Autoconhecimento Psicanálise

Autotransformação: comece ainda hoje!

Ana Cerqueira
Escrito por Ana Cerqueira
Hoje vou falar sobre um tema comum de se falar e ouvir, mas nem tanto de se fazer: a autotransformação.

Com certeza em algum momento da sua vida você passou por situações que te fizeram sofrer e em grande parte delas se colocou como vítima, não foi? Pois é, isso é comum no ser humano, estamos sempre nos colocando na posição de coitados e sofredores e nunca percebemos a nossa parte em tudo isso. E o pior, não entendemos o porquê da prova pela qual estamos passando.

Não vou cansar de falar e escrever que tudo está certo. Tudo que acontece tem um motivo, uma razão, o universo é conectado por energias que vão e voltam, dependendo do que você compartilha com ele.

Mas o que a autotransformação tem a ver com isso? TUDO!

Cada cara feia, cada bronca, cada decepção, cada desilusão e dor nos promove a oportunidade de crescer. A cada prova, a cada teste que a vida nos envia, quando ficamos apenas nos lamentando, perdemos a chance da nossa transformação. Perdemos a chance de parar e pensar, de ouvir o que o Deus que habita em nós está querendo nos mostrar.

Será que estamos tratando bem os meus irmãos? Será que agimos com o amor que Ele espera de nós? Será que não estamos recebendo de volta simplesmente aquilo que distribuímos por aí?

Transformar-se exige a contemplação. E contemplar é olhar com os olhos da alma para tudo aquilo que nos cerca, seja um acontecimento feliz ou desagradável. É agradecer por tudo que temos, pela água que bebemos, a comida que nos alimenta, as árvores e flores que decoram o caminho por onde passamos, as pessoas que passam pela nossa vida.

Não viva no mundo da ilusão, não espere de si e do outro o que ainda estamos longe de conseguir dar. Seja fiel no pouco, olhe para si todos os dias. Pense e repense o que determinada situação está querendo te ensinar. Agradeça a ela.

shutterstock_249469894-2

Quando acordar, contemple as pessoas da sua família, contemple sua casa, seu trabalho, seus amigos, a natureza, a vida. Contemplar é se aproximar da essência de Deus em nós e isso é real.

Não deixe sua vida passar em um piscar de olhos. Não deixe seu dia terminar sem usar o seu tempo para se conhecer um pouco mais, para amar-se, amar a quem está ao seu redor e valorizar a grandeza da vida.

Transformar-se exige fé. Acredite em você, acredite nas pessoas, acredite que ainda há esperança e que tudo pode sempre ser melhor. E pare de querer abraçar o mundo, comece pelo pequeno, pelo pouco, e amar será natural. Comece simplesmente aceitando-se e amando-se como é, imperfeito, mas com a coragem e a garra de evoluir, de se elevar e entrar em contato com o que realmente importa nessa vida, o amor.

Um excelente dia para todos e até a próxima!

Sobre o autor

Ana Cerqueira

Ana Cerqueira

Sou Psicanalista Clínico, com especialização em Métodos de Acesso Direto ao Inconsciente. Tenho graduação em Publicidade e pós-graduação em Comunicação Digital. Sou Autora do Blog “Amor pela Psicanálise”.

E-mail: [email protected] | [email protected]
Facebook: Amor pela Psicanálise
Instagram: @amorpelapsicanalise
Site: Blog Amor pela Psicanálise