Autoconhecimento

Hábitos que destroem a autoestima

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Nossa autoestima é um processo que construímos gradativamente, dependendo muito de nossas atitudes para com nós mesmos. A visão que temos de nós influencia deveras no que condiz a ter ou não uma autoestima elevada.  Existem coisas que destroem nossa autoestima, e outras que nos ajudam a construí-la. São elas:

Atitudes destrutivas

Couple arguing and shouting on each otherPerfeccionismo: o perfeccionismo é uma arma pura para a baixa autoestima, pois gera uma cobrança exacerbada em cima de si mesmo. É necessário ter em mente que ninguém é perfeito e que as coisas não precisam estar sempre nos conformes.

Reclamações: não há nada mais pessimista do que reclamações, a sensação de que tudo vai dar errado, ou que tudo está errado, traz uma baixa autoestima, como se você não estivesse realizando as coisas certas.

Comparações: comparar-se é uma atitude extremamente perigosa, ela faz com que ignore as diferenças de habilidade e capacidade, fazendo com que se diminua ou se desvalorize.

Não aceitação: não aceitar-se como é pode tornar-se uma característica de baixa autoestima. Ter noção das limitações e disposições do seu corpo e mente é a melhor coisa para se autovalorizar.

Atitudes construtivas

Autoconhecimento: conhecer seus limites, defeitos, qualidades, é uma forma de manter a autoestima em alta.

Tudo na vida é aprender: encarar seus erros e limites como um aprendizado e uma forma de aperfeiçoamento é excelente para se manter a autoestima elevada.

Cuidar do corpo e saúde: ter saúde e cuidado com o corpo é uma forma de valorizá-lo e de respeitá-lo. Além disso, saúde é fundamental.

Acreditar em si mesmo: ter confiança e acreditar em si mesmo é essencial, traz foco e força para a busca por realizações. Um corpo estático se torna um poço de baixa autoestima, atraindo doenças como a depressão.

Elevar a autoestima permite com que se sinta mais leve, com mais humor, disposição, aceitação em relação ao próprio corpo, como também traz satisfação e confiança para realizar e conquistar objetivos.


  • Escrito por Giulia Maquiaveli da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]