interior que ninguém é capaz de fazer por você.

Permita-se entregar a estas duas técnicas. Procure espaços na sua cidade e profissionais capacitados para lhe ensinar. Mas se não conseguir, não se importe, pois se feito com amor, tudo dá certo.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]