Alimentação de animais Pet - Animais de estimação

Cachorro pode comer maçã?

Imagem de um cachorro da raça pug deitado e entre ele uma maçã verde.
Ekaterina Naumova / 123RF
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Se tem uma coisa de que os cãezinhos gostam, é comer! Mesmo que não estejam com fome, basta pegarmos uma fruta, colocarmos comida no prato ou até mesmo abrirmos uma embalagem que eles correm para pedir um pedaço, com os olhos brilhando e o rabo abanando.

É difícil dizer não para o nosso melhor amigo nesses momentos, afinal, ele consegue fazer uma cara fofa de quem está passando vontade sem igual. Porém é preciso ficar atento quanto ao alimento que for compartilhar, já que muitos podem não fazer bem para o organismo do cachorro.

Muitas frutas e verduras podem ser benéficas para os cães, por estimulá-los a diferentes sabores e texturas e também pela grande quantidade de vitaminas que contêm, e este é o caso da maçã! Mas os cães jamais devem comer a semente, que tem cianeto, substância venenosa para eles que pode causar sérios problemas!

Imagem de um chapéu de palha com cinco maçãs vermelhas dentro dele. Ao lado outras três maçãs compõem a imagem.
5598375 / Pixabay

Benefícios da maçã para os cachorros

Desde que a semente seja retirada, a maçã é muito nutritiva para os cães! Ela tem vitaminas A e C, fibras, pectina (que auxilia a regular a glicemia dos animais e pode até mesmo aliviar quadros de diarreia, por ter ação prebiótica) e a quercetina, que é um anti-inflamatório natural.

Além disso, a fruta possui outros antioxidantes importantes contra o estresse oxidativo, câncer e até mesmo para retardar o envelhecimento cerebral canino. A água presente na composição dessa fruta pode ajudar a hidratar o cãozinho.

Mesmo que seja benéfica, a maçã deve fazer parte da dieta do cachorro apenas de duas a três vezes por semana, como recompensa ou petisco. O excesso pode favorecer o surgimento de diabetes canina, já que tem açúcar da frutose e glicose.

Imagem de um caixote de madeira na cor clara e dentro dele várias maçãs bem vermelhinhas.
Couleur / Pixabay

Como servir maçã ao cachorro

Uma forma simples e prática de oferecer maçã ao seu cachorro é servi-la cortada em cubos com ou sem casca. Pode até mesmo ser raspada ou ralada, o que importa é facilitar a mastigação e não colocar as sementes.

Se o intuito for amenizar uma diarreia do seu cachorro, ela pode ser cozida na água ou assada, para que seja digerida de forma mais fácil. Depois disso, é só amassá-la e servir a ele.

Você também pode gostar

Gostou da dica? Com certeza o seu cãozinho vai amar a novidade e terá algo que reforce a saúde na alimentação dele. É muito bom saber formas de variar as refeições do nosso melhor amigo de forma segura!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]