Nutrição

Flores comestíveis, como consumir?

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Existem diversas flores que podem ser utilizadas na culinária, seja para cozinhar, em saladas, em moldes para doces ou simplesmente para decorações, etc.

A flor de nastúrcio, também chamada de capuchinha, é rica em vitamina C, além de possuir um leve gosto picante, sendo assim a combinação perfeita na elaboração de saladas. A capuchinha também é muito utilizada em decorações.

A rosa também é outra flor comestível. Elas podem ser usadas em conservas e infusões. Nos últimos anos, as pétalas de rosa são utilizadas como ingredientes de sobremesas, conferindo um sabor agradável e suave. Além disso, seu uso é comum em pratos fritos, como a tempura, uma entrada rica em vitaminas e muito saborosa.

A calêndula, originária da Ásia e da parte sul e central da Europa, é cultivada desde a Idade Média em hortas, sendo muito utilizada como corante em queijos amarelos, caldos, bolos e manteiga. Além disso, suas pétalas são usadas amplamente no arroz, em crepes e em saladas.

Por sua vez, o amor perfeito, flor nativa da Ásia Ocidental e da Europa, conquistou o mundo todo, porque além de possuir propriedades diuréticas traz um sabor delicioso para sobremesas e saladas.

Originária da parte norte da África, a flor de borago é conhecida desde os primórdios da humanidade pelos benefícios que promove para a mente e o corpo. No entanto, ela deve ser utilizada sempre fresca, já que depois de seca acaba perdendo suas propriedades.

Sugestão de receita
Salada de flores light

Para fazer uma salada de flores light, você irá precisar de seis morangos, uma folha de alface roxa do tipo mimosa, uma folha americana de alface, uma manga, seis pétalas da flor amor perfeito e quatro folhas de radicchio di Verona. Separe também uma colher de café de pimenta, 30 ml de água, 100 ml de óleo, uma colher de sal e 50 ml de suco de maracujá, para preparar o vinagrete.

Modo de preparo: antes de iniciar a preparação da salada, lave muito bem as folhas e em seguida, corte-a em pedacinhos. Use o radichio di Verona nas pontas do prato e vá dispondo-as até que ela forme uma estrela. Corte os morangos e as mangas em cubinhos. Organize-os sobre as folhas. Regue com vinagrete e finalize o prato utilizando na decoração as pétalas de amor perfeito.

Para preparar o vinagrete, bata todos os ingredientes que citamos acima e um liquidificador.


Texto escrito por Flávia Faria da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]